Escrito por: Clara Armand-Delille, CEO e fundadora da ThirdEyeMedia
Os portugueses consomem cada vez mais conteúdo digital. Digo isto porque eu, tal como a maioria das pessoas em todo o mundo, acabo por me deixar levar pelo vício das novas tecnologias. A maioria da população global utiliza frequentemente as redes sociais: Whatsapp, Facebook, Instagram ou Youtube. Por este motivo, torna-se imprescindível apostar numa presença estratégica nas redes sociais, com vista a ampliar o alcance da sua mensagem e impactar o público certo.
Numa fase inicial de crescimento do seu negócio, o objetivo é desenvolver a sua história e dar a conhecer o conceito ao seu target que o produto ou serviço que está a oferecer corresponde a uma procura real. Gerar cobertura mediática nesta fase pode contribuir em grande parte para atingir este objetivo. As redes sociais devem ser utilizadas como uma plataforma onde a sua empresa comunica, e devem ser utilizadas como complemento para ampliar a cobertura mediática. Aqui estão três técnicas que pode usar e abusar para otimizar as suas publicações:
- Hashtags – Use as hashtags temáticas apropriadas para alcançar o maior número de pessoas possível,
- Público alvo – Direcione as suas publicações ou campanha para alcançar o público certo;
- Patrocínio – Patrocine as suas publicações para um maior alcance.
Hashtags
Quando a sua empresa é mencionada num artigo num jornal ou revista digital, comece por compartilhar o link para a notícia. Depois identifique todas as pessoas que estão diretamente interessadas: o autor, a publicação, as pessoas citadas, o fundador. Alguns dos seus seguidores vão consultar a publicação no feed, o que já expande muito o seu alcance. Além deste impacto orgânico, com hashtags cuidadosamente escolhidas, alcançará um público mais amplo de pessoas com interesses semelhantes. Em alguns casos, podemos recomendar a criação da sua própria hashtag para uma campanha radicalmente nova ou lançamento de um produto/serviço. Seja criativo e não hesite em aprender sobre as melhores estratégias, existem vários artigos online e vídeos sobre como otimizar as suas publicações com ‘#’ e ‘@’.
Público alvo
Já começou a segmentar utilizando hashtags, mas pode segmentar a sua publicação com mais eficiência. Poste o link em grupos especializados. Não se limite a uma única rede social. Dependendo da natureza da informação que deseja transmitir, fale com a sua rede de contactos no LinkedIn, que cuidadosamente construiu antecipadamente. No Facebook encontra grupos sobre os mais variados temas. E não tenha receio de apostar em redes sociais menos conhecidas. Existem comunidades como o Quora, ou o Reddit, por exemplo, onde também pode publicar conteúdo.
Patrocínio
Independentemente do alcance da notícia publicada, o simples facto de um jornalista ter olhado para a sua jovem empresa é uma garantia de credibilidade na qual deve chamar a atenção. Devido aos algoritmos específicos de cada rede social, nem sempre é fácil gerar visualizações de forma orgânica. Pode valer a pena investir no patrocínio da sua publicação para garantir um maior alcance. No final, poderá medir os resultados do seu investimento diretamente graças às ferramentas de “análise”.
Nos últimos dez anos, as redes sociais tornaram-se parte integrante da estratégia de comunicação: não negligencie o seu alcance e cuide dos seus perfis. Mantenha um tom uniforme, seja leve ou mais sério (mantenha uma linha editorial) e pense em criar visuais homogéneos e apelativos. Desenvolva as suas relações com a imprensa e o seu trabalho dará frutos.