Esta aposta total na gama Recharge, a que se referem os automóveis plug-in hybrid e 100% elétricos da Volvo, justifica-se pela sua forte aceitação no país, onde, em 2021, representaram já 96% das vendas totais.
De acordo com os dados da Information Council for the Road Traffic – Norway, o ano transato, apenas 12% das viaturas novas matriculadas na Noruega não tinham qualquer componente de eletrificação sendo a taxa de modelos 100% elétricos de uns impressionantes 65%.
A transformação elétrica deste país nórdico tem sido incrivelmente rápida. A mudança tem sido alavancada por vários incentivos fiscais, estacionamentos gratuitos para modelos elétricos e suportada por um número crescente de estações de carregamento. A somar aos benefícios, os automóveis elétricos podem também circular nas vias exclusivas para transportes públicos. A tendência será para continuar a aumentar uma vez que o parlamento norueguês já decidiu que, a partir de 2025, só serão permitidas vendas de novos automóveis que produzam emissões zero.
Os automóveis elétricos são o segmento que mais cresce. Continuamos a colocar a Volvo na vanguarda da eletrificação para se tornar uma marca cada vez mais relevante e empolgante.
Rita Kristin Broch - MD - Volvo Car Norway
Recorde-se que a Volvo Cars pretende tornar-se um fabricante de automóveis totalmente elétricos até 2030 e planeia lançar uma nova família de automóveis 100% elétricos nos próximos anos, o que é um dos planos de eletrificação mais ambiciosos da indústria automóvel. Este é um passo para a ambição de se tornar uma empresa neutra para o clima até 2040, à medida que trabalha para reduzir consistentemente as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor. O mercado norueguês tem sido, de facto, um excelente case study que comprova o sucesso desta estratégia, sendo que, em Portugal, a aceitação tem tido uma tendência crescente com a taxa de comercialização de modelos eletrificados a ser já superior a 50% do total das vendas da marca.