A Volvo Cars apresentou hoje os resultados financeiros relativos ao 2º trimestre de 2022.
Apesar das incertezas em volta da difícil situação internacional, com o aumento dos preços das matérias-primas e dos constrangimentos causados pelos recentes lockdowns provocados pela pandemia na Ásia, a empresa apresentou resultados sólidos.
Quando comparado com o período homólogo, o volume de unidades vendidas baixou 27%. No entanto, as receitas mantiveram-se estáveis atingindo 71,3 biliões de coroas suecas (aproximadamente 6,81 mil milhões de euros) apenas 2% abaixo de 2021, devido a um ajuste no pricing e um mix favorável de vendas. Esta estabilidade verifica-se também em relação ao lucro e à margem de lucro operacionais que foram respetivamente de 4,6 biliões de coroas suecas (aproximadamente 439 milhões de euros) e 6,5%.
Se considerarmos as joint ventures e as empresas associadas então o lucro operacional ascende a 10,8 biliões de coroas suecas (aproximadamente 1,03 mil milhões de euros) com a margem operacional a registar 15,1%, mais do que o dobro registado em 2021. Estes valores foram positivamente afetados pela entrada da Polestar na bolsa de valores de Nova York da qual a Volvo Cars é o seu maior acionista.
“Ao olharmos para o desempenho da Volvo Cars durante um trimestre tão turbulento, ficamos satisfeitos por apresentar esta estabilidade nos números financeiros. A procura pelos nossos produtos continua a ser robusta e mantemo-nos focados sabendo que os desafios comerciais a curto prazo não enfraquecerão a nossa determinação em satisfazer as nossas ambições estratégicas de médio e longo prazo. Eles irão acelerar ainda mais o ritmo da nossa mudança”.
Jim Rowan – President & Chief Executive – Volvo Cars
A Volvo Cars está também a assistir a uma melhoria acentuada na estabilização da sua cadeia de fornecedores tendo a produção regressado em força em junho. Se esta normalização continuar, a empresa espera que a produção aumente progressivamente nos próximos meses. De notar que junho foi o melhor mês de produção este ano e registou, até, um volume de produção superior ao período homólogo.
Neste 2º trimestre destaque ainda para a performance da gama de modelos eletrificados Recharge que continua a ser bastante popular. Entre abril e junho, as suas vendas representaram 31% do total, quando em igual período do ano transato equivaleram a 24%.
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