O Alfa Romeo F1 Team ORLEN conseguiu rubricar o seu melhor resultado em qualificação em quase três anos de presença na Fórmula 1 graças à espetacular prestação de Valtteri Bottas que conquistou um quinto lugar na grelha de partida para o Grande Premio de Miami. O finlandês conseguiu faz uma volta incrível, perdendo, apenas, para os homens da Ferrari e da Red Bull, conseguindo, desta forma, a melhor posição, possível, para a corrida.
Do outro lado da box do Alfa Romeo F1 Team ORLEN, Zhou Guanyu conheceu fortuna diferente. O piloto chinês foi tocado pelo azar na sua última volta na Q1. Estava a ganhar tempo quando enfrentou muito tráfego já nas últimas curvas. Perdeu toda a vantagem ganha e, não conseguindo melhorar o seu tempo, teve de se contentar com um 17º lugar na grelha de partida para o GP de Miami.
Frédéric Vasseur, Team Principal: “Ter um carro classificado no 5º lugar imediatamente atrás das duas equipas que dominam o campeonato é, sempre, um resultado brilhante. O Valtteri fez, efetivamente, uma excelente volta quando foi preciso e ele pode estar, justificadamente, orgulhoso do seu esforço, mas este é um resultado de toda a equipa: dos mecânicos que lhe recuperaram o monolugar depois do despiste de sexta-feira; dos engenheiros que maximizaram o tempo da terceira sessão de treinos livres, a única que tiveram para trabalhar e dos nossos colaboradores que na sede nos deram as ferramentas necessárias para lutar por um lugar na terceira fila da grelha de partida. Infelizmente não conseguimos celebrar um bom resultado com os dois carros: o Zhou foi forçado a abortar aquela que seria a sua volta mais rápida quando encontrou um grupo de carros quase parados no final, pelo que acabou por ficar na Q1. Temos um enorme trabalho à nossa frente para a corrida, mas estamos confiantes que seremos capazes de ganhar alguns lugares. Ainda para mais quando neste circuito onde a corrida será imprevisível. Quanto ao Valtteri, só precisamos de uma boa primeira volta e, depois, uma corrida limpa. E assim teremos possibilidade de regressar a casa com um excelente resultado.”
Valtteri Bottas (monolugar #77)
Alfa Romeo F1 Team ORLEN C42 (Chassis 01/Ferrari)
FP3: 14º / 1:31.885 (26 voltas)
Q1: 1:30.845 (6 voltas)
Q2: 1:29.751 (8 voltas)
Q3: 5º lugar / 1:29.475 (6 voltas)
“Estou muito satisfeito com o desempenho na qualificação. Foi uma enorme recuperação face a sexta-feira, um dia que não foi fácil para nós. Um enorme obrigado a toda a equipa, cumpriram na perfeição quando foram chamados para a tarefa de reconstruir o carro. Na qualificação tínhamos uma missão: fizemos um bom terceiro treino livre, tínhamos uma noção muito claro da afinação a escolher para o carro que se revelou verdadeiramente rápido. Portanto, estava nas minhas mãos encontrar um bom ritmo. E na Q3, definitivamente, encontrámo-lo. Gostei mesmo muito da última volta da Q3! Confesso que não estou muito surpreendido com o que fizemos aqui, pois os sinais estavam lá e sabíamos o potencial que temos, mas claro que estou muito satisfeito pelas coisas terem corrido da melhor maneira. É uma pena que o Zhou não tenha conseguido passar da Q1, mas eu quase que ficava lá também. Felizmente estamos muito bem posicionados, atrás dos Ferrari e dos Red Bull. Realisticamente, sabemos que lutar com eles será difícil, mas isto são corridas pelo que nunca sabemos o que pode acontecer. Precisamos, apenas, de nos focar na nossa corrida e se a oportunidade surgir, aproveitá-la! A corrida será um desafio, vai estar muito quente dentro do carro, os pneus e os pilotos vão sofrer. Temos um bom carro que nos permite lutar pela liderança do segundo pelotão e por isso um Top 5 tem de ser o nosso objetivo mínimo.”
Zhou Guanyu (monolugar #24)
Alfa Romeo F1 Team ORLEN C42 (Chassis 02/Ferrari)
FP3: 18º / 1:32.051 (16 voltas)
Q1: 17º lugar / 1:31.020 (9 voltas)
“É frustrante ter falhado a Q2 pela primeira vez. Só consegui fazer uma volta de qualificação no final, quando a pista estava a melhorar e fiquei triste quando cheguei à curva 17 dessa última volta e deparei-me com um conjunto de carros quase parados sendo forçado a abortar a volta. Acredito que sem este incidente, teria passado à Q2. A corrida será um desafio pois ultrapassar não é fácil. Por outro lado, é uma pista onde é fácil cometer erros, pelo que tenho de estar alerta e estar pronto para qualquer oportunidade que surja. Vou tentar avançar o mais que possível, pois tenho um bom carro e darei tudo para fazer o melhor possível.”