A extensa ofensiva de modelos da Opel está a ganhar força em toda a Europa Ocidental[1], tendo a marca sediada em Rüsselsheim visto crescer a sua quota de mercado em 2021, de acordo com os dados oficiais publicados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA – European Automobile Manufacturers Association). Apesar da continuidade da pandemia de COVID-19 e da escassez global de semicondutores, a quota de mercado dos automóveis de passageiros da Opel subiu para 4,3%, mais 0,1 pontos percentuais em relação a 2020.
“Temos uma das gamas de produto mais jovens do mercado e contamos com excelentes propostas nos modelos Corsa ou Mokka – incluindo as suas versões elétricas a bateria”, afirmou o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz. “Estamos agora numa posição ideal para avançarmos com a ofensiva e aumentar, ainda mais, a nossa quota de mercado. Esperamos uma maior dinâmica com os lançamentos dos nossos novos Astra e Astra Sports Tourer, juntamente com o novo Grandland, três recém-chegados modelos, que também contarão com as emocionantes variantes híbridas desde o lançamento comercial.”
A melhoria da performance da Opel está alicerçada num forte desempenho na Alemanha, onde a marca do Blitz foi a grande vencedora entre os construtores de volume. A Opel alcançou uma quota de mercado de 6,2% em 2021, com um total de cerca de 162.000 automóveis recém-matriculados nesse seu importante mercado doméstico, e aquele que é o maior mercado automóvel da Europa. Este valor representa um aumento de quase 1,2 pontos percentuais face a 2020.
O Opel Corsa teve um contributo muito significativo para o sucesso da marca no seu mercado doméstico, registando uma elevada procura. Só na Alemanha, a sexta geração do pequeno ‘best-seller’ registou cerca de 50.000 unidades vendidas em 2021, tornando o Corsa no mais popular modelo entre os pequenos utilitários do mercado alemão, ao longo dos últimos 12 meses.
Também no Reino Unido o Corsa suportou o desempenho da Vauxhall. Com quase 41.000 unidades vendidas em 2021, o pequeno utilitário assumiu a posição de novo modelo mais vendido no Reino Unido. Outras excelentes notícias no Reino Unido derivam do facto de o Vivaro-e ter sido o VCL elétrico a bateria mais vendido em 2021 e a Vauxhall a marca número um no mercado dos veículos comerciais ligeiros elétricos.
[1] EU 14 + EFTA + Reino Unido
Crescimento da Opel também em Portugal em 2021
O sucesso da Opel teve também eco em Portugal no ano findo, um mercado onde a marca alemã matriculou um total de 7.066 unidades, volume que lhe garantiu o regresso ao restrito grupo das dez marcas preferidas pelos clientes portugueses. Tendo subido duas posições face a 2020, a Opel registou uma quota de mercado superior em 0,2 pontos percentuais face à do ano anterior (4,03% vs 3,82%), conforme expresso nas tabelas oficiais recentemente difundidas pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
Particularizando e no que se refere ao mercado de veículos de passageiros, a marca cresceu 12,82% em volume, fruto das 5.273 viaturas matriculadas, registando uma quota de 3,60%. Em complemento, a Opel matriculou 1.793 veículos comerciais ligeiros, garantindo uma quota de 6,23% e a sexta posição neste mercado em particular.
Entre toda a gama que, em 2021, contribuiu para o sucesso da Opel – Corsa, Crossland, Mokka, Astra, Grandland, Insignia, Zafira Life, Combo Life (passageiros) e Combo, Vivaro e Movano (VCL), bem como, na maioria dos casos, as respetivas versões eletrificadas – houve um modelo que se destacou, num segmento de enorme sucesso em Portugal. O novo Opel Mokka, modelo lançado em abril de 2021, a competir no forte segmento B-SUV, permitiu à Opel registar, em conjunto com o Crossland, uma significativa fatia de 29,7% das vendas totais de viaturas de passageiros da marca, neste segmento.
Numa altura em que o ano de 2022 está a dar os seus primeiros passos, a oferta eletrificada da Opel abrange uma parte já bastante significativa da sua gama de propostas, quer com modelos 100% elétricos (Corsa-e, Mokka-e, Zafira-e Life e Combo-e Life, de passageiros, e Combo-e, Vivaro-e e Movano-e, para o mercado VCL), quer com modelos híbridos ‘plug-in’ (novos Astra 5 portas e Grandland). Recorde-se que a Opel assumiu o compromisso de, a partir de 2028, apenas passar a comercializar veículos novos 100% elétricos, dois anos antes do prazo limite estabelecido pelas entidades oficiais.