A equipa CUPRA ABT XE terminou a primeira temporada do campeonato Extreme E na quinta posição absoluta, depois de uma intensa luta pelos primeiros lugares no Jurassic X Prix, último evento do ano, realizado em Dorset (Reino Unido). Foi a corrida mais intensa do calendário, com chuva, nevoeiro, lama e umas condições de visibilidade muito complicadas.
Mattias Ekström e Jutta Kleinschmidt mostraram o bom ritmo do e-CUPRA ABT XE1 ao longo do fim de semana: foram segundos nos treinos e ficaram em quarto na classificação, o que levou a equipa a participar na Semifinal 2. O segundo lugar teria sido suficiente para a CUPRA se qualificar para a grande final, mas um infeliz incidente com um rival quando Ekström estava ao volante, causou graves danos mecânicos no e-CUPRA ABT XE1.
Como resultado, a equipa teve de se contentar com a terceira posição na Semifinal 2 e não conseguiu aceder à final, onde pretendia lutar para melhorar o segundo lugar alcançado há dois meses no evento na Sardenha (Itália).
“Foi um ano desafiante, em que descobrimos um campeonato totalmente novo. É por isso que nos orgulhamos de toda a equipa CUPRA ABT XE e, claro, dos nossos pilotos, Mattias e Jutta, que fizeram um grande trabalho”, disse Xavi Serra, responsável da CUPRA Racing. “Acabámos em quinto lugar na temporada, mas sabemos que temos potencial para muito mais, é assim que as corridas são! Na Sardenha conseguimos o nosso primeiro pódio, e estou certo de que em 2022 conseguiremos muitos mais. Isto acabou de começar…”
Extreme E: A aventura continua em 2022
Após esta época de aprendizagem, a equipa CUPRA ABT XE continuará a competir em 2022 na Extreme E. A CUPRA continuará a trabalhar em estreita colaboração com o seu parceiro ABT para pôr em prática todo o conhecimento adquirido durante esta campanha desafiante.
Durante este ano, a Extreme E competiu em alguns dos lugares mais extremos do mundo que, além disso, estão ameaçados pelas alterações climáticas. Desde o deserto de Al-Ula, na Arábia Saudita, passando pelo Lago Rosa no Senegal, Gronelândia, à ilha da Sardenha em Itália, até à Costa Jurássica, no sudoeste do Reino Unido. O campeonato tem colaborado com organizações locais em projetos de investigação e lançou ações para proteger os ambientes em que tem competido.
A temporada 2022 do Extreme E arranca no fim de semana de 19 e 20 de fevereiro na Arábia Saudita. Posteriormente, serão realizados mais quatro eventos, em locais que não foram ainda revelados, com exceção da final, que terá lugar no Chile no final de novembro.