• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»Celebrações do aniversário da Opel: 160 anos de inovações destinadas a milhões de utilizadores
Automóvel

Celebrações do aniversário da Opel: 160 anos de inovações destinadas a milhões de utilizadores

1862-2022: Opel democratiza inovações há 160 anos
10 de Abril, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Opel comemora, em 2022, um aniversário muito especial. Ao longo dos últimos 160 anos, a marca com o emblema do relâmpago tem vindo a tornar as inovações acessíveis a um cada vez mais vasto conjunto de utilizadores. Isto foi assegurado pelo próprio Adam Opel, quando fundou a empresa em agosto de 1862, bem como, mais tarde, pelos seus cinco filhos e pela sua esposa Sophie, que participou energicamente no futuro desenvolvimento da empresa e que pode, portanto, ser considerada a primeira gestora de uma marca de máquinas de costura, bicicletas e automóveis.

Ao oferecer aos clientes inovações aliadas à emoção e à tradição, o fabricante de automóveis manteve-se fiel a este compromisso até aos dias de hoje. São inúmeros os exemplos, desde os lendários “Laubfrosch” 4/12 PS, Kadett e Kapitän, aos modelos mais vendidos da atualidade, como o Astra, o Mokka e o Corsa, nome que celebra este ano o seu 40º aniversário. Tal como a Opel foi pioneira nos anos 20 com a introdução da tecnologia de linha de montagem, o fabricante de automóveis está agora a caminho de se tornar uma marca de mobilidade sustentável que, a partir de 2028, dependerá, inteiramente, de veículos elétricos na Europa.

“A Opel movimenta pessoas há 160 anos. Hoje somos movidos pelo mesmo espírito do fundador da empresa, Adam Opel: tecnologia e inovações para todos, sejam máquinas de costura, bicicletas ou automóveis. Tudo isto com uma visão clara do futuro, sempre prontos a enfrentar novos desafios. Muitos ‘bestsellers’ da rica história da Opel representam este princípio, tal como os nossos modelos atuais, a maioria dos quais já estão eletrificados. A partir de 2028 a Opel será uma marca puramente elétrica na Europa. Estamos, portanto, bem preparados para os próximos 160 anos“, refere Uwe Hochschurtz, CEO da Opel.

O início: Das máquinas de costura até se transformar no maior fabricante de bicicletas do mundo

A história de sucesso começou no final de agosto de 1862. Adam Opel montava, então, em Rüsselsheim a sua primeira máquina de costura, lançando a pedra basilar para a jovem empresa Opel. Os números de produção subiram rapidamente, até porque a Opel acolheu os desejos individuais dos clientes, concebendo máquinas de costura personalizadas para necessidades especiais. Depois, em 1868, Adam Opel e os seus funcionários mudaram-se para uma nova fábrica, fazendo com que a empresa se tornasse, rapidamente, num dos maiores fabricantes de máquinas de costura da Alemanha, iniciando a exportação para toda a Europa.

Depois das máquinas de costura, a Opel construiu o seu pilar de sucesso seguinte, com a produção de bicicletas. Foi em 1886 que produziu em Rüsselsheim a primeira bicicleta, do tipo “Penny-farthing”, fazendo da Opel um dos primeiros fabricantes de bicicletas na Alemanha. Rapidamente a gama de modelos expandiu-se para incluir triciclos e “Sicherheits-Niederräder” (“bicicleta de segurança”, com rodas baixas), para em 1888 inaugurar o primeiro edifício da fábrica reservado exclusivamente à produção de bicicletas. A Opel foi rápida a adotar tecnologia moderna, como os pneus de borracha, rolamentos de esferas e cubos de roda livre para as suas bicicletas, para, a partir de 1894, introduzir bicicletas especialmente concebidas para mulheres. Essa história de sucesso continuou ao longo das décadas seguintes, levando a que na década de 1920, a Opel evoluísse para se tornar no maior fabricante mundial de bicicletas.

Início em 1899: Mobilidade acessível com tecnologia e produção avançadas

Um passo decisivo na história da empresa, impulsionado pelos cinco filhos e após a morte de Adam Opel, foi o início da produção automóvel em 1899. A Opel é, assim, um dos pioneiros nesta indústria e um dos fabricantes de automóveis mais tradicionais do mundo. A produção automóvel em Rüsselsheim arrancou com o Opel “Patent-Motorwagen System Lutzmann”, modelo que, em 1906, atingiu as 1.000 unidades. O grande desenvolvimento surgiu três anos depois com o lendário 4/8 PS “Doktorwagen”. Com um preço de 3.950 marcos, custava metade dos luxuosos modelos da concorrência, abrindo o caminho que permitiu a uma faixa mais vasta da população possuir o seu próprio automóvel. A introdução do sistema modular em 1910 teve, também, um contributo significativo.

A Opel foi o primeiro fabricante alemão a introduzir a produção em grande escala utilizando tecnologia de linha de montagem. O primeiro automóvel a sair dessa linha de produção, na Alemanha em 1924, foi o “Laubfrosch” de 4/12 PS, sempre na cor verde. Apenas três anos mais tarde, o Opel 4 PS, com um preço base de apenas 2.980 marcos, já não era considerado um caro artigo de luxo para os bem-sucedidos, tendo evoluído para um meio de transporte fiável para muitos condutores. Ao mesmo tempo, graças à produção racional, o automóvel tornou-se mais acessível de ano para ano, bem como com um desempenho que continuava a melhorar. A procura pela Opel continuou a crescer e em 1931 e o “1.2 litre” tornou-se o primeiro verdadeiro “carro do povo”.

A revolução seguinte ao nível da produção deu-se pouco tempo depois. Em 1935, o novo modelo Olympia tornou-se o primeiro veículo alemão produzido em massa com uma carroçaria monobloco totalmente em aço que, graças ao seu baixo peso, assegurava uma melhor performance e um baixo consumo de combustível. Pela primeira vez, o novo design permitiu o chamado casamento entre a carroçaria e os propulsores. Todo o processo de produção tornava-se, assim, mais rápido e mais eficiente, abrindo caminho para que o método de construção entrasse na produção em larga escala.

Com o coração e com a mente: Best-sellers inovadores e novos segmentos de automóveis

Ao longo das décadas, a Opel tem repetidamente estabelecido tendências com novos modelos e variantes de veículos, bem como tem criado verdadeiros bestsellers. A gama de modelos mais duradoura e tradicional foi a do Kadett, cuja primeira versão viu a luz do dia em 1936. Em 1962, o Kadett A atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas: enquanto veículo compacto, foi a força motriz por detrás do “milagre económico” alemão, e na 12ª geração – desde 1991 sob o nome Astra – continua a assegurar que as inovações encontram o seu caminho para a classe dos compactos. A Opel continua consciente da sua tradição. Por exemplo, a guelra lateral presente no novo Astra hatchback remete para as gerações anteriores do Kadett.

Modelos que são agora conhecidos como Astra e Insignia Sports Tourer saíram da linha de produção pela primeira vez há já algumas décadas com a designação Caravan. Também aqui, a Opel desempenhou um papel pioneiro. Em 1953, o fabricante de automóveis lançou o Olympia Rekord Caravan, uma mistura de “carro e carrinha”, a primeira carrinha de produção em grande escala de um fabricante alemão. Mas a Opel foi também um dos primeiros protagonistas entre o chamado big stuff, veículos verdadeiramente grandes. O primeiro Opel do período pós-guerra, um camião Blitz de 1,5 toneladas, saiu da sua fábrica em 1946. Atualmente, os veículos comerciais ligeiros Combo, Vivaro e Movano, todos já eletrificados, são muito práticos, têm um grande volume de carga e estão totalmente em linha com a realidade. O Vivaro está inclusivamente disponível em duas versões sem emissões de CO2: o Vivaro-e, elétrico a bateria, e o Vivaro-e HYDROGEN, equipado com pilha de combustível a hidrogénio.

A Opel tem tido, igualmente, um grande sucesso com modelos mais pequenos ao longo das décadas. Antes de mais, através do Corsa, modelo que celebra o seu 40º aniversário este ano. Logo desde o início, o Corsa assumiu-se rapidamente como o veículo mais vendido no seu segmento e continua a revelar-se um enorme sucesso. Na geração atual, eletrificada pela primeira vez, é, uma vez mais, um best-seller no seu segmento.

A Opel também estabeleceu uma nova classe de veículos em 1991 com o Frontera, um “veículo lúdico com tração integral” que fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra. O compacto Opel Frontera Sport foi o primeiro a demonstrar o conceito do que é hoje amplamente reconhecido como um SUV, e o Frontera de cinco portas, com uma longa distância entre eixos, tornou-se o precursor do moderno veículo de todo-o-terreno. Há cerca de 30 anos, conquistou, imediatamente, a liderança de mercado e desencadeou um verdadeiro boom nos veículos de tração às quatro rodas por toda a Europa.

Em 1999, a Opel demonstrou, uma vez mais, como sabe combinar o coração e a mente com soluções inovadoras. Com o Zafira e o seu conceito Flex7 altamente versátil, a Opel definiu o novo segmento de monovolumes compactos de sete lugares. Pela primeira vez, um monovolume de sete lugares podia ser transformado, num piscar de olhos, numa carrinha de dois lugares, com uma grande área de carga e sem ter de remover qualquer banco.

Segurança e conforto para todos: Airbags, Intelli-Lux LED® Pixel Light e bancos AGR

A segurança e o conforto em todas as classes de veículos têm sido sempre as principais prioridades da Opel. A partir da década de 1930, a carroçaria monobloco tornou os Olympia, Kadett e Kapitän mais estáveis e mais leves. O Rekord C foi também um modelo inovador para a marca. Quando foi lançado em 1967, foi o primeiro automóvel da Opel a dispor de molas helicoidais no eixo traseiro. Também estabeleceu novos padrões na sua classe através dos travões de disco dianteiros e da aplicação de um servofreio. Além disso, a coluna de direção telescópica, com vista ao aumento da segurança, passou a ser de série nos modelos Opel logo em 1968.

Em 1991, o Astra foi equipado com o Opel Safety System, tecnologia que oferecia proteção contra impactos laterais, bancos que preveniam o escorregamento por debaixo do cinto, em caso de um embate forte, e tensores nos cintos de segurança. Depois, em 1995, a Opel foi o primeiro fabricante alemão de automóveis a introduzir airbags completos para o condutor e passageiro da frente, de série, em todos os automóveis novos.

A Opel também democratiza as tecnologias de iluminação no segmento dos automóveis médios, compactos e pequenos, algo que anteriormente só estava disponível em veículos com preço muito mais elevado. Em 2003, a Opel foi o primeiro fabricante de veículos a introduzir a tecnologia AFL (Adaptive Forward Lighting), luzes de curva dinâmicas e luzes de curva de 90 graus no segmento médio; em 2008, a nova geração de iluminação AFL+ fez, também, a sua estreia com a introdução do primeiro Insignia, e em 2015, o Opel Astra tornou-se no primeiro modelo a contar com a tecnologia adaptativa Intelli-Lux LED® Matrix Light, cuja última geração, designada por Pixel Light e com um total de 168 elementos LED, garantindo hoje uma iluminação precisa e adaptada a situações específicas nos modelos Insignia, Grandland e no novo Astra, sem provocar encadeamento nos demais utilizadores da estrada.

Para além da segurança, os condutores Opel podem contar, igualmente, com o conforto. Os bancos ergonómicos disponíveis em muitos modelos não só contam com múltiplos ajustes, como oferecem funções de ventilação e de massagem, sendo também certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (“Campanha por umas Costas Saudáveis”).

“Só voar é mais agradável”: Modelos desportivos que despertam as emoções

As emoções suscitadas por veículos desportivos foram recentemente demonstradas pelo Opel Manta GSe ElektroMOD, a homenagem eletrificada ao coupé desportivo Manta que se tornou um modelo de culto nos anos 70 e 80. Mesmo nessa altura, o Manta A foi uma fonte de inspiração com o seu design e o visor frontal característico, solução que hoje adorna todos os novos modelos Opel, desde o atual Mokka até ao Grandland, sob o nome Opel Vizor.

No entanto, a empresa já tinha afirmado a sua reputação como fabricante de modelos de produção em série particularmente dinâmicos. Em 1965, a Opel apresentou o Experimental GT, o primeiro concept-car de um fabricante automóvel europeu, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. O modelo de dois lugares definiu novos padrões ao nível do design dos automóveis europeus convencionais. Apenas três anos depois, o primeiro Opel GT de produção em série saiu da fábrica. O seu desempenho, design único e preço atrativo fizeram do GT um sucesso junto dos clientes e ainda hoje é um verdadeiro automóvel de sonho.

Em 1990, o Opel Calibra juntou-se, de uma forma natural, a esta gama de produtos. Com a sua forma de cunha, aerodinâmica, o elegante modelo marcou pontos junto dos clientes e estabeleceu um coeficiente de arrasto de 0,26, um recorde mundial. A sua ótima aerodinâmica, combinada com motores potentes que produziam um máximo de 150 kW/204 cv, elevou a velocidade máxima para 245 km/h.

Os veículos desportivos, com vista à conquista de recordes, fizeram sempre parte da história da Opel. O exemplo mais espetacular desses primeiros tempos da marca foi dado a 23 de maio de 1928 por Fritz von Opel, o neto mais velho de Adam Opel. Com o veículo RAK 2 propulsionado por um foguete, atingiu uma velocidade de 238 km/h no circuito Avus em Berlim.

Há quase cinco décadas, Walter Röhrl colocava a Opel em posição de destaque no desporto automóvel. Em 1974, ele e o seu co-piloto Jochen Berger tornaram-se Campeões da Europa de Ralis num Ascona SR, e em 1982, juntamente com Christian Geistdörfer, Röhrl ganhou o Rali de Monte Carlo num Ascona 400, impondo-se a uma forte concorrência com tração às quatro rodas, reclamando, no final da temporada, o título de Campeões do Mundo de Ralis.

Hoje, o Opel Corsa-e Rally está a provar que um desempenho de topo e a compatibilidade ambiental não são mutuamente exclusivos. Através do seu modelo compacto sem emissões, a Opel tornou-se no primeiro fabricante a desenvolver um automóvel de ralis elétrico, alimentado a bateria, e que tem sido a base, desde 2021, da ADAC Opel e-Rally Cup, aquela que é a primeira competição monomarca de ralis destinada a veículos elétricos a nível mundial, demonstrando, assim, o futuro dos ralis.

Pelo meio ambiente: Do catalisador, proposto de série, ao pioneirismo entre os elétricos

A Opel está consciente da sua responsabilidade para com o ambiente, agindo sempre em conformidade. Fê-lo tanto no passado, como agora no presente. Logo em 1985, a Opel apresentou o Corsa 1.3i, o primeiro veículo europeu pequeno equipado com um catalisador de três vias, para depois, na primavera de 1989, a marca com o emblema do relâmpago se tornar no primeiro fabricante europeu a equipar de série todos os seus modelos, desde os mais pequenos às grandes berlinas, com o sistema de pós-tratamento de gases de escape. Para aumentar ainda mais a sustentabilidade dos veículos e dos materiais utilizados, a Opel assumiu-se, igualmente e apenas um ano depois, como o primeiro fabricante de automóveis a implementar um ciclo de reciclagem de materiais sintéticos.

A Opel tinha já aderido à eletrificação numa fase inicial e fê-lo a um ritmo recorde. Logo em 1971, o Elektro GT estabeleceu, na pista alemã de Hockenheim, seis sensacionais recordes mundiais para automóveis elétricos. A Opel continuaria, depois, a desempenhar o seu papel enquanto pioneira entre os veículos elétricos de produção em série. Com o eletrificado Opel Ampera, o “Carro do Ano 2012” na Europa, a marca tradicional estabeleceu um novo segmento no mercado automóvel europeu. Com o seu extensor de autonomia, a berlina de quatro lugares com estilo coupé foi o primeiro veículo de propulsão elétrica adequado para o uso diário com uma autonomia de cerca de 500 quilómetros. Seguiu-se, em 2016, o Opel Ampera-e, um veículo compacto puramente elétrico, alimentado a bateria, que com uma única carga na sua bateria de iões de lítio de 60 kWh proporcionava uma autonomia de condução máxima de 520 quilómetros (de acordo com as normas NEDC).

Já em 2019, a Opel lançaria o Corsa-e, o seu primeiro modelo compacto totalmente elétrico, definindo, assim, uma mobilidade elétrica económica e acessível a muitos clientes em toda a Europa. A gama de modelos eletrificados – tanto como híbridos plug-in como elétricos alimentados a bateria – continuou a crescer desde então, de forma a que em 2024 todos os modelos Opel possam estar, também, disponíveis em versões eletrificadas.

A mais recente adição à gama de emissões zero é o novo Vivaro-e HYDROGEN, um furgão alimentado via uma pilha de combustível. Não é por coincidência que um Opel Vivaro-e sirva de suporte tecnológico para este conceito inovador de propulsão. A Stellantis e a Opel adquiriram uma enorme experiência ao longo de mais de duas décadas de desenvolvimento da tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio – desde o estudo de viabilidade HydroGen1, até à frota de testes HydroGen4, destinada a clientes – e têm experiência neste campo que cobre todas as áreas do sistema.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPEUGEOT SPORT associa-se à CAPGEMINI para otimizar e acelerar o desenvolvimento do seu hypercar híbrido
Próximo LEXUS RZ: Elétrico revelado a 20 de abril 2022 às 11 horas

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.