A Alfa Romeo Racing ORLEN beneficiará de uma injeção de talento e entusiasmo na temporada de 2022 com a chegada à equipa do piloto Guanyu Zhou. O jovem chinês, vencedor de múltiplas corridas no Campeonato F2 da FIA, fará a sua estreia na F1 na grelha de partida da primeira corrida da próxima temporada, no Bahrain.
Primeiro piloto oriundo da China na Fórmula 1, Zhou é um pioneiro que escreverá uma página pivotal na história do desporto motorizado do seu país. O seu percurso rumo a Fórmula 1 abarca dedicação e empenho, sem um modelo direto a seguir, mas com firme confiança nas suas próprias capacidades e no apoio inabalável da sua família.
Tendo sido bem-sucedido em todos os patamares da competição ao longo da sua carreira, Zhou, de 22 anos, tem estado no radar da maioria das equipas de F1 há já algum tempo. Terminou no segundo lugar a série F4 italiana em 2015, antes de acumular vitórias em corridas na Euro F3 e F2, a que mais pilotos fornece à Fórmula 1. O ano de 2021, em particular, tem sido marcante para o piloto, ocupando atualmente o segundo lugar no Campeonato de F2, estando pronto a manter-se na luta pelo título nos dois últimos eventos da temporada, na Arábia Saudita e em Abu Dhabi.
Zhou vai juntar-se a uma equipa com grande herança e tradição, completando uma formação altamente competitiva, ao lado de Valtteri Bottas: esta combinação de juventude e experiência estará pronta para impulsionar a Alfa Romeo Racing ORLEN, numa altura em que o desporto abraça um conjunto completamente novo de regulamentos e todas as equipas começam do zero a sua corrida pela glória.
Com um alinhamento completo de pilotos para 2022, a equipa está agora pronta para embarcar nesta nova era com confiança. Bem-vindo à Alfa Romeo Racing ORLEN, Zhou!
Jean Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “A Alfa Romeo tem o prazer de acolher Guanyu Zhou na sua família, o primeiro piloto chinês na Fórmula 1. A decisão de recrutar Zhou foi tomada em total acordo com a equipa Alfa Romeo Racing ORLEN e é o resultado de um objetivo específico e de uma estratégia clara: a de que a Alfa Romeo se torne numa marca premium global. Guanyu Zhou representa uma oportunidade-chave para aproveitar, ao máximo, o potencial oferecido pela plataforma global da F1 e serve como um ponto de entrada privilegiado no mercado chinês, o qual desempenha um papel notável no futuro da Alfa Romeo. Acolher Zhou na equipa representa o poder inclusivo de uma marca que inspira emoções viscerais e universais, partilhadas por todo o mundo”.
Frédéric Vasseur, Team Principal da Alfa Romeo Racing ORLEN: “É um prazer dar as boas-vindas a Guanyu Zhou na Alfa Romeo Racing ORLEN. Ele é um piloto muito talentoso, como os seus resultados na F2 demonstraram, e estamos ansiosos por ajudar o seu talento a florescer ainda mais na Fórmula 1. Estamos orgulhosos da nossa formação para 2022 e estamos confiantes que o Zhou formará uma parceria muito bem-sucedida com o Valtteri. Estamos, também, desejosos de dar as boas-vindas a todos os novos adeptos chineses que se irão juntar à equipa: a Alfa Romeo Racing ORLEN é uma marca histórica e que encarna o espírito da Fórmula 1. Faremos tudo para que a experiência do nosso desporto na China seja a melhor possível”.
Guanyu Zhou, piloto da Alfa Romeo Racing ORLEN para 2022: “Desde muito jovem que sonho em chegar o mais longe possível neste desporto, pelo qual tenho uma grande paixão. Agora o sonho tornou-se realidade. É um privilégio para mim iniciar a minha carreira na Fórmula 1 com uma equipa tão icónica, uma equipa que introduziu tanto talento jovem na Fórmula 1 no passado. Sinto-me bem preparado para o imenso desafio da F1, o auge do meu desporto, juntamente com um talento comprovado e de classe mundial como Valtteri Bottas. Gostaria de agradecer à equipa Alfa Romeo Racing ORLEN por esta oportunidade. No próximo ano, o objetivo será aprender o mais possível e o mais rapidamente possível. Ser o primeiro piloto chinês de sempre na Fórmula 1 é um avanço para a história do desporto motorizado chinês. Sei que muitas esperanças irão recair sobre mim e, como sempre, vou tomar isto como uma motivação para me tornar melhor e chegar mais longe”.