Os consumidores mostram maior interesse em anúncios “engraçados” (47,6%), com uma “história por trás” (14,4%), com uma boa música (13,9%), diretos ao assunto (13,4%), emotivos (7,8%) e, por fim, com temas focados na inclusão e sustentabilidade (2,9%).
De acordo com os dados recolhidos, 81,4% dos consumidores afirmam que conseguem identificar uma marca com facilidade quando assistem a um anúncio. Por oposição, os 18,6% que mostram dificuldade na identificação de uma marca deve-se à apresentação da mesma apenas no fim (39,4%) e por deter uma mensagem generalista (22,1%).
Este estudo revela que a Coca-Cola é a marca que, até ao momento, apresentou um anúncio mais memorável (Camião de Natal), seguindo-se Pingo Doce (5,4%), Ferrero (4,9%), Vodafone (4,0%) e NOS (3,2%). Foram mencionadas outras como Continente, MEO, Calzedonia e McDonald’s.
15,3% dos inquiridos refere a música como o fator principal que permitiu a identificação imediata da marca. Entre outros fatores distintivos estão o slogan (12,3%), uma ideia criativa (11,7%), as vezes que é repetida (10,6%) e lembranças de infância (10,2%).
Já no que diz respeito aos anúncios de Natal, o Pingo Doce (13,7%) destacou-se como o anúncio mais memorável de 2021: “Pingo Doce, quem trouxe”. A NOS (11,9%), o LIDL (7,8%), a Vodafone (7,6%) e a MEO (6,1%) são outras marcas que se destacaram com os seus anúncios de Natal.
Cerca de 67,8% dos consumidores indicam que vão ter em consideração como opção de compra as marcas com anúncios mais memoráveis, sendo que 25,0% revela expectativas para estas marcas, ficando a aguardar uma nova versão da publicidade.