Num contexto de mercado automóvel que permanece extraordinariamente complexo e condicionado, a PEUGEOT foi a marca automóvel mais vendida em novembro, em Portugal, tendo liderado de forma destacada as três vertentes do mercado – de Ligeiros (VP+VCL), de Veículos de Passageiros (VP) e de Comerciais Ligeiros (VCL) -, individualmente e no seu conjunto.
Neste penúltimo mês de 2021, a PEUGEOT comercializou 2.150 unidades VP + VCL, registando um aumento de 13,4% no volume de vendas comparativamente a novembro de 2020, o que se traduziu numa robusta quota de mercado de 15,9%, numa subida de 2.9 p.p. Em contraciclo, o mercado português caiu 7,3% face ao mês homólogo do ano passado.
A boa aceitação da PEUGEOT no mercado português resulta de uma estratégia assente em plataformas tecnológicas de última geração, apostadas na transição energética e na descarbonização, na subida de posicionamento da Marca com uma gama renovada de modelos que cativam os consumidores e numa rede de Concessionários que responde particularmente bem às expectativas dos clientes.
Em matéria de Canais, e como é característico na Marca, as unidades vendidas privilegiam os canais de maior valor, como o dos Particulares e o das Empresas.
Particularizando, no mercado de Veículos de Passageiros, onde também ocupa o 1º lugar, a PEUGEOT teve um crescimento de 19,2% e registou 1.605 novas matrículas em novembro, que representam uma quota de mercado de 14,7% (contra 11,4% em igual mês de 2020).
Relativamente ao mercado de VCL, a PEUGEOT também assumiu o papel de líder de vendas, com 545 unidades matriculadas, correspondendo a uma fatia de 20,7% do mercado (+1,1 p.p. face ao período homólogo).
Liderança acumulada PEUGEOT em 2021
Os resultados alcançados em novembro fazem com que a PEUGEOT fortaleça os números acumulados dos dez meses anteriores do presente ano, que lhe atribuem a liderança no mercado VP e no mercado absoluto VP+ VCL.
Com um total de matrículas 5% superior ao registado nos 11 primeiros meses de 2020 – 20.428 unidades vs 19.453 unidades – a PEUGEOT vê agora reforçada a sua quota de mercado, que sobe para os 12,8%. Isto numa realidade em que o mercado acumulado apenas cresce, à data, 2,9%.
Para este resultado contribui, em especial, o crescimento em volume de 8,6% no domínio dos VP, um total de 15.761 matriculas que representam uma quota de mercado de 11,8%. No mercado VCL, a PEUGEOT regista 4.667 unidades matriculadas de janeiro a novembro de 2021, para uma quota de 18,3%.
É de realçar que este desempenho comercial que posiciona a PEUGEOT como a campeã de vendas em Portugal ocorre quando a marca se prepara para receber um dos lançamentos mais importantes do ano 2022, os novos 308 e 308 SW.
A referência nos subsegmentos BEV, SUV e na oferta plug-in
Com soluções perfeitamente adaptadas às novas necessidades dos clientes e uma ampla oferta eletrificada, a PEUGEOT cativa os consumidores dos diferentes segmentos.
Dando corpo à estratégia Power of Choice da marca neste período de transição energética, a PEUGEOT é a líder, em termos absolutos, do mercado BEV, reservado aos modelos 100% elétricos, com 1.371 unidades vendidas dos modelos e-208, e-2008, e-Rifter e e-Traveller/e-Expert, e uma quota de mercado de 11,9%.
No mercado dos híbridos plug-in, e nos 11 meses de 2021, a PEUGEOT comercializou 985 unidades das gamas 3008, 508 e 508 Peugeot Sport Engineered, alcançando uma quota de 6,9%, e é a marca líder entre os construtores generalistas.
Outro segmento onde a PEUGEOT afirma a sua liderança em Portugal é o dos SUV, fruto dos resultados dos novos 2008, 3008 e 5008, que somam à data 8.896 vendas e dão à marca uma liderança destacada com uma quota de mercado superior a 15,5%.
Com uma carteira de vendas muito equilibrada entre os seus diversos modelos das suas gamas, a PEUGEOT apresenta em 2021 o seguinte top-3 de modelos mais vendidos: PEUGEOT 2008 (5.845 unidades), PEUGEOT 208 (4.282 unidades) e PEUGEOT 3008 (2.343 unidades) nos VP, sendo o Partner (3.798 unidades), modelo produzido no Centro de Produção Stellantis de Mangualde, o líder destacado entre os VCL da marca e do mercado nacional.