Durante mais de uma década, a transformação digital tem sido uma área chave de desenvolvimento para as empresas. Não é algo novo, mas a pandemia impulsionou a digitalização das empresas portuguesas em 2021, com as mais avançadas no processo de transformação digital a obterem melhores resultados, como apontava o estudo da consultora BCG em parceria com a Google e a Nova SBE.
O Governo continuará a apoiar a transição digital através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especialmente nas suas componentes industria 4.0 e empresas 4.0 de forma a continuar a promover este processo de digitalização nas empresas. A este respeito, a Keepler Data Tech, uma empresa tecnológica especializada em analítica avançada de dados, aponta as principais razões que devem levar as empresas a adotar uma estratégia de transformação digital:
- Redução de custos e tempo. A digitalização dos processos e a sua automatização favorece sinergias positivas entre as pessoas e as máquinas. O resultado é reduzir a dedicação humana a tarefas repetitivas e dedicar este tempo a tarefas mais criativas, nas quais os seres humanos contribuem com o seu verdadeiro valor. Isto é o que é conhecido como inteligência aumentada, tecnologias que melhoram as capacidades humanas em vez de as substituir. Como tal, a automatização de tarefas será uma força motriz fundamental para a empresa digital moderna. Ligada a isto, a adoção de ambientes de desenvolvimento num modelo de pagamento por uso é uma das chaves para a redução de infraestruturas e custos operacionais. Neste ponto, a cloud pública desempenha um papel muito importante ao facilitar soluções que permitem ser mais eficientes nos recursos utilizados.
- Melhorar a governação da informação. Os dados são um ativo cada vez mais importante nas empresas. A utilização de novas tecnologias de forma adequada, orientada e no âmbito das boas práticas de Data Management, permite uma maior rastreabilidade da vida dos dados, o que implica maior conhecimento e/ou controlo e, consequentemente, menor risco de incidentes, lacunas de informação e maior eficiência na gestão e exploração da informação.
- Análise de desempenho. A utilização de sistemas de gestão baseados em soluções tecnológicas permite uma gestão mais eficiente das equipas, e a focalização nos resultados, com KPIs que medem o desempenho objetivamente. Como é também o caso em ambientes industriais, a análise de dados melhora a operacionalidade da infra-estrutura. Por exemplo, a aplicação de técnicas de manutenção preditiva melhora a deteção precoce de incidentes, ou evita-os, reduzindo o tempo de paragem ou reparações mais complexas. O aumento da capacidade analítica e do conhecimento do desempenho em tempo real permite processos melhorados, melhor tomada de decisões e funcionamento eficiente em cenários de mudança.
- Aumento das vendas. Nos últimos anos, foram criados novos canais de interação com o cliente, o que levou a um aumento das possibilidades de venda. A tecnologia torna possível criar sistemas de identidade de clientes 360 para construir identidades anónimas que recolhem todas estas interações através de vários canais, tornando possível segmentar melhor as campanhas e melhorar a taxa de conversão. Graças à digitalização, as empresas aumentaram as suas vendas online durante a pandemia com os dados mais recentes do Eurostat a apontar para 16% no final de 2021.
- Redução de riscos. Em ambientes industriais, a robotização é uma tecnologia emergente que reduz os tempos de produção, os erros humanos, e até evita pôr em perigo os trabalhadores.
- Novos modelos de trabalho. Com o teletrabalho e o trabalho híbrido agora bem estabelecidos, são necessárias as mesmas ferramentas ou ferramentas equivalentes para reproduzir tudo o que fazemos no escritório: comunicar em tempo real, marcar reuniões ou simplesmente trabalhar em conjunto num documento. Isto foi demonstrado no Gartner’s Digital Worker Experience Survey de Gartner, no qual quase 80% dos trabalhadores utilizam ferramentas de colaboração no trabalho, em comparação com pouco mais de metade dos trabalhadores que o fizeram em 2019. Isto representa um aumento de 44% desde o início da pandemia. As empresas que otimizaram as suas ferramentas para serem versáteis para qualquer modelo de trabalho têm uma clara vantagem.
- Melhorar a experiência do cliente. A experiência do cliente é uma prioridade máxima em qualquer modelo de negócio do cliente final, de tal forma que 53% das empresas europeias dizem que as ferramentas de experiência do cliente foram um investimento elevado no ano passado, de acordo com o recente inquérito Software Business Technographics. Nesta área, as soluções de Big Data e Inteligência Artificial chegaram para ajudar, permitindo-nos compreender melhor as características e interesses dos utilizadores, e mesmo prever o seu comportamento. O serviço ao cliente também está a ser melhorado, permitindo um serviço 24/7 sem a necessidade de agentes permanentes graças à inteligência artificial. Neste sentido, Gartner salienta que este ano 70% das interações dos clientes envolverão tecnologias emergentes, tais como mensagens instantâneas ou chatbots.
- Desenvolver novos modelos de negócio. A utilização de plataformas e aplicações sociais para diferentes fins não teria sido viável há 10 ou 15 anos, uma vez que a tecnologia não estava disponível ao nível das telecomunicações, processamento, ou simplesmente não estava tão democratizada como está hoje. A transformação digital dos últimos anos tornou possível gerar novas capacidades tecnológicas, definindo e implementando novos modelos de negócio e fazendo da inovação outro ponto-chave.
“A transformação digital é uma obrigação para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, que queira ser rentável, competitiva e resiliente em ambientes cada vez mais mutáveis. A tecnologia tem provado ser um grande aliado para as empresas. Os investimentos iniciais, fazendo uso de plataformas hiper-escalonadas, não são tão elevados como se poderia pensar se optasse por soluções adaptadas às necessidades do momento, escalonáveis, automatizadas e altamente orientadas para a resolução de problemas ou desafios empresariais reais. Qualquer investimento em tecnologia deve ser visto como um retorno futuro a médio e longo prazo, pelo que valerá sempre a pena dar o passo para a digitalização”, adianta Pedro Matos, Business Development Manager e responsável de negócio para Portugal da Keepler Data Tech.