Os Estados Unidos e a China hospedam várias empresas concorrentes com alcance global com o objetivo de afirmar o domínio em vários setores. No entanto, as empresas americanas parecem estar prosperando, registrando altas avaliações.
De acordo com dados compilados pela Finbold, as dez maiores empresas americanas de capital aberto têm uma capitalização de mercado cumulativa de $ 12,82 trilhões em 21 de dezembro de 2021. A avaliação é pelo menos cinco vezes maior do que as dez principais contrapartes da China que têm uma capitalização de mercado de $ 2,54 trilhões .
A gigante da tecnologia Apple está em primeiro lugar com uma capitalização de mercado de US $ 2,7 trilhões, seguida pela Microsoft com US $ 2,4 trilhões, enquanto a Alphabet é a terceira com US $ 1,8 trilhão. A Amazon está em quarto lugar, com US $ 1,6 trilhão, seguida pela Meta, com US $ 905,3 bilhões.
Outras empresas com alta avaliação nos EUA incluem Tesla ($ 903,7 bilhões), Nvidia ($ 690,7 bilhões), Berkshire Hathaway ($ 648,6 bilhões), United Health ($ 455,6 bilhões) e JPMorgan Chase ($ 454,9 bilhões).
Na China, a Tencent é a maior empresa com uma avaliação de US $ 529,2 bilhões, seguida por Kweichow Moutai com US $ 401,2 bilhões, com a gigante do comércio eletrônico Alibaba ocupando o terceiro lugar, com US $ 311,7 bilhões. O ICBC está em quarto lugar, com valor de mercado de US $ 242,2 bilhões, seguido por CATL, com US $ 220,7 bilhões.
Outras empresas chinesas com alta avaliação incluem CM Bank ($ 200,2 bilhões), China Construction ($ 171,1 bilhões), Meituan ($ 166,8 bilhões), Agricultural Bank of China ($ 157,4 bilhões) e Wuliangye Yibin ($ 140,9 bilhões).
Os EUA dominados por empresas de tecnologia
O relatório reconhece que as empresas americanas são dominadas por empresas de tecnologia que experimentaram um crescimento significativo nos últimos meses. De acordo com o relatório da pesquisa:
“A valorização vem depois que o setor de tecnologia experimentou um crescimento sem precedentes inspirado pela pandemia. Os stocks da indústria ganharam destaque à medida que seus produtos ofereceram aos consumidores os meios para navegar pelos bloqueios iniciados para controlar a crise de saúde.”
As empresas americanas também contam com um grande mercado interno, um grande PIB e uma linguagem homogénea. Curiosamente, apesar da China ostentar uma população significativamente maior, o mercado interno parece ter influência mínima na avaliação das empresas.