Neste momento a caminho da cidade de Roma, para discutir o duplo e-Prix que se corre este fim de semana (será o terceiro encontro do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E 2022), António Félix da Costa recebeu, esta semana, a chave do seu novo DS 4 E-TENSE, o automóvel premium que irá utilizar no quotidiano e nas suas deslocações por estrada em solo nacional ou em território continental europeu.
Nos espaços entre as jornadas dedicadas à competição 100% elétrica, Félix da Costa contará, a partir de agora, com as valências de um DS 4 E-TENSE Trocadero, modelo que, entre outras novidades, assinala uma evolução do Design DS, facto que lhe valeu, a distinção de ‘Automóvel Mais Belo de 2022’, na 37ª. edição do Festival Automobile International, entre outros galardões entretanto conquistados.
Dotado de um requinte inigualável, de uma engenharia de vanguarda e de tecnologias avançadas, muitas das quais inéditas no importante segmento C-Premium, esta proposta traduz-se num automóvel carismático, eficiente e aerodinâmico, numa silhueta de proporções únicas no seu segmento, com um nível de ajudas à condução inéditas, decorrentes do seu patamar tecnológico topo de gama.
As chaves do DS 4 E-TENSE Trocadero foram formalmente entregues a António Félix da Costa por David Correia, Brand Manager da DS Automobiles Portugal, numa cerimónia realizada, há dois dias, na DS Store de Lisboa.
A DS Automobiles tem vindo a reforçar a sua presença no mais alto escalão das competições eletrificadas do planeta, em linha com a sua estratégia. Primeiro construtor Premium a correr na Fórmula E e o único construtor automóvel francês em luta pelas vitórias e pela conquista dos títulos mundiais – que já conquistou por quatro vezes, duas como equipa e duas com os seus pilotos – a DS Automobiles reforça a aposta nesta série mundial de monolugares 100% elétricos, apresentando a excelência da sua tecnologia nos mais reputados circuitos citadinos do planeta. Um desses vetores é o António Félix da Costa, Campeão da temporada de 2020, a quem agora tenho o grato prazer de entregar as chaves de um novo DS 4 E-TENSE, uma luxuosa proposta de estrada que integra muitos conteúdos e tecnologias geradas e desenvolvidas na Fórmula E, oriundas do próprio monolugar DS E-TENSE FE21 com que o piloto português volta, este ano, a discutir o Campeonato do Mundo.
David Correia, Brand Manager, DS Automobiles Portugal
Fiquei muito surpreendido com o novo DS 4 E-TENSE. Ao passar de um automóvel como o DS 7 CROSSBACK, um produto ‘premium’, já de si muito moderno e sofisticado no interior, para este novo DS 4 nota-se a evolução da DS. Exteriormente, o modelo tem umas linhas fortes e dinâmicas com um posicionamento desportivo, algo que me agrada particularmente num automóvel. E ao volante a condução é naturalmente mais desportiva, o que eu aprecio bastante. O DS 4 representa, por isso, um enorme passo em frente para a DS e também para mim.
António Félix da Costa, Piloto oficial da DS Automobiles no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E
O DS 4 E-TENSE TROCADERO EM RESUMO
Um dos maiores destaques no DS 4 E-TENSE agora entregue ao conceituado piloto português é o seu propulsor híbrido plug-in E-TENSE 225. Resultante da combinação de um motor térmico de quatro cilindros a gasolina PureTech, com 180 cv de potência, com um motor elétrico de 81 kW (110 cv) e uma bateria de 12,4 kWh, alia eficiência e dinâmica. O conjunto gera uma potência combinada de 225 cv e um elevado binário de 360 Nm, permitindo-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos e cobrir os 1.000 metros de arranque parado em 27,3 segundos. O consumo de combustível é de apenas 1,3 litros/100 km e as emissões de CO2 de 30 g/km, garantindo-se uma autonomia máxima, em modo elétrico, de 55 km (valores em ciclo combinado WLTP).
No que se refere ao nível de equipamento, o nível Trocadero é um dos quatro em que se divide a gama DS 4, a mais recente berlina da marca francesa para o segmento C-Premium. Visualmente, esta versão distingue-se das restantes pelos faróis dianteiros ECO LED, pela adoção de uma Grelha preta e cromada, com DS Wings e friso entre faróis traseiros em LED e em redor dos vidros cromados, juntando-se as falsas saídas de escape cromadas, os puxadores das portas embutidos cromados, num conjunto rematado pelas Jantes Liga Leve de 19” FIRENZE, que se conjugam na perfeição com as 7 cores disponíveis na respetiva palete.
Bastante completo, este nível Trocadero oferece de série, em matéria de assistência à condução, sistemas como a Câmara de visão traseira com ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, o DS ACTIVE SCAN SUSPENSION e a DS CONNECT BOX, ou ainda o PACK EXTENDED SAFETY, que inclui a Travagem de emergência até 140 km/h (via sensor e câmara), Alerta de risco de colisão, Reconhecimento dos painéis de velocidade e informação/ adaptação inteligente da velocidade, Lane Keeping Assist e Driver Attention Alert.
O Acesso e arranque faz-se em modo mãos livres (ADML Proximity), parte de um pacote tecnológico que inclui o DS IRIS SYSTEM com Navegação conectada 3D, DS SMART TOUCH e DS Connect Box, ou ainda o DS Extended Head Up Display. O nível Trocadero destaca-se, também, pelos bancos em Couro e Tecido Tungstène Diamantado, com tela em Preto DS conjugação que proporciona uma especial sensação de espaço e luminosidade, num interior pode ainda ser enriquecido com os bancos em Couro Cinzento Galet e Castanho Criollo em opcional.
A gama DS 4 é comercializada em Portugal com preços a partir dos 30.980 euros, inerente ao início da oferta mecânica de base térmica, que integra quatro blocos, três a gasolina (PureTech 130 cv, PureTech 180 cv e PureTech 225 cv) e um Diesel (BlueHDi 130 cv), todos associados a uma caixa automática de oito velocidades EAT8. No que diz respeito à gama PHEV, com o DS 4 E-TENSE 225, o preço da versão mais acessível no nosso mercado é de 38.900 euros, sendo de 44.100 euros o PVP da versão Trocadero, idêntica à utilizada por Félix da Costa.
O DS 4 E-TENSE TROCADERO EM RESUMO
Um dos maiores destaques no DS 4 E-TENSE agora entregue ao conceituado piloto português é o seu propulsor híbrido plug-in E-TENSE 225. Resultante da combinação de um motor térmico de quatro cilindros a gasolina PureTech, com 180 cv de potência, com um motor elétrico de 81 kW (110 cv) e uma bateria de 12,4 kWh, alia eficiência e dinâmica. O conjunto gera uma potência combinada de 225 cv e um elevado binário de 360 Nm, permitindo-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos e cobrir os 1.000 metros de arranque parado em 27,3 segundos. O consumo de combustível é de apenas 1,3 litros/100 km e as emissões de CO2 de 30 g/km, garantindo-se uma autonomia máxima, em modo elétrico, de 55 km (valores em ciclo combinado WLTP).
No que se refere ao nível de equipamento, o nível Trocadero é um dos quatro em que se divide a gama DS 4, a mais recente berlina da marca francesa para o segmento C-Premium. Visualmente, esta versão distingue-se das restantes pelos faróis dianteiros ECO LED, pela adoção de uma Grelha preta e cromada, com DS Wings e friso entre faróis traseiros em LED e em redor dos vidros cromados, juntando-se as falsas saídas de escape cromadas, os puxadores das portas embutidos cromados, num conjunto rematado pelas Jantes Liga Leve de 19” FIRENZE, que se conjugam na perfeição com as 7 cores disponíveis na respetiva palete.
Bastante completo, este nível Trocadero oferece de série, em matéria de assistência à condução, sistemas como a Câmara de visão traseira com ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, o DS ACTIVE SCAN SUSPENSION e a DS CONNECT BOX, ou ainda o PACK EXTENDED SAFETY, que inclui a Travagem de emergência até 140 km/h (via sensor e câmara), Alerta de risco de colisão, Reconhecimento dos painéis de velocidade e informação/ adaptação inteligente da velocidade, Lane Keeping Assist e Driver Attention Alert.
O Acesso e arranque faz-se em modo mãos livres (ADML Proximity), parte de um pacote tecnológico que inclui o DS IRIS SYSTEM com Navegação conectada 3D, DS SMART TOUCH e DS Connect Box, ou ainda o DS Extended Head Up Display. O nível Trocadero destaca-se, também, pelos bancos em Couro e Tecido Tungstène Diamantado, com tela em Preto DS conjugação que proporciona uma especial sensação de espaço e luminosidade, num interior pode ainda ser enriquecido com os bancos em Couro Cinzento Galet e Castanho Criollo em opcional.
A gama DS 4 é comercializada em Portugal com preços a partir dos 30.980 euros, inerente ao início da oferta mecânica de base térmica, que integra quatro blocos, três a gasolina (PureTech 130 cv, PureTech 180 cv e PureTech 225 cv) e um Diesel (BlueHDi 130 cv), todos associados a uma caixa automática de oito velocidades EAT8. No que diz respeito à gama PHEV, com o DS 4 E-TENSE 225, o preço da versão mais acessível no nosso mercado é de 38.900 euros, sendo de 44.100 euros o PVP da versão Trocadero, idêntica à utilizada por Félix da Costa.
TÍTULO DE CAMPEÃO COMO PARTE DE UM RECHEADO PALMARÉS NA FÓRMULA E
Foi em setembro de 2019 que a equipa DS TECHEETAH, formação à altura Campeã por Equipas da Fórmula E (época de 2018/19) e também já bicampeã de Pilotos (em 2017/18 e 2018/19), assinou contrato com António Félix da Costa, integrando-o no pelotão que viria a discutir os cetros de 2019/20 deste campeonato disputado com monolugares 100% elétricos.
Aos comandos do então monolugar DS E-TENSE FE20 com o nº 13, numeração que desde há muito acompanha o piloto português, Félix da Costa viria a sagrar-se Campeão no final dessa época memorável para as cores lusas.
Contando hoje com um mais evoluído DS E-TENSE FE21, Félix da Costa mantêm-se na equipa que, desde então, lhe continua a permitir lutar pelos cetros de Pilotos e de Equipas, objetivo partilhado com o seu companheiro de equipa, o bicampeão francês Jean-Eric Vergne. Para a presente Temporada 8 do Mundial de Fórmula E ambos têm pela frente um total de 16 corridas, divididas por 12 palcos, visitando cidades dos quatro cantos do mundo, numa enorme proximidade com um público que não para de crescer e de aderir à modalidade.
Um dos mais fortes candidatos a esse cetro é, naturalmente, António Félix da Costa, piloto luso que conta já com um robusto palmarés nesta superdisputada disciplina 100% elétrica, construído pela participação em nada menos do que 83 E-Prix (estreia no E-Prix de Putrajaya, na Malásia, integrado noutra equipa, onde alcançou um 8º lugar), e que inclui, não só o título absoluto de Pilotos da Temporada 6 (2019/2020), como um total de seis vitórias absolutas, entre as 14 vezes em que já subiu ao pódio, mais seis pole-positions e três voltas mais rápidas, entre outros resultados de relevo.
Na presente época, iniciada a 28 de janeiro em Diriyah (na Arábia Saudita) e que irá terminar a 14 de agosto em Seul (Coreia do Sul), e com três E-Prix disputados (dois na Arábia Saudita e um na Cidade de México), Félix da Costa ocupa, provisoriamente, o 10º lugar no ranking de Pilotos, quatro posições atrás de Vergne; já a DS TECHEETAH é 4ª classificada entre as Equipas. (nota: resultados provisórios, registados à data).
O próximo encontro, uma vez mais duplo, acontece este fim-de-semana em Roma, com uma corrida no sábado e outra no domingo, ambas com início às 14h00 (nota: horas em Portugal Continental; diretos a partir das 13h30 nos canais de cabo EuroSport 1 e EuroSport Player).