Barómetro E-Commerce
Os portugueses estão a aumentar os montantes que gastam em compras online. A conclusão resulta da segunda vaga do Barómetro E-Commerce da Marktest, que confirma um aumento em todos os ‘escalões’ de dinheiro gasto pelos portugueses que fizeram compras online nos últimos 30 dias.
O crescimento mais acentuado regista-se nos gastos “até 50 euros”, com uma subida de 10,4% para 13,6%. Mas os dados do estudo da Marktest revelam que a tendência se repete nas respostas dos inquiridos em todos os restantes escalões: desde “entre 51 e 100 euros”, com uma subida de 1.4 pontos percentuais, até ao escalão mais elevado, de “mais de 250 euros”, com um aumento de 0.7 pontos percentuais.
No momento de pagarem as suas compras online, os portugueses preferiram o “Multibanco/Referência Multibanco. Esta modalidade apresenta, aliás, uma tendência de crescimento nas formas de pagamento utilizadas entre a primeira e a segunda vaga do Barómetro E-Commerce, com este critério a aumentar de 40,9% para 43,5%.
Nas restantes opções de pagamento, apenas o pagamento por via de “Cartão de débito/crédito” apresentou uma tendência de ligeiro decréscimo no uso entre a primeira e segunda vaga, com uma evolução de 35% para 34,5%.
Todas as restantes opções identificadas no estudo apresentaram variações positivas entre as duas primeiras vagas do Barómetro E-commerce: desde o MBway (cuja utilização para pagamento de compras online subiu para 31,4%) e a Paypal (22,9%), até aos menos conhecidos Split It (0,2%) e 3x 4x Oney (0,6%), introduzidos apenas na segunda vaga.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. Com a segunda vaga de 2021, realizada entre outubro e dezembro, o Barómetro tem agora disponível a vaga Global de 2021, com resultados consolidados do ano.
O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.