• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Bridgestone Colabora com a Lamborghini para Desenvolver o Primeiro Pneu Run-Flat Todo-o-Terreno para Supercarros para o Huracán Sterrato

    1 de Fevereiro, 2023

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023

    Brasmar Group adquire Britânica Holmes

    1 de Fevereiro, 2023

    Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

    1 de Fevereiro, 2023

    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

    1 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Estudo»Estudo da Mazars revela como os consumidores chineses estão a mudar o seu estilo de vida
Estudo

Estudo da Mazars revela como os consumidores chineses estão a mudar o seu estilo de vida

Os consumidores chineses estão a mudar o seu estilo de vida para se alinharem com objetivos de desenvolvimento pessoal
12 de Março, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Mazars, empresa internacional de auditoria, fiscalidade e consultoria, divulga o relatório Chinese consumers in 2021: how priorities in lifestyle consumption are changing ­– A generational, gender and city-tier analysis – que se foca na forma como os consumidores estão a alterar os seus hábitos de consumo, quer em termos geracionais, de género ou consoante o desenvolvimento da sua cidade.

Publicado em parceria com a Accor, Bulgari, Maserati, Remy Cointreau e Noblesse, o estudo avalia as preferências ao nível do estilo de vida dos consumidores, entre homens e mulheres de várias gerações e cidades, e revela as tendências que definirão o mercado de consumo chinês nos próximos anos. Este é o segundo relatório desta série de pesquisas divulgada pela Mazars. O primeiro focou-se nos consumidores chineses de marcas de luxo partindo da mesma análise geracional, de género e desenvolvimento urbano.

Do ter ao ser

Com base numa pesquisa original, o relatório revela que estão a surgir novas categorias de crescimento e, com elas, novas oportunidades. No ambiente económico pós-pandemia, os chineses citadinos estão a concentrar-se em experiências – desde refeições requintadas a eventos culturais e desportivos ou formação complementar – para dar um novo sentido às suas vidas.

Setenta e cinco por cento dos entrevistados afirmam que o seu consumo de lifestyle mudou desde o início da pandemia Covid-19. No ano passado, as cinco principais categorias de consumo foram experiências (69%); bem-estar (47%); artigos de luxo (42%); educação superior (39%) e entretenimento e vida cultural (31%). No futuro, seja a curto ou longo prazo, os consumidores chineses investirão mais em formação adicional, atividades culturais e entretenimento. Para além disso, os bens de luxo estão agora em quinto lugar em termos de preferências do consumidor.

Potencial de mercado promissor

O rápido desenvolvimento da economia chinesa moldou quatro gerações bem diferentes em apenas três ou quatro décadas. Com o ainda enorme potencial do mercado na China e a evolução dos valores entre os consumidores, a preferência é pelo consumo experiencial em detrimento do consumo material. As marcas devem aprofundar cada vez mais a ligação entre o estilo de vida e as reais necessidades dos consumidores, explorando também a forma como as marcas de topo, e mais sofisticadas, podem acrescentar valor simbólico aos seus produtos.

Abraçar o intangível

À medida que os consumidores de todos os géneros, gerações e cidades estão a mudar os seus hábitos de consumo para dar prioridade ao intangível, os bens de luxo começam a passar para segundo plano, comparando com os gastos com experiências e bem-estar.

Apesar da Covid-19, o boom de viagens continuou em 2021 e os habitantes das cidades de primeiro nível viajaram mais. Quase 80% dos entrevistados que atribuem uma classificação elevada ao consumo experiencial, gastaram em viagens, férias ou hotéis de luxo no ano passado (a grande maioria em contexto doméstico), o que indica que os consumidores chineses esperam que viajar seja uma parte normal das suas vidas. É de sublinhar que a geração X (dos 39 aos 54 anos) foi a que mais gastou em viagens – com 82% -, classificando-a em primeiro lugar. O bem-estar, que ocupa o segundo lugar nos gastos com experiências, foi particularmente robustecido pelos homens da geração millennial (25 a 38 anos), com 75% referindo que treinam num clube desportivo, em comparação com 72% da geração Z (com menos de 24 anos).

O relatório revela também uma divergência de interesses entre homens e mulheres no que diz respeito aos gastos com a vida noturna. 27% dos homens atribuem uma classificação mais alta à vida noturna em comparação com as mulheres (em que só 14% atribui a mesma classificação). E, sem surpresa, à medida que os consumidores envelhecem, dão uma avaliação cada vez menor a este parâmetro. É interessante notar que o consumo ao nível da vida noturna é muito mais alto nas cidades que só recentemente passaram a ser mais desenvolvidas, ou que ainda não são desenvolvidas, do que naquelas em que o desenvolvimento já se deu há mais tempo.

Desafios futuros para as marcas

Além da mudança para o intangível, estamos também a assistir a uma mudança nos tipos de produtos em que os consumidores estão interessados. O género e a geração têm grande influência nos gastos dos consumidores chineses em produtos de alta qualidade e o surto de Covid-19 reformulou ainda mais estas preferências do consumidor.

Os produtos eletrónicos saltaram para o segundo lugar das preferências no ano passado, e é a Geração Z que está a impulsionar essa mudança. No futuro, as joias e relógios deverão estar no topo das listas de desejos dos consumidores por produtos de alta qualidade, ficando acima do quarto lugar que ocupam atualmente. Embora a Geração Z esteja apenas a começar a expressar a sua capacidade de consumo, o seu poder de compra futuro não deve ser subestimado.

Julie Laulusa, Managing Partner da Mazars na China e membro do Group Executive Board, destacou os desafios que as marcas irão enfrentar no futuro: ” À medida que a sociedade e a economia continuam em mudança, prevê-se que o comportamento do consumidor chinês se torne cada vez mais detalhado e complexo. Desenvolver estratégias de mercado direcionadas e diferenciadas, bem como disponibilizar produtos e serviços personalizados através de diferentes canais e plataformas, na era pós-pandemia será sem dúvida um grande desafio para as marcas”.

O relatório foi divulgado durante um evento realizado em conjunto com a Fosun Foundation em Xangai, China, a 14 de dezembro de 2021. Num painel que reuniu especialistas e líderes da Accor, Bulgari, Maserati, Mazars e Fosun Foundation, os participantes partilharam as suas opiniões e insights sobre os valores do consumidor na era pós-pandemia e o relatório, incluindo:

  • Julie Laulusa, Managing Partner da Mazars na China e membro do Group Executive Board
  • Lei Yu, Managing Director e Chief Editor da Noblesse
  • Christophe Lauras, Senior Vice President de Operações da Accor Greater China e Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da China
  • Jenny Cheah, Presidente da Bulgari Greater China
  • Mirko Bordiga, Managing Director da Maserati China
  • Joann Cheng, Chairman e CEO do Grupo Lanvin Group e Partner Global da Fosun

Clique aqui para assistir à gravação.

Joann Cheng, presidente e CEO do Grupo Lanvin e Partner Global da Fosun diz: “Este relatório reafirma a diversidade do mercado chinês – as diferenças nos backgrounds dos consumidores impulsionam o desenvolvimento de um mercado multinível. Com a Covid-19, os padrões de consumo dos consumidores chineses estão a ser revistos e remodelados.”

Julie Laulusa acrescenta: “Esperamos que este relatório forneça insights profundos para a indústria de lifestyle e outros setores na era pós-pandémica, dando a ambos uma melhor compreensão da psicologia do consumidor e dos ideais em termos de estilos de vida das diferentes gerações na China de hoje, permitindo explorar estratégias de desenvolvimento direcionadas a consumidores de diferentes gerações, de diferentes géneros e em diferentes cidades”.

Clique aqui para fazer download do relatório completo.

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de questionários online durante o segundo trimestre de 2021. O foco incluiu perguntas sobre o consumo de lifestyle ao longo do ano passado, mudanças desde a pandemia, consumo esperado nos próximos dois anos e o estilo de vida ideal no futuro. Os investigadores obtiveram 4.078 respostas efetivas que a Mazars dividiu em quatro grupos: Geração Z (com menos de 24 anos), Millennials (25 a 38), Geração X (39 a 54) e Baby Boomers (55 a 73).

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorTEDxPorto: Apresentação da edição “Inconvencional” está agendada para hoje dia 12
Próximo Horizonte Europa: Women TechEU aprova duas empresas nacionais lideradas por mulheres

Relacionados

Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

31 de Janeiro, 2023

Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

27 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Negócios

eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

1 de Fevereiro, 2023

A eDreams ODIGEO, a maior companhia de viagens online da Europa, nº 1 global em…

Brasmar Group adquire Britânica Holmes

1 de Fevereiro, 2023

Caixa Geral de Depósitos é o banco com melhor reputação em Portugal em 2023

1 de Fevereiro, 2023

Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 800 euros

1 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.