Facebook continua a ser a rede social mais usada para seguir a atividade de marcas e empresas, mas está a perder quota para o Instagram. Continente, Lidl e Nike são as marcas que mais utilizadores de redes sociais dizem acompanhar
O hábito de seguir marcas ou empresas através das redes sociais está bastante generalizado entre os portugueses com perfil criado nestas plataformas. Segundo os dados da edição deste ano do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 55,1% dos utilizadores de redes sociais em Portugal assume acompanhar a atividade de marcas e empresas nas redes sociais, o que representa um acréscimo de 3.5 pontos percentuais face aos dados de 2020.
Este crescimento verifica-se ainda noutro indicador do estudo da Marktest: em média, os inquiridos referem seguir 30 entidades, entre empresas, instituições, marcas e grupos de interesse. Ou seja, na comparação com as conclusões de 2020, os utilizadores de redes sociais em Portugal seguem agora, em média, mais 6 entidades do que no ano passado.
O Facebook continua a ser a rede mais relevante para seguir marcas nas redes sociais, mas tem perdido quota para o Instagram: enquanto o número de referências ao uso do Facebook para seguir marcas ou empresas recuou de 83,5% para 78,1% entre 2020 e 2021, no Instagram esse indicador cresceu de 55,4% para 65,8%. Este cenário é ainda mais evidente entre os mais jovens, onde o Instagram é já a rede mais referida para este efeito, com níveis de 72.7% entre os 15 e os 24 anos e de 76.0% entre os 25 e os 34 anos.
No que respeita às atividades mais seguidas, o sector da “Restauração e Culinária” é aquele que atrai mais fãs nas redes sociais, com um total de 56% de referências por parte dos inquiridos.
É por isso sem surpresa que no Top 3 de marcas mais seguidas pelos utilizadores de redes sociais em Portugal surgem duas insígnias de Grande Distribuição: o Continente, indicado por 16,7% dos seguidores de marcas ou empresas nas redes sociais, e o Lidl, com 10% de referências. A Nike, com 9,1%, é a marca que fecha o pódio.
Sobre o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2021”
“Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais e e também entender a relação que estabelecem com as marcas presentes nestes sites e Apps.
A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 1 e 14 de julho de 2021, tendo por base um questionário de autopreenchimento.
A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.
Sobre o Grupo Marktest:
Constituído em 1980, o Grupo Marktest é especializado em estudos de mercado e processamento de Informação. Hoje, é mesmo o grupo Português com maior projeção nacional e internacional na sua área de atuação. A Atividade do Grupo abrange vários segmentos como a medição de audiências de meios, monitorização de investimentos publicitários, estudos regulares (barómetros) nas áreas das Telecomunicações, Banca, Seguros, Distribuição Moderna, Painéis na área da Internet e estudos de pricing e auditoria de retalho. Integrada com estas atividades, o Grupo criou ainda uma forte área de desenvolvimento de software que tem permitido o seu crescimento baseado na qualidade, inovação e afirmação no mercado nacional, bem como numa sustentada expansão internacional.
Saiba mais em www.marktest.com.