• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

3 de Fevereiro, 2023

Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

3 de Fevereiro, 2023

MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

3 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Evoluções da gama CITROËN: Uma nova proposta híbrida plug-in e uma condução semiautónoma reforçada para o C5 X, um novo sistema de infotainment e mais estilo para os C4 E Ë-C4

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Novo crossover SUV Mazda CX-90 desvendado nos EUA

    2 de Fevereiro, 2023

    Bridgestone Colabora com a Lamborghini para Desenvolver o Primeiro Pneu Run-Flat Todo-o-Terreno para Supercarros para o Huracán Sterrato

    1 de Fevereiro, 2023

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Norueguesa Visma reforça presença ibérica com aquisição da portuguesa Moloni

    2 de Fevereiro, 2023

    Dachser Air & Sea Logistics lidera transporte de carga refrigerada

    2 de Fevereiro, 2023

    eDreams ODIGEO impulsiona inovação com a expansão da sua rede de Tech Hubs

    1 de Fevereiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

    3 de Fevereiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    Solteiros têm programa especial no SÉ CATEDRAL HOTEL PORTO, TAPESTRY COLLECTION BY HILTON

    3 de Fevereiro, 2023

    “Food Needs Design? Design Needs Food?” É tema da primeira mesa-redonda sobre turismo na Universidade Europeia

    2 de Fevereiro, 2023

    LOVERS & WINE @MBOLHAO, 10 e 11 fevereiro – Mercado do Bolhão, Porto

    2 de Fevereiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda

    3 de Fevereiro, 2023

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

    3 de Fevereiro, 2023

    Cisco anuncia progressos no seu propósito de promover um futuro inclusivo para todos

    3 de Fevereiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

    3 de Fevereiro, 2023

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

    3 de Fevereiro, 2023

    Evoluções da gama CITROËN: Uma nova proposta híbrida plug-in e uma condução semiautónoma reforçada para o C5 X, um novo sistema de infotainment e mais estilo para os C4 E Ë-C4

    3 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Estudo»O que querem realmente os profissionais na pós-pandemia?
Estudo

O que querem realmente os profissionais na pós-pandemia?

10 países | 155 empresas | + de 1000 funcionários
25 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Inquérito do Grupo Adecco conclui que perspetivas dos profissionais e das empresas não estão alinhadas

  • Salário é considerado o fator de motivação principal para 52% dos colaboradores, mas para as empresas esta percentagem sobe para 72%
  • Empresas valorizam muito a sua reputação como fator de atratividade de profissionais qualificados, colocando-a em 7º lugar; mas para os funcionários, a reputação aparece apenas em 16º lugar
  • Saúde, bem-estar e segurança passou a ser uma enorme preocupação para os profissionais, mas empregadores, comparativamente, subestimam este dado

A pandemia mudou o que os profissionais procuram dos seus empregadores, e as empresas ainda não compreenderam completamente a extensão desta mudança. É a conclusão de um inquérito conduzido pelo Grupo Adecco em 10 países, que reuniu as perceções de mais de mil trabalhadores e 155 empresas, para comparar o que os trabalhadores querem e o que os empregadores pensam que os trabalhadores querem.

À primeira vista, empregadores e trabalhadores parecem estar alinhados com os principais critérios que motivam as pessoas a candidatarem-se a um emprego: concordam que o salário é o mais relevante, seguido do ambiente de trabalho e as oportunidades de desenvolvimento de carreira, mas o peso atribuído a cada um destes fatores não é convergente.

Os empregadores tendem a sobrestimar a importância do salário – 72% das empresas mencionam-no como a grande motivação dos colaboradores, em comparação com 53% dos profissionais que efetivamente valorizam a remuneração no topo das suas motivações.

As empresas também valorizam muito a sua reputação como fator de atratividade de profissionais qualificados, colocando-a em 7º lugar; mas para os profissionais, a reputação aparece apenas em 16º lugar.

 

PÓS-COVID: PROFISSIONAIS QUEREM FLEXIBILIDADE

Vários estudos comprovam, inclusive o último ‘Resetting Normal: Defining a New era of Work’ realizado pelo Grupo Adecco, que a flexibilidade veio para ficar. Esta é mesmo uma das mais importantes motivações dos profissionais, a par da saúde, bem-estar e segurança no trabalho. Não obstante, os empregadores parecem subestimar este dado.

De facto, a Covid-19 fez com que os trabalhadores valorizassem todos os tipos de flexibilidade, em particular os horários e locais de trabalho, com mais tempo para o trabalho remoto ou híbrido. É o caso no Reino Unido, Alemanha e EUA, onde 22% dos trabalhadores afirmaram valorizar a opção de trabalhar a tempo inteiro em casa, em comparação com uma média global de 9%. Tendencialmente, as mulheres priorizam a flexibilidade em detrimento dos homens.

O inquérito do Grupo Adecco encontrou outras diferenças entre regiões e gerações. Os franceses e belgas priorizam o salário, enquanto os italianos e indianos atribuem ao desenvolvimento da carreira um dos fatores de maior peso na motivação profissional. As pessoas das Gen Z e Gen Y são mais suscetíveis de serem influenciados pelo salário, enquanto as gerações mais velhas se concentram mais no conteúdo e no ambiente de trabalho. Apenas os profissionais da América Latina e de Espanha tendem a preferir o trabalho em colaboração ao trabalho individual

 

EMPRESAS DEVEM REPENSAR OS ESTILOS DE LIDERANÇA

Quando o Grupo Adecco perguntou aos empregadores qual era o principal estilo de liderança na sua empresa, a escolha recaiu sob os líderes “pacesetter”, que pressionam por resultados mais rapidamente. Contudo, quando a pergunta foi colocada aos funcionários, este estilo de liderança vocacionada para os resultados não se encontrava nas três primeiras respostas.

Em vez disso, a escolha mais comum – selecionada por um em cada quatro respondentes – foi a dos “líderes carismáticos” que podem inspirar com uma visão. Isto é seguido de perto por “líderes ao serviço”, que dão prioridade ao bem-estar dos seus trabalhadores. Ambas as escolhas podem ser vistas como um reflexo do período da pandemia, em que os profissionais dão valor acrescido ao bem-estar. A terceira resposta mais comum entre os trabalhadores é que o estilo de liderança não é relevante, desde que sejam felizes no trabalho. Esta foi a resposta mais na Bélgica, França e Alemanha.

 

OS PROFISSIONAS ESTÃO À FRENTE DAS EMPRESAS NO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO DIGITAL

O inquérito do Grupo Adecco revelou um último desajustamento importante na expetativa entre empregadores e colaboradores que está relacionado com o processo de recrutamento. O recrutamento está tende a ser digital e os candidatos estão a interiorizar este processo de como normal e desejável, o que não está a acontecer com as empresas.

35% dos profissionais (e 49% da Gen Z) responderam que estão confortáveis e que gostariam que os processos de recrutamento acontecessem em ambiente digital, mas os empregadores acreditam que isto só é verdade para 9%.

Também no tópico da avaliação, os profissionais estão mais abertos são mais abertos do que os empregadores e esperam que as suas competências sejam avaliadas por um questionário online durante o processo de recrutamento, numa base contínua.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorA LEGO Foundation vai doar LEGO® MRI Scanners a hospitais pelo mundo
Próximo COMISSÃO EUROPEIA financia inovação nacional em ambiente, bioeconomia e cultura com 27,7 m€

Relacionados

A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

3 de Fevereiro, 2023

Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

31 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Estudo

A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

3 de Fevereiro, 2023

Segundo dados da nova edição do Guia Hays 2023, mais de 80% dos empregadores quer…

Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

3 de Fevereiro, 2023

MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

3 de Fevereiro, 2023

Evoluções da gama CITROËN: Uma nova proposta híbrida plug-in e uma condução semiautónoma reforçada para o C5 X, um novo sistema de infotainment e mais estilo para os C4 E Ë-C4

3 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.