• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

7 de Fevereiro, 2023

Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

7 de Fevereiro, 2023

Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

7 de Fevereiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Tom Matano e Jo Stenuit: Duas gerações de designers Mazda

    6 de Fevereiro, 2023

    Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automóvel do mundo a certificar um sistema SAE Nível 3 para o mercado dos EUA

    5 de Fevereiro, 2023

    Evoluções da gama CITROËN: Uma nova proposta híbrida plug-in e uma condução semiautónoma reforçada para o C5 X, um novo sistema de infotainment e mais estilo para os C4 E Ë-C4

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Novo crossover SUV Mazda CX-90 desvendado nos EUA

    2 de Fevereiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Liberty Seguros renova parceria com a Mercedes-Benz Financial Services Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    Norueguesa Visma reforça presença ibérica com aquisição da portuguesa Moloni

    2 de Fevereiro, 2023

    Dachser Air & Sea Logistics lidera transporte de carga refrigerada

    2 de Fevereiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Preço das casas para arrendar em Portugal subiu 1,6% em janeiro – variação anual foi de 21,1%

    6 de Fevereiro, 2023

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    A HAYS apresenta as funções que vão movimentar o mercado de trabalho em 2023

    3 de Fevereiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    Norfin inaugura instalação de arte pública dos Halfstudio no Oriente Green Campus

    7 de Fevereiro, 2023

    Estrella Damm coloca os “Chefs À Prova” de Norte a Sul do país

    6 de Fevereiro, 2023

    Solteiros têm programa especial no SÉ CATEDRAL HOTEL PORTO, TAPESTRY COLLECTION BY HILTON

    3 de Fevereiro, 2023

    “Food Needs Design? Design Needs Food?” É tema da primeira mesa-redonda sobre turismo na Universidade Europeia

    2 de Fevereiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson e a designer Yuima Nakazato mostram um vislumbre de um futuro mais sustentável para a Moda

    3 de Fevereiro, 2023

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    Oferecer informação séria e credível sobre o cancro pediátrico às famílias de crianças e adolescentes com cancro é o objetivo deste Seminário

    6 de Fevereiro, 2023

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

    7 de Fevereiro, 2023

    Francisco España assume Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal

    3 de Fevereiro, 2023

    MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

    3 de Fevereiro, 2023

    Cisco anuncia progressos no seu propósito de promover um futuro inclusivo para todos

    3 de Fevereiro, 2023

    Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

    7 de Fevereiro, 2023

    Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

    7 de Fevereiro, 2023

    Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

    7 de Fevereiro, 2023

    Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

    7 de Fevereiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»OpenR: ecrãs tácteis e combinação de tecnologias
Automóvel

OpenR: ecrãs tácteis e combinação de tecnologias

11 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O ecrã OpenR no novíssimo Mégane E-TECH Electric é, sem dúvida, o mais marcante avanço da Renault na tecnologia a bordo nos últimos anos. O seu ecrã de vidro e o tamanho, sem precedentes, combinam-se na perfeição com as linhas do cockpit. A interface OpenR Link, que corre no sistema operativo (OS) Android e apresenta o ecossistema do Google, é tão simples de utilizar como um smartphone. E o resultado é facilmente percetível: o ecrã é sete vezes mais suave de usar do que na geração anterior! Marc, Director de Design de Experiência na Renault, leva-nos numa viagem digital híper-intuitiva.

O primeiro automóvel do mundo com um ecrã táctil, o Buick Riviera, celebrou o 35º aniversário no ano passado. Mas a eletrónica a bordo dos automóveis já percorreu um longo caminho desde então! O hardware é muito mais eficiente, a experiência de utilização é mais fluida, as aplicações estão a ser atualizadas continuamente, os ecrãs são de alta resolução e a navegação corre sem esforço, por exemplo. Só uma coisa não mudou recentemente: os sistemas multimédia nos automóveis estão cada vez mais próximos dos modernos smartphones.

O principal desafio era encontrar uma solução que permitisse aos clientes encontrar tudo o que precisam de uma forma rápida e intuitiva.

Marc, Director de Design de Experiência na Renault

Um ecrã XXL para uma imersão total

A Renault desenvolveu uma arquitetura eletrónica completamente inovadora no mercado, para modernizar os sistemas de assistência ao condutor e aumentar o conforto da visualização quando está a utilizá-los. O novo Mégane E-TECH Electric vem estrear esta nova tecnologia.

Visto da posição do condutor, é um mostrador digital contínuo, constituído por dois ecrãs que formam um L. O ecrã vertical de 12 polegadas está na consola central do automóvel. “Está na posição ideal para maximizar a visualização e a operação por parte do condutor, tirando pleno partido das suas capacidades multimédia, mas sem ter de desviar os olhos da estrada”, explica Marc. O ecrã horizontal de 12,3 polegadas está integrado no painel de instrumentos, atrás do volante.

Juntos, os dois ecrãs têm 774 cm2 de área. Potenciando, assim, a área de exposição e proporcionando uma experiência exclusiva de imersão. São dignos de uma verdadeira berlina premium e são, simplesmente, os maiores ecrãs que a Renault alguma vez montou num automóvel.

Este feito técnico complementa, na perfeição, a chegada da novíssima plataforma CMF-EV para automóveis elétricos. Graças a ele, os engenheiros conseguiram, por exemplo, mover a unidade de ar condicionado para o compartimento do motor e assim libertar mais espaço na zona do cockpit. Isto tornou ainda possível reduzir a consola central e adotar o ecrã de formato contínuo. Também transferiram o comando da caixa e a interface do sistema MULTI-SENSE para o volante, melhorando a ergonomia e criando mais espaços de arrumação no compartimento entre os passageiros e a zona da consola central.

Numa altura em que os fabricantes de automóveis estão a transferir tudo o que podem para ecrãs, a Renault adotou uma abordagem mais subtil: “Mantivemos os botões por baixo do ecrã central. Desta forma, os comandos mais importantes, como as configurações do ar condicionado, ainda usam uma interação “física”. Esta linha de botões cromados parece natural no cockpit. E evita os botões “falsos”, não utilizados sob a consola, que as gerações anteriores de automóveis tinham frequentemente”.

Estes botões, sem qualquer indicação, eram de opções que não estavam incluídas em alguns níveis de equipamento. No novo Mégane E-TECH Electric, todos os comandos opcionais – tais como o volante aquecido – são acionados através dos ecrãs.

Graças a um revestimento antirreflexo, que utiliza uma avançada tecnologia de micro-persianas, o tablier do novíssimo Mégane E-TECH Electric não tem “pala”.

Os componentes que se vêm juntar a uma experiência nunca antes vista

Tais como nos smartphones de última geração, o ecrã OpenR do novo Mégane E-TECH Electric é fabricado pela Continental, utilizando vidro do tipo Gorilla à base de aluminossilicato. Este é temperado, ultrarresistente aos choques e à prova de riscos. Vem com um revestimento antirreflexo e anti manchas. Um contorno ultrafino protege os bordos da tela. A qualidade do painel TFT, a resolução HD 267 ppi (pixéis por polegada) e o acabamento combinam-se para produzir imagens cristalinas. O ecrã do painel de instrumentos também tem um revestimento antirreflexo e utiliza uma avançada tecnologia de micro-persianas (a mesma utilizada pelos ecrãs dos PC equipados com filtro de privacidade). Isto significa que a “pala” que normalmente protege os mostradores da luz solar já não é necessária – pelo que o design interior é ainda mais elegante. Quanto à luminosidade, “os painéis adaptam-se aos níveis de luz exterior, pelo que são mais fáceis de ler e não cansam o condutor”, assinala Marc.

De dia ou de noite, o condutor nunca se sentirá deslocado. Como um smartphone, o sistema OpenR Link funciona com um sistema operativo (OS) Android, por isso todas as aplicações familiares como o Google Maps estão presentes.

Uma experiência de navegação melhorada pelo ecossistema do google

No novo Mégane E-TECH Electric, a experiência do utilizador é em tudo semelhante à de ter um smartphone incorporado no automóvel. “A ideia é inspirar-se nas melhores práticas a que os clientes já estão habituados a utilizar no seu telemóvel. Assim, não têm de aprender a utilizar um sistema totalmente novo”, acrescenta Marc.

Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay ainda estão disponíveis, mas esta interface foi concebida para evitar ter de utilizar o telefone por completo. Todas as funcionalidades estão na ponta dos dedos dos utilizadores e o sistema OpenR Link funciona através de um sistema operativo (OS) Android, pelo que todas as aplicações conhecidas estão presentes. “Juntámo-nos a um dos gigantes neste campo, a Google, para que pudéssemos aproveitar toda a sua experiência e perícia”. As aplicações instaladas incluem todos os clássicos do ecossistema Google, incluindo o Google Maps. Se os clientes utilizam o Google Maps no seu telefone, obtêm exatamente a mesma experiência no ecrã do seu automóvel – mas melhor. O ecrã é seis vezes maior do que um ecrã médio de um smartphone. E é, definitivamente, muito mais conveniente quando se está ao volante”.

O Google Maps também foi otimizado para automóveis elétricos, incluindo, por exemplo, um planeador de rotas especificamente para estes. Este planeador pode, em tempo real, ter em conta dados do automóvel, informação meteorológica e outras variáveis para sugerir uma paragem numa dada estação de carga, dizer ao condutor qual será o nível de carga da bateria à chegada a essa mesma estação e dizer-lhe, até, quanto tempo demorará a carregar a bateria. Pode, por fim, estimar o nível de carga da bateria quando o automóvel chegar ao seu destino.

Há uma outra grande vantagem: os mapas são atualizados regularmente, por isso, são cada vez mais exatos e precisos. Marc acrescenta: “Milhões de utilizadores estão a enriquecer a base de dados do Google, para a melhorar permanentemente. Este sistema está “vivo” e evolui a toda a hora”.

Este sistema OpenR Link tira pleno partido dos 10 anos de experiência da Renault na tecnologia a bordo: “Mantivemos o conceito geral do Renault Easy Link, mas utilizámos também o que estávamos a aprender com os nossos clientes. Concentrámo-nos na simplificação. Hoje em dia, 90% das características de que necessitam todos os dias estão apenas a um ou dois cliques de distância. E tudo é visível no ecrã: não há páginas escondidas”.

Tecnologia de ponta: a Renault juntou-se aos especialistas

Além de trabalhar com o Google para melhorar a interface do software nos novos ecrãs, a Renault juntou forças com os melhores parceiros da indústria no fabrico e fornecimento dos componentes mais fiáveis e com melhor desempenho do mercado. “A Renault atingiu padrões que quase nunca antes foram vistos, no que respeita às dimensões do hardware e à capacidade de resposta dos ecrãs”, resume Marc.

Em relação ao hardware, a Renault, por exemplo, escolheu os especialistas americanos da Qualcomm, que forneceu a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit, construída em torno de um processador ultra-eficiente que tem uma acrescida capacidade para lidar com aplicações futuras. Como resultado, o movimento no ecrã é sete vezes mais suave do que com a geração anterior.

O Grupo Renault e a Qualcomm assinaram, a 4 de janeiro, no CES 2022, em Las Vegas, um acordo para estender a sua colaboração. A Renault vai aproveitar o Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm para equipar a próxima geração de automóveis da Renault, com as mais recentes soluções conectadas e inteligentes. Por outras palavras, a Qualcomm, está a trazer a sua experiência na conectividade, nos cockpits digitais e na visualização, a sua plataforma de serviços, bem como na assistência ao condutor – incluindo a condução autónoma.

No entanto, os ecrãs, a capacidade de processamento e todo o sistema também requerem alguma forma ou “inteligência” por detrás da interface homem-máquina (HMI). Para isso, a Renault abordou a multinacional sul-coreana LG Electronics que, por exemplo, desenvolveu a plataforma de software que permite emparelhar os dois ecrãs do automóvel, para que o condutor possa, por exemplo, exibir os mapas da navegação no ecrã da instrumentação atrás do volante.

Tal como todos os outros elementos do habitáculo, o volante do novo Mégane E-TECH Elétrico foi concebido tendo em vista a utilização. Combina o prazer de condução com a legibilidade da instrumentação.

Enfrentar os desafios com ideias ousadas

A grande questão era como combinar os melhores serviços multimédia no habitáculo de um automóvel sem sacrificar a comodidade e o conforto do condutor. E os engenheiros e designers da Renault que trabalham no novo Mégane E-TECH Electric apresentaram várias ideias arrojadas para encontrar o lugar perfeito para cada elemento.

Por exemplo, as saídas de ventilação: encontrar um lugar para estas foi complicado devido às generosas dimensões dos ecrãs. O ecrã central vertical, por exemplo, impedia que o ar fluísse adequadamente acima e abaixo dele. Mover o écran para cima não era uma opção. Para contornar isto, ou seja, manter o design nivelado e, ao mesmo tempo, manter os passageiros confortáveis, a Renault integrou as abas nas aberturas de ar. Assim, estas posicionam-se discretamente entre os dois ecrãs, e dirigem os fluxos de ar mais eficazmente pelo compartimento dos passageiros.

O posicionamento das aberturas de ventilação – e em particular a que se encontra entre os dois ecrãs – foi um dos principais desafios enfrentados pelos designers do novo Mégane E-TECH Electric.

Havia outro grande desafio: o volante. Ou melhor, conseguir atingir o equilíbrio entre a usabilidade e as dimensões. O objetivo era incluir neste o maior número possível de botões, para manter a consola central o mais simples possível, mas sem com isso impedir o condutor de ver toda a informação no ecrã do painel de instrumentos. Assim, os designers optaram por um volante mais pequeno, quadrado e ligeiramente mais plano no centro, para manter o prazer da condução e o ecrã do tablier totalmente legível.

Por último, a colocação do ecrã central foi complicada: implicou, essencialmente, a montagem do maior ecrã vertical que a Renault alguma vez concebeu numa arquitetura totalmente nova. “Era arriscado de um ponto de vista estilístico, porque o ecrã da instrumentação era horizontal e o outro não,” explica Marc. No entanto, insistiu que o ecrã central fosse vertical – porque é o que a Renault tem vindo a fazer desde 2014. “Foi uma escolha e tivemos de a aceitar. Já o tínhamos feito antes no Espace e no Clio, e decidimos fazê-lo novamente com o novo Mégane E-TECH Electric. Porque estamos certos de que é a melhor opção quando se trata de clareza na visualização, especialmente para a assistência ao condutor e todo o sistema de navegação”. Porquê na vertical e não na horizontal? “Quando se está a navegar, é preciso saber o que se passa à tua frente, não ao teu lado! E, quando se percorre uma longa lista de músicas no Spotify ou no Deezer, o ecrã vertical permite visualizar muitas mais com um único movimento,” remata Marc.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSergio Mattarella, Presidente da República Italiana, regressa ao Palazzo del Quirinale a bordo do Lancia Flaminia Presidencial
Próximo Os perfis mais procurados e mais bem pagos em Portugal | 2022

Relacionados

Tom Matano e Jo Stenuit: Duas gerações de designers Mazda

6 de Fevereiro, 2023

Mercedes-Benz é o primeiro fabricante automóvel do mundo a certificar um sistema SAE Nível 3 para o mercado dos EUA

5 de Fevereiro, 2023

ÚLTIMAS
Vinhos

Ervideira vence na categoria Enoturismo do Ano (Sem Estadia)

7 de Fevereiro, 2023

O Enoturismo é uma clara e forte aposta da Ervideira e ficamos naturalmente muito satisfeitos…

Seis inovações académicas nas áreas de saúde, agroalimentar e gaming prontas para o mercado

7 de Fevereiro, 2023

Cetelem e EDP juntam-se para promover soluções de mobilidade sustentável

7 de Fevereiro, 2023

Guestcentric e HiJiffy apostam na Inteligência Artificial para nova geração de sistema de reservas

7 de Fevereiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.