O novo Opel Astra acaba de chegar! A integralmente nova sexta geração do best-seller do segmento dos compactos é um verdadeiro ícone de design com o Opel Vizor, Pure Panel totalmente digital e tecnologias avançadas como a mais recente versão dos faróis adaptáveis Intelli-Lux LED® Pixel Light. Com este modelo, o fabricante alemão abre um novo capítulo nos mais de 30 anos de história de sucesso do Astra: pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização eletrificada.
A Opel vai começar por propor o novo Astra como híbrido plug-in, com dois níveis de performance. Um ano após esse lançamento no mercado, a nova geração estará também disponível na versão 100% elétrica alimentada a bateria, com a designação Astra-e. Da gama do novo Astra fazem ainda parte versões com motores a gasolina e Diesel, altamente eficientes, combinados com transmissões manuais de seis velocidades de baixo atrito e automáticas de oito velocidades.
A nova gama Astra oferece um leque variado em matéria de motorizações. É o primeiro Opel que, em breve, oferecerá aos clientes a possibilidade de escolha entre propulsão puramente elétrica, híbrida plug-in ou motor a combustão. O intervalo de potências vai dos 130 aos 225 cv (165 kW) (consumo de combustível combinado WLTP[1]: 5,8-1,0 l/100 km, emissões de CO2 131-22 g/km), estando, portanto, assegurado um elevado nível de desempenho dinâmico. A Opel combina prazer de condução com elevada eficiência e consciência ambiental na mais recente geração do seu best-seller compacto.
Como é habitual na marca, tudo isto é proposto por preços atrativos. A versão de cinco portas, de inspiração desportiva, está disponível por um preço base de 25.600 €.
Inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática, a deteção de peões, o aviso de saída involuntária de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e a deteção de sonolência, são equipamento de série em todas as versões. Um desempenho dinâmico é assegurado pelo motor 1,2 litros turbo, com injeção direta de gasolina e 96 kW/130 cv de potência, associado a uma transmissão manual de sies velocidades (consumo de combustível combinado WLTP1: 5,5-5,4 l/100 km, emissões de CO2 126-123 g/km).
Para aqueles que preferem uma condução eletrificada, o novo Astra Hybrid estará disponível a partir de 37.300 €. Proporciona uma potência total de 133 kW/180 cv e um poderoso binário máximo de 360 Nm (consumo de combustível combinado WLTP1: 1,1-1,0 l/100 km, emissões de CO2 26-22 g/km). No modo puramente elétrico, o novo Astra Hybrid pode percorrer até 60 quilómetros (WLTP[2]) sem emissões. O propulsor topo de gama na oferta de motores é o híbrido mais potente, que estará disponível para encomenda durante este ano, com uma impressionante potência combinada de 165 kW/225 cv (consumo de combustível combinado WLTP1: 1,4-1,1 l/100 km, emissões de CO2 31-24 g/km, números provisórios).
[1] Os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 mencionados estão em conformidade com a homologação WLTP (regulamento UE 2017/948). A partir de 1 de setembro de 2018, os novos veículos são homologados segundo o World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), um novo procedimento de teste mais realista para aferir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O WLTP substitui por completo o New European Drive Cycle (NEDC), que era o procedimento de ensaio utilizado anteriormente. Devido a condições de teste mais realistas, o consumo de combustível e as emissões de CO2 medidos sob o WLTP são, em muitos casos, mais elevados quando comparados com os medidos sob o NEDC. O consumo de combustível e as emissões de CO2 podem variar em função do equipamento específico, opções e dimensão dos pneus.
[2] Autonomia elétrica pura de acordo com WLTP: 59-60 km; autonomia elétrica (EAER City) de acordo com WLTP: 70-78 km. Autonomia determinada de acordo com a metodologia de ensaio WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia pode variar consoante as condições diárias de utilização e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado, bem como do pré-condicionamento térmico.
Opel Vizor com faróis Intelli-Lux LED® Pixel Light: Marcante e com tecnologias de topo
O novo Opel Astra é, para a marca alemã, uma clara afirmação de design. Dinâmico como nunca, com superfícies alongadas, libertas de elementos supérfluos, e com o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor, esta sexta geração Astra está apta a definir uma nova era. Tal como o antecessor, lançado em 2015, o novo modelo introduz importantes inovações na classe dos familiares compactos, às quais anteriormente só era possível aceder em automóveis bem mais dispendiosos. Por exemplo, o Astra é capaz de transformar a noite em dia através da mais recente evolução dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED® Pixel, uma herança direta do prestigiado topo de gama Opel Insignia. Graças a 168 elementos LED, o sistema coloca os modelos da Opel na liderança destacada nos segmentos compacto e médio do mercado em matéria de iluminação.
O habitáculo da nova geração Astra representa um verdadeiro salto em frente no tempo. Com o Pure Panel totalmente digital, os instrumentos analógicos passam à história. Assim, a nova interface homem-máquina (IHM), com novos e modernos grafismos, oferece uma experiência pura e mais intuitiva. Os utilizadores podem comandar múltiplas funções através de ecrãs tácteis de grandes dimensões. Os designers e engenheiros da Opel aplicaram o maior rigor no sentido de assegurar ao condutor a capacidade de receber todas as informações necessárias e todas as opções de operação úteis, mas sem sobrecarga de dados ou funções supérfluas. Além disso, as principais configurações, como o controlo da climatização, continuam a poder ser feitas através de teclas e botões físicos.
Tipicamente Opel é também o excelente conforto dos bancos do novo modelo. Os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, são certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR e, graças à ergonomia exemplar, são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O condutor é apoiado por sistemas de assistência de última geração que incluem head-up display e sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 1.0, o qual integra todas as câmaras e sensores a bordo com conectividade ‘e-horizon’ e a câmara de 360 graus Intelli-Vision.
“Autobahn-proof”: Comportamento dinâmico eficaz, travagem e estabilidade ideais
O novo Astra mede 4.374 milímetros de comprimento e 1.860 milímetros de largura. Face ao modelo anterior tem apenas mais 4 milímetros de comprimento, mas a distância entre eixos aumentou 13 milímetros, totalizando agora 2.675 milímetros. Apesar da postura musculada e confiante, a prática e generosa bagageira do novo Astra, com piso ajustável, oferece ao condutor e aos quatro passageiros até 1.339 litros de volume com os bancos traseiros rebatidos (1.268 litros no Astra Hybrid).
O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2, integrando todo o ADN da Opel desde os primeiros esboços. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que o novo Astra – tal como qualquer Opel – é “autobahn-proof”, ou seja, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade foi um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.
Fatores como a afinação da direção e a elevada resistência à torção do chassis – suspensão do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás – intervêm decisivamente no excelente controlo dos movimentos de transferências de massas em mudanças de direção (amortecimento do movimento em torno do eixo vertical). Nas imobilizações, o novo modelo proporciona uma forte potência de travagem e permanece muito estável em curva, bem como em linha reta. A rigidez da estrutura da carroçaria do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior.
As encomendas para o novo Opel Astra arrancaram no outono de 2021, estando agendada a entrega das primeiras unidades aos clientes a partir da primavera de 2022. Na primeira fase de comercialização o novo Astra estará disponível na variante hatcback de cinco portas, com linhas de um coupé, seguindo-se, pouco depois, a elegante station wagon Astra Sports Tourer, já desvendada em fotografias. O novo Astra foi concebido e desenvolvido na sede da Opel, em Rüsselsheim, onde também será produzido, com o habitual rigor e precisão da marca alemã.