A quinta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E realizou-se este domingo, dia 10 de abril, em Roma. Numa pista muito exigente para pilotos e máquinas, Jean-Éric Vergne começou esta segunda corrida do fim de semana partindo da primeira posição da grelha, depois de uma emocionante e intensa qualificação.
O piloto francês rubricou a 14ª pole-position da sua carreira na Fórmula E, na que foi a 18ª da DS Automobiles, desde a sua estreia neste campeonato 100% elétrico. Ao volante do seu DS E-TENSE FE21, Jean-Éric Vergne fez, depois, uma boa largada para manter a sua posição de liderança.
Após 50 minutos de corrida foram adicionados mais 5 minutos e 15 segundos, por culpa de dois períodos de entrada em pista do Safety Car, numa jornada em que Vergne cruzou a linha de meta numa merecida segunda posição. O piloto francês realizou uma excelente corrida frente a um grupo de adversários muito competitivos.
Quanto a António Félix da Costa, o piloto português começou a corrida da 9ª posição da grelha de partida, mas terminou no 13º lugar.
Após esta quinta ronda disputada em Roma, Jean-Éric Vergne tornou-se no novo líder do Campeonato de Pilotos, estando a DS TECHEETAH no 3º lugar da classificação das Equipas.
A próxima jornada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E realizar-se-á no dia 30 de abril, no Mónaco, dessa feita numa única corrida. Trata-se de uma pista histórica, onde a DS TECHEETAH já foi bem sucedida em épocas anteriores, com vitórias na Temporada 5, com Jean-Éric Vergne, e na Temporada 7, com António Félix da Costa.
Thomas Chevaucher, Responsável da DS Performance e Diretor da DS TECHEETAH:
“Confirmámos, hoje, a nossa performance neste lindíssimo circuito de Roma, com o Jean-Éric Vergne a rubricar a ‘pole-position’ e um magnífico segundo lugar. É o primeiro da temporada, no que é um ponto muito positivo. Saindo da frente da grelha de partida, o JEV teve um sólido desempenho e terminou no segundo lugar, posição que o catapultou para a liderança do Campeonato de Pilotos, elevando a equipa à 3ª posição. Podemos, agora, dizer de forma segura que voltámos à luta pelos títulos.”
Mark Preston, CEO da TECHEETAH:
“É muito bom estar de regresso à liderança do campeonato, o Jean Éric-Vergne fez um extraordinário trabalho hoje, mas a Jaguar estava demasiado rápida para o nosso ritmo. A ‘pole position’ foi muito importante, pois ofereceu-nos mais alguns pontos. Agora estamos ansiosos por chegar ao Mónaco, onde somos, habitualmente, bastante rápidos e onde já conquistámos bons resultados.”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:
“Foi um bom dia em Roma, com uma ‘pole position’ e um segundo lugar. Obviamente que quando saímos do primeiro lugar, esperamos ganhar, mas o Jaguar do Mitch Evans esteve mais forte. Fiquei feliz com os pontos averbados; vamos para casa trabalhar muito para chegar ao Mónaco com um carro ainda mais forte e capaz de vencer.”
António Félix da Costa, Campeão de Fórmula em 2020:
“Tivemos o ritmo certo durante todo o fim de semana e, por isso, não vou para casa zangado ou desapontado. Porém, neste momento, estou com dificuldades em compreender algumas do carro, numa nova filosofia de fazer as coisas. Despistei-me por culpa própria três vezes este fim de semana e confesso que não me lembro de ter feito o mesmo nos últimos 10 anos. Portanto, preciso de estudar para perceber como melhorar algumas coisas. Estou bem e sou capaz de fazer ‘reset’ rapidamente e voltar a motivar-me, pelo que estarei bem e forte quando chegar ao Mónaco.”
O palmarés da DS Automobiles na Fórmula E desde a Temporada 2:
- 78 corridas
- 4 Títulos de Campeã (2 Pilotos e 2 Equipas)
- 14 vitórias
- 39 pódios
- 18 pole-positions