Ë-C4 GANHA EM AUTONOMIA GRAÇAS A EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Desde o seu lançamento que o ë-C4 já apresentava uma excelente autonomia, graças a um conjunto de opções tecnológicas aplicadas no modelo, tais como a integração de pneus classe “A+”, que reduzem a resistência ao rolamento e aumentam a eficiência. Desde outubro têm sido feitos novos progressos no ë-C4 com desenvolvimentos tecnológicos que permitem aumentar a sua autonomia, alcançado no ciclo WLTP, 357 km, mais 7 km face ao registo anterior. É, em especial, em utilização real que o Citroën ë-C4 evolui, com uma autonomia que pode ser aumentada em cerca de 30 km, dependendo das condições de utilização da viatura (temperatura exterior, tipo de estrada, modo de condução, etc.).
O motor elétrico de 100 kW (136 cv) e a bateria de 50 kWh, que equipam os veículos da plataforma e-CMP, permanecem inalterados, mas várias evoluções otimizam o seu desempenho:
- A adição de um sensor higrométrico, associado à nova calibração da bomba de calor, permite otimizar a gestão do aquecimento e do ar condicionado e, assim, poupar a bateria;
- O sistema de transmissão também foi otimizado graças a uma nova relação de ponta e a uma mudança de velocidade do sistema redutor, que otimiza a autonomia de condução.
A motorização elétrica do C4 está a registar um cada vez maior sucesso na Europa, sendo que, em outubro último, o ë-C4 já representava 32,5% do mix de vendas elétrico/térmico.

CITROËN ACOMPANHA OS CLIENTES B2C E B2B PARA UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO C5 AIRCROSS HYBRID PLUG-IN
A ambição da Citroën é inovar constantemente para oferecer produtos e serviços que facilitem o acesso à mobilidade e promovam uma melhor experiência global. Para ajudar os seus clientes B2C e B2B a otimizar a utilização dos seus híbridos plug-in e o conforto que proporcionam, a Citroën está a implementar soluções como o Plug-in-Reminder e o PHEV Connect.
PLUG IN REMINDER
Desde o passado mês de outubro que os utilizadores do C5 Aircross Hybrid, nos mercados de França e do Reino Unido, têm sido alertados pelo seu veículo caso não façam recarregamentos regulares. Esta alteração faz parte de uma atualização automática over-the-air do software do veículo, não obrigando, por isso, a uma deslocação a um Concessionário Citroën. Esta medida destina-se a ajudar os clientes a otimizar a performance dos seus modelos híbridos plug-in e a reduzir, ainda mais, o impacto no ambiente. Os nossos estudos são encorajadores no que diz respeito à utilização dos nossos clientes, e os dados atuais demonstram que 55% das viagens de menos de 40 km são feitas apenas em modo elétrico e que 52% dos clientes já recarregam o seu veículo uma ou duas vezes a cada 100 km. A ideia é fazê-los ir ainda mais longe, para obter o pleno benefício de uma solução recarregável.
O Citroën C5 Aircross Hybrid está equipado com uma bateria de 13,2 kWh que lhe dá uma autonomia elétrica e sem emissões de 55 Km (ciclo WLTP). O dispositivo funciona com base no computador de bordo que analisa as viagens, o estado de carga da bateria e o número de carregamentos efetuados, apresentando as notificações sob a forma de mensagens no ecrã tátil do veículo. Inicialmente, após cinco dias e dez viagens feitas sem que o veículo tenha sido ligado à corrente, o software emitirá uma notificação por dia através do ecrã tátil. Caso o veículo não seja carregado ao final de 30 dias, a notificação aparece duas vezes por dia durante a utilização do veículo.
Este dispositivo será lançado em outros países no início de 2022 e também fará parte do equipamento do próximo modelo topo de gama da marca, o novo C5 X Plug-in Hybrid.
PHEV CONNECT
O PHEV Connect é um novo serviço conectado dirigido aos gestores de frotas de veículos híbridos plug-in, que se destina a apoiá-los na transição energética, reduzindo os custos e as emissões de CO2 das suas frotas. O sistema baseia-se na caixa telemática Citroën Connect Box para transmitir as informações de cada veículo.
O PHEV Connect fornece aos gestores de frotas informações precisas sobre a utilização dos veículos da sua frota, permitindo-lhes agir sobre os comportamentos dos condutores. Os gestores de frotas têm acesso a um ecrã na plataforma de gestão PHEV Connect com as seguintes informações sobre a sua frota:
- Percentagem de utilização da frota de veículos em modo elétrico e híbrido,
- Frequência de carregamento,
- Consumo de combustível e ligações para carregamento para o conjunto da frota e por veículo,
- Ganhos potenciais gerados por um melhor comportamento de condução ou uma melhor taxa de ligação aos postos de carregamento.
Estas informações ajudam os gestores de frotas a melhorar o seu Custo de Utilização (TCO), apresentando conselhos personalizados aos seus utilizadores para maximizar a utilização do modo elétrico, carregar o seu veículo com mais frequência e adaptar o seu modo de condução. Este painel de bordo também ajuda o gestor a construir uma oferta de mobilidade em linha com a utilização de veículos híbridos.
O sistema PHEV Connect foi lançado nos 10 maiores mercados europeus em março de 2021, abrangendo já mais de 7.400 veículos.