• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»OpenR: ecrãs tácteis e combinação de tecnologias
Automóvel

OpenR: ecrãs tácteis e combinação de tecnologias

11 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O ecrã OpenR no novíssimo Mégane E-TECH Electric é, sem dúvida, o mais marcante avanço da Renault na tecnologia a bordo nos últimos anos. O seu ecrã de vidro e o tamanho, sem precedentes, combinam-se na perfeição com as linhas do cockpit. A interface OpenR Link, que corre no sistema operativo (OS) Android e apresenta o ecossistema do Google, é tão simples de utilizar como um smartphone. E o resultado é facilmente percetível: o ecrã é sete vezes mais suave de usar do que na geração anterior! Marc, Director de Design de Experiência na Renault, leva-nos numa viagem digital híper-intuitiva.

O primeiro automóvel do mundo com um ecrã táctil, o Buick Riviera, celebrou o 35º aniversário no ano passado. Mas a eletrónica a bordo dos automóveis já percorreu um longo caminho desde então! O hardware é muito mais eficiente, a experiência de utilização é mais fluida, as aplicações estão a ser atualizadas continuamente, os ecrãs são de alta resolução e a navegação corre sem esforço, por exemplo. Só uma coisa não mudou recentemente: os sistemas multimédia nos automóveis estão cada vez mais próximos dos modernos smartphones.

O principal desafio era encontrar uma solução que permitisse aos clientes encontrar tudo o que precisam de uma forma rápida e intuitiva.

Marc, Director de Design de Experiência na Renault

Um ecrã XXL para uma imersão total

A Renault desenvolveu uma arquitetura eletrónica completamente inovadora no mercado, para modernizar os sistemas de assistência ao condutor e aumentar o conforto da visualização quando está a utilizá-los. O novo Mégane E-TECH Electric vem estrear esta nova tecnologia.

Visto da posição do condutor, é um mostrador digital contínuo, constituído por dois ecrãs que formam um L. O ecrã vertical de 12 polegadas está na consola central do automóvel. “Está na posição ideal para maximizar a visualização e a operação por parte do condutor, tirando pleno partido das suas capacidades multimédia, mas sem ter de desviar os olhos da estrada”, explica Marc. O ecrã horizontal de 12,3 polegadas está integrado no painel de instrumentos, atrás do volante.

Juntos, os dois ecrãs têm 774 cm2 de área. Potenciando, assim, a área de exposição e proporcionando uma experiência exclusiva de imersão. São dignos de uma verdadeira berlina premium e são, simplesmente, os maiores ecrãs que a Renault alguma vez montou num automóvel.

Este feito técnico complementa, na perfeição, a chegada da novíssima plataforma CMF-EV para automóveis elétricos. Graças a ele, os engenheiros conseguiram, por exemplo, mover a unidade de ar condicionado para o compartimento do motor e assim libertar mais espaço na zona do cockpit. Isto tornou ainda possível reduzir a consola central e adotar o ecrã de formato contínuo. Também transferiram o comando da caixa e a interface do sistema MULTI-SENSE para o volante, melhorando a ergonomia e criando mais espaços de arrumação no compartimento entre os passageiros e a zona da consola central.

Numa altura em que os fabricantes de automóveis estão a transferir tudo o que podem para ecrãs, a Renault adotou uma abordagem mais subtil: “Mantivemos os botões por baixo do ecrã central. Desta forma, os comandos mais importantes, como as configurações do ar condicionado, ainda usam uma interação “física”. Esta linha de botões cromados parece natural no cockpit. E evita os botões “falsos”, não utilizados sob a consola, que as gerações anteriores de automóveis tinham frequentemente”.

Estes botões, sem qualquer indicação, eram de opções que não estavam incluídas em alguns níveis de equipamento. No novo Mégane E-TECH Electric, todos os comandos opcionais – tais como o volante aquecido – são acionados através dos ecrãs.

Graças a um revestimento antirreflexo, que utiliza uma avançada tecnologia de micro-persianas, o tablier do novíssimo Mégane E-TECH Electric não tem “pala”.

Os componentes que se vêm juntar a uma experiência nunca antes vista

Tais como nos smartphones de última geração, o ecrã OpenR do novo Mégane E-TECH Electric é fabricado pela Continental, utilizando vidro do tipo Gorilla à base de aluminossilicato. Este é temperado, ultrarresistente aos choques e à prova de riscos. Vem com um revestimento antirreflexo e anti manchas. Um contorno ultrafino protege os bordos da tela. A qualidade do painel TFT, a resolução HD 267 ppi (pixéis por polegada) e o acabamento combinam-se para produzir imagens cristalinas. O ecrã do painel de instrumentos também tem um revestimento antirreflexo e utiliza uma avançada tecnologia de micro-persianas (a mesma utilizada pelos ecrãs dos PC equipados com filtro de privacidade). Isto significa que a “pala” que normalmente protege os mostradores da luz solar já não é necessária – pelo que o design interior é ainda mais elegante. Quanto à luminosidade, “os painéis adaptam-se aos níveis de luz exterior, pelo que são mais fáceis de ler e não cansam o condutor”, assinala Marc.

De dia ou de noite, o condutor nunca se sentirá deslocado. Como um smartphone, o sistema OpenR Link funciona com um sistema operativo (OS) Android, por isso todas as aplicações familiares como o Google Maps estão presentes.

Uma experiência de navegação melhorada pelo ecossistema do google

No novo Mégane E-TECH Electric, a experiência do utilizador é em tudo semelhante à de ter um smartphone incorporado no automóvel. “A ideia é inspirar-se nas melhores práticas a que os clientes já estão habituados a utilizar no seu telemóvel. Assim, não têm de aprender a utilizar um sistema totalmente novo”, acrescenta Marc.

Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay ainda estão disponíveis, mas esta interface foi concebida para evitar ter de utilizar o telefone por completo. Todas as funcionalidades estão na ponta dos dedos dos utilizadores e o sistema OpenR Link funciona através de um sistema operativo (OS) Android, pelo que todas as aplicações conhecidas estão presentes. “Juntámo-nos a um dos gigantes neste campo, a Google, para que pudéssemos aproveitar toda a sua experiência e perícia”. As aplicações instaladas incluem todos os clássicos do ecossistema Google, incluindo o Google Maps. Se os clientes utilizam o Google Maps no seu telefone, obtêm exatamente a mesma experiência no ecrã do seu automóvel – mas melhor. O ecrã é seis vezes maior do que um ecrã médio de um smartphone. E é, definitivamente, muito mais conveniente quando se está ao volante”.

O Google Maps também foi otimizado para automóveis elétricos, incluindo, por exemplo, um planeador de rotas especificamente para estes. Este planeador pode, em tempo real, ter em conta dados do automóvel, informação meteorológica e outras variáveis para sugerir uma paragem numa dada estação de carga, dizer ao condutor qual será o nível de carga da bateria à chegada a essa mesma estação e dizer-lhe, até, quanto tempo demorará a carregar a bateria. Pode, por fim, estimar o nível de carga da bateria quando o automóvel chegar ao seu destino.

Há uma outra grande vantagem: os mapas são atualizados regularmente, por isso, são cada vez mais exatos e precisos. Marc acrescenta: “Milhões de utilizadores estão a enriquecer a base de dados do Google, para a melhorar permanentemente. Este sistema está “vivo” e evolui a toda a hora”.

Este sistema OpenR Link tira pleno partido dos 10 anos de experiência da Renault na tecnologia a bordo: “Mantivemos o conceito geral do Renault Easy Link, mas utilizámos também o que estávamos a aprender com os nossos clientes. Concentrámo-nos na simplificação. Hoje em dia, 90% das características de que necessitam todos os dias estão apenas a um ou dois cliques de distância. E tudo é visível no ecrã: não há páginas escondidas”.

Tecnologia de ponta: a Renault juntou-se aos especialistas

Além de trabalhar com o Google para melhorar a interface do software nos novos ecrãs, a Renault juntou forças com os melhores parceiros da indústria no fabrico e fornecimento dos componentes mais fiáveis e com melhor desempenho do mercado. “A Renault atingiu padrões que quase nunca antes foram vistos, no que respeita às dimensões do hardware e à capacidade de resposta dos ecrãs”, resume Marc.

Em relação ao hardware, a Renault, por exemplo, escolheu os especialistas americanos da Qualcomm, que forneceu a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit, construída em torno de um processador ultra-eficiente que tem uma acrescida capacidade para lidar com aplicações futuras. Como resultado, o movimento no ecrã é sete vezes mais suave do que com a geração anterior.

O Grupo Renault e a Qualcomm assinaram, a 4 de janeiro, no CES 2022, em Las Vegas, um acordo para estender a sua colaboração. A Renault vai aproveitar o Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm para equipar a próxima geração de automóveis da Renault, com as mais recentes soluções conectadas e inteligentes. Por outras palavras, a Qualcomm, está a trazer a sua experiência na conectividade, nos cockpits digitais e na visualização, a sua plataforma de serviços, bem como na assistência ao condutor – incluindo a condução autónoma.

No entanto, os ecrãs, a capacidade de processamento e todo o sistema também requerem alguma forma ou “inteligência” por detrás da interface homem-máquina (HMI). Para isso, a Renault abordou a multinacional sul-coreana LG Electronics que, por exemplo, desenvolveu a plataforma de software que permite emparelhar os dois ecrãs do automóvel, para que o condutor possa, por exemplo, exibir os mapas da navegação no ecrã da instrumentação atrás do volante.

Tal como todos os outros elementos do habitáculo, o volante do novo Mégane E-TECH Elétrico foi concebido tendo em vista a utilização. Combina o prazer de condução com a legibilidade da instrumentação.

Enfrentar os desafios com ideias ousadas

A grande questão era como combinar os melhores serviços multimédia no habitáculo de um automóvel sem sacrificar a comodidade e o conforto do condutor. E os engenheiros e designers da Renault que trabalham no novo Mégane E-TECH Electric apresentaram várias ideias arrojadas para encontrar o lugar perfeito para cada elemento.

Por exemplo, as saídas de ventilação: encontrar um lugar para estas foi complicado devido às generosas dimensões dos ecrãs. O ecrã central vertical, por exemplo, impedia que o ar fluísse adequadamente acima e abaixo dele. Mover o écran para cima não era uma opção. Para contornar isto, ou seja, manter o design nivelado e, ao mesmo tempo, manter os passageiros confortáveis, a Renault integrou as abas nas aberturas de ar. Assim, estas posicionam-se discretamente entre os dois ecrãs, e dirigem os fluxos de ar mais eficazmente pelo compartimento dos passageiros.

O posicionamento das aberturas de ventilação – e em particular a que se encontra entre os dois ecrãs – foi um dos principais desafios enfrentados pelos designers do novo Mégane E-TECH Electric.

Havia outro grande desafio: o volante. Ou melhor, conseguir atingir o equilíbrio entre a usabilidade e as dimensões. O objetivo era incluir neste o maior número possível de botões, para manter a consola central o mais simples possível, mas sem com isso impedir o condutor de ver toda a informação no ecrã do painel de instrumentos. Assim, os designers optaram por um volante mais pequeno, quadrado e ligeiramente mais plano no centro, para manter o prazer da condução e o ecrã do tablier totalmente legível.

Por último, a colocação do ecrã central foi complicada: implicou, essencialmente, a montagem do maior ecrã vertical que a Renault alguma vez concebeu numa arquitetura totalmente nova. “Era arriscado de um ponto de vista estilístico, porque o ecrã da instrumentação era horizontal e o outro não,” explica Marc. No entanto, insistiu que o ecrã central fosse vertical – porque é o que a Renault tem vindo a fazer desde 2014. “Foi uma escolha e tivemos de a aceitar. Já o tínhamos feito antes no Espace e no Clio, e decidimos fazê-lo novamente com o novo Mégane E-TECH Electric. Porque estamos certos de que é a melhor opção quando se trata de clareza na visualização, especialmente para a assistência ao condutor e todo o sistema de navegação”. Porquê na vertical e não na horizontal? “Quando se está a navegar, é preciso saber o que se passa à tua frente, não ao teu lado! E, quando se percorre uma longa lista de músicas no Spotify ou no Deezer, o ecrã vertical permite visualizar muitas mais com um único movimento,” remata Marc.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorSergio Mattarella, Presidente da República Italiana, regressa ao Palazzo del Quirinale a bordo do Lancia Flaminia Presidencial
Próximo Os perfis mais procurados e mais bem pagos em Portugal | 2022

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.