O concept Citroën Autonomous Mobility Vision e o Citroën AMI viajaram até ao CES, em Las Vegas, para surpreender e impressionar os visitantes, destacando a perícia e inovação da Citroën em relação aos desafios atuais e futuros da mobilidade.
A mobilidade urbana está a mudar. Para reduzir as suas pegadas de carbono, as grandes cidades estão a restringir o acesso aos veículos mais poluentes. Isto exige a criação de soluções de mobilidade sustentável relevantes e adaptadas às necessidades dos utilizadores que procuram veículos mais limpos, mais seguros e mais acessíveis.
Para a Citroën, a mobilidade do futuro pode ser limpa, partilhada, autónoma e conectada. O concept Citroën Autonomous Mobility Vision incorpora perfeitamente esta filosofia ao fornecer aos utilizadores transportes personalizados com as experiências e serviços correspondentes. Os utilizadores já não são obrigados a concentrar-se na condução. Em vez disso, a Citroën permite-lhes beneficiar de tempo livre e desfrutar da sua experiência de viagem.
O AMI é parte integrante da estratégia de eletrificação da Citroën. Encontrou o seu lugar no mercado da micro mobilidade ao criar um novo segmento, o de quadriciclo elétrico de dois lugares, com dimensões ultracompactas, acessível (em termos de idade e de preço) e protetor. Constitui uma alternativa aos veículos de duas rodas e aos transportes públicos, oferecendo uma multiplicidade de utilizações, podendo ser partilhado pelas famílias quando os adolescentes concordam em deixar os seus pais assumir o volante.
“As deslocações são parte integrante da nossa vida social e profissional, na medida em que todo o nosso ambiente é estruturado com base no transporte. É vital prepararmo-nos agora para as necessidades de mobilidade de amanhã. Como tal, a mobilidade elétrica e a mobilidade autónoma são fundamentais no nosso pensamento e nos nossos avanços tecnológicos. O novo ‘concept’ Citroën Autonomous Mobility Vision poderia redefinir o panorama das viagens urbanas, tornando-as partilhadas, elétricas, autónomas e conectadas. Quanto ao AMI, este pequeno fenómeno da mobilidade elétrica já conquistou mais de 14.000 clientes na Europa desde o seu lançamento em meados de 2020 e criou um novo segmento, colocando-se entre os veículos de duas rodas e os automóveis. Satisfaz novas necessidades, bem como uma nova geração de clientes que procuram mobilidade e liberdade individual, particularmente os adolescentes e os jovens adultos“.
Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën
O CONCEPT CITROËN AUTONOMOUS MOBILITY VISION ANTECIPA A MOBILIDADE URBANA PARTILHADA E AUTÓNOMA DO FUTURO
Com o concept Citroën Autonomous Mobility Vision, a Citroën prepara-se para as necessidades de mobilidade urbana do futuro e aproveita o seu know-how tecnológico para aumentar o bem-estar dos utilizadores, respeitando o ambiente e otimizando os fluxos de tráfego nas cidades.
O objetivo deste concept autónomo open-source é libertar o tráfego urbano de uma forma inventiva e trazer aos utilizadores uma experiência original e serena que cuide de todas as suas necessidades. Para otimizar os fluxos de tráfego urbano, uma frota de robôs autónomos e conectados – os Citroën Skates – dissociados dos Pods que transportam, irão circular em vias especiais, perfeitamente integradas na paisagem urbana. Os Skates são vetores de mobilidade que permitem aos Pods, criados por várias empresas de serviços, posicionarem-se na sua plataforma. Os utilizadores desfrutam de acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao serviço da sua escolha. Podem, por exemplo, beneficiar de um ambiente relaxado para ler um livro, ver um vídeo, ouvir música enquanto bebem uma bebida ou praticar desporto enquanto viajam do ponto A para o ponto B.
Esta solução partilhada e autónoma apresenta uma série de vantagens. Reduz o tráfego nas grandes cidades e, como veículo elétrico, reduz as pegadas de carbono. Também propõe múltiplas utilizações e é muito menos dispendiosa do que um veículo autónomo individual. A disseminação desta abordagem baseia-se na utilização otimizada dos recursos enquanto se trabalha em todo o ecossistema, com Pods, Skates da Citroën, vias especiais e gestão de frotas.
CITROËN AMI, UM OBJETO ORIGINAL DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM CRESCENTE SUCESSO NA EUROPA
O AMI encarna perfeitamente os valores de inovação da Citroën, o compromisso com os desafios da sociedade e a sua determinação de proporcionar uma mobilidade isenta de emissões de CO2.
O objeto de micro mobilidade criou um novo segmento no mercado através das suas características distintivas: acessibilidade (a partir dos 16 anos em Portugal, com licença de condução “AM”) e preço; dimensões compactas que facilitam a condução e o estacionamento e que permitem acomodar confortavelmente duas pessoas lado a lado; carregamento simplificado em apenas três horas através de uma tomada convencional de 220 V; e o seu aspeto protetor (contra impactos e mau tempo) e personalidade encantadora.
O Citroën AMI é um verdadeiro fenómeno popular. Isto reflete-se na sua grande legião de fãs, que se construiu em apenas alguns meses, composta por clientes que expressam os seus pontos de vista nos meios de comunicação social, falam das melhores práticas e partilham dicas sobre como personalizar o AMI. O sucesso do AMI na Europa excedeu as nossas expectativas. Já foram feitas mais de 14.000 encomendas desde o seu lançamento e 80% dos clientes são novos na Citroën.
Este sucesso deve-se também a todo um ecossistema desenvolvido especialmente para o AMI, incluindo um percurso de cliente totalmente digital, desde a sua descoberta e compra online, até às entregas ao domicílio, em conjunto com todos os novos canais de distribuição que complementam os nossos Concessionários Citroën aderentes.