A Volvo Cars divulgou recentemente os dados relativos às vendas mundiais do primeiro trimestre de 2022.
O grande destaque vai para a gama Recharge, a que se refere a gama de automóveis plug-in hybrid e 100% elétricos da marca, que durante esse período, registou cerca de 50.000 unidades. Estas vendas crescem mesmo 6,9%, quando comparadas com o período homólogo, e representam já 34% do total de unidades mundiais da Volvo Cars.
Volvo Recharge – Fenómeno de vendas em Portugal
Em Portugal, a gama Recharge é um autêntico fenómeno de vendas, sendo a sua taxa de penetração muito significativa. Com efeito, esta taxa nacional é não só superior à média da Volvo na região EMEA (Europa, Médio Oriente, Africa), como também cerca do dobro do registo mundial da marca.
No primeiro trimestre do ano, o peso nacional da gama Recharge foi de 70%, um aumento de 17 pontos percentuais em relação ao ano anterior, no qual, pela primeira vez, haviam representado mais de metade do total.
Recorde-se que, no primeiro trimestre de 2019, o peso destas vendas no Pais representava apenas 16% do total de unidades matriculadas.
Modelos 100% elétricos já representam 13% em Portugal
Em 2021, a Volvo iniciou a comercialização em Portugal dos seus primeiros modelos 100% elétricos, o XC40 Recharge e o C40 Recharge, que têm vindo a receber excelente aceitação. No primeiro trimestre de 2022, as vendas destes dois modelos já representaram 13% do total da marca no País, uma taxa que volta a ser referência. Com efeito, a taxa de penetração destes modelos 100% eletrificados no total de vendas mundiais da marca foi, de janeiro a março de 7,9% enquanto na região EMEA representou 11,6%.
Compromisso total com a eletrificação
A Volvo Cars foi um dos primeiros construtores mundiais a assumir um compromisso com a eletrificação tendo-o colocado no centro das suas operações. Essa estratégia valeu à marca sueca um reconhecimento ao nível das Nações Unidas.
A Volvo Cars ambiciona ter vendido 1 milhão de viaturas eletrificadas em todo o mundo até 2025.
Este compromisso total com a eletrificação faz parte do ambicioso plano ambiental da marca que pretende ser ambientalmente neutra a partir de 2040.