• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

    31 de Janeiro, 2023

    Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

    31 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»Arte sobre rodas: a CITROËN como fonte de inspiração
Automóvel

Arte sobre rodas: a CITROËN como fonte de inspiração

A Citroën tem sido uma presença constante no mundo da arte ao longo da sua história centenária, tanto em termos de design dos seus automóveis como na utilização dos vários modelos da marca do double chevron como tela para desenvolver obras em todos os estilos, desde o mais abstrato cubismo até à arte urbana contemporânea.
31 de Março, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Citroën sempre teve uma relação privilegiada com a arte e o design. O próprio André Citroën confiou a publicidade dos seus automóveis e produtos a designers e artistas de vanguarda, tendo levado aos limites a arquitetura do vidro nos seus pontos de venda, graças a nomes ilustres da denominada Art-Déco como Albert Laprade. Ao longo dos anos, designers como o escultor Flaminio Bertoni, criador de lendas como o Citroën 2CV, o DS e o Ami 6, desenharam para a marca automóveis que acabaram expostos em certames de arte contemporânea.

Outros utilizaram-nos como suporte para as suas obras, tais como o Citroën DS 19 para Pablo Picasso ou o Citroën C4 Picasso para Suso Fandiño, escultor de Vigo. Há alguns meses, o objeto de mobilidade Citroën AMI foi utilizado como tela por Conxita Herrero, uma das maiores promessas da banda desenhada de vanguarda espanhola.

Em Portugal registam-se exemplos como a associação, em 2011, da Citroën à iniciativa “Go Arte Urbana”, da Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa, que levou à intervenção de dois Citroën DS 3 pelos artistas urbanos Vanessa Teodoro e ParizOne, criando telas únicas que se viram expostas e a circular pela cidade de Lisboa. A iniciativa, no âmbito da exposição “A Rua Continua”, organizada pela GAU, reuniu um alargado conjunto de graffiters, na altura responsáveis por dar um novo visual a vários edifícios devolutos da capital. Outro dos exemplos foi a transformação da icónica Traction Avant (‘Arrastadeira’) feita em 2019 pelo artista plástico António Colaço.

Estreia em 1925: um Citroën B12 como tela de Sonia Delaunay

Em 1925, os astros alinharam-se para apresentar dois grandes exemplos da simbiose entre o double chevron e a arte. Nesse ano realizou-se, em Paris, um evento há muito esperado: a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. O evento atraiu milhares de visitantes à capital francesa e levou ao adiamento do próprio Salão do Automóvel. André Citroën procurou, assim, uma forma de garantir uma presença forte na exposição e exibiu ali a sua mais recente criação, o Citroën B12, o primeiro automóvel europeu com uma carroçaria totalmente em aço.

A Citroën garantiu uma presença de destaque no evento com uma iniciativa arrojada, ao utilizar a Torre Eiffel como um gigantesco reclamo luminoso. Um feito técnico e artístico para o qual recorreu à ajuda de Fernand Jacopozzi (1877-1932), artista vanguardista, especializado em eletricidade, capaz de criar todo o tipo de desenhos com lâmpadas. Foram utilizadas, no total, 250.000 lâmpadas, instaladas na estrutura do ícone parisiense durante uma década, criando um espetáculo noturno inigualável.

Mas André Citroën não esperava que a artista Sonia Delaunay (1885-1979), nascida na Ucrânia, fosse criar um “cavalo de Tróia” baseado no Citroën B12 e causar uma enorme sensação no próprio evento. Para esta artista multifacetada, a arte não se deveria limitar a um museu, deveria fazer parte da vida quotidiana. Nas suas próprias palavras, “a vida está cheia de arte e a arte ganha vida“.

Com um estilo cubista baseado em figuras geométricas de cores brilhantes que pareciam assumir movimento, Sonia Delaunay iniciou a sua carreira artística com um original edredão de retalhos, concebido em 1911, destinado a envolver o seu filho. Não se sabe se era, de facto, quente, mas está hoje em exposição no Museu Nacional de Arte Moderna em Paris como peça fundadora do movimento “Orfismo e Simultaneísmo”, uma escola artística que utilizava a cor para criar espaços e formas. Assim, a criatividade de Sonia Delaunay ganhou vida nas suas telas. Os seus círculos e quadrados coloridos invadiram copos, pratos e todo o tipo de vestuário, de vestidos a fatos de banho, com os quais libertou as roupas femininas da sobriedade da época, acentuando os movimentos do corpo. Estas preocupações artísticas levaram Delaunay a tornar-se na primeira mulher a ter a sua obra exposta no prestigioso Museu do Louvre.

Para a Exposição de Artes Decorativas de 1925, Delaunay concebeu um padrão original de retângulos alternados em vermelho, branco, azul e preto, que se destinava inicialmente a uma coleção de moda. Contudo, inspirada pela visão de um Citroën B12, pintou, sem hesitar, a sua carroçaria com esse mesmo motivo, tornando o automóvel num acessório de moda, a condizer com a roupa dos seus ocupantes. O automóvel viu-se transformado, passando de um esquema de cor única e monótona para um elemento que refletia os gostos e a individualidade de cada pessoa.

A personalização como ferramenta de diferenciação na marca Citroën

A filosofia está, atualmente, muito viva na gama Citroën. A personalização é uma das grandes imagens da marca, com alternativas que permitem aos clientes jogar com as cores da carroçaria, os ambientes interiores e as diferentes configurações, levando à criação de automóveis feitos à medida de cada cliente.  

É particularmente visível nos modelos de características mais urbanas e compactas, como a berlina C3, o SUV C3 Aircross e mesmo o AMI – 100% Elétrico. O Citroën C3, berlina urbana de visual inspirador, é proposto com nada menos do que 97 combinações de personalização exterior, fruto de uma palete de sete cores de carroçaria, podendo-se juntar três decorações de tejadilho, três ambientes interiores e um conjunto de novas jantes, permitindo a cada unidade C3 tornar-se distinta de qualquer outra.

Também o Citroën C3 Aircross permite uma gama de 70 combinações de cores, entre as sete cores exteriores, os quatro Pack Color e duas cores do tejadilho, complementando o potencial de contrastes com as cores das capas dos espelhos retrovisores, molduras dos faróis e centros das rodas.

Já o Citroën AMI pode mesmo ser decorado com imagens únicas para cada cliente, seja a partir de uma coleção de decorações já existente, ou seja despertando o lado artístico de cada um, com as suas próprias fotografias, imagens ou desenhos que querem ver exibidos no seu veículo.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorCasas de luxo: RE/MAX Collection com movimento de 1,3 mil milhões de euros em 2021
Próximo Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

Relacionados

PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

30 de Janeiro, 2023

Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

28 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Formação

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é…

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023

DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

31 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.