• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023

    Sustentabilidade inspira parceria entre Kia e Federação Portuguesa de Golfe

    21 de Janeiro, 2023

    Volvo é Marca Recomendada do Ano

    19 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023

    Kyndryl recebe reconhecimento da ISG e da Gartner® em Managed Network Services

    24 de Janeiro, 2023

    Parque logístico do Grupo Garland cresce para sul

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023

    SOLYD apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade

    7 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

    23 de Janeiro, 2023

    Didimo traça 5 tendências para o metaverso em 2023

    20 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    Água Monchique e Electrão unidos por um futuro mais sustentável

    5 de Dezembro, 2022

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    Sophos indica previsões de ameaças de cibersegurança em 2023

    25 de Janeiro, 2023

    Ironhack e Wilco lançam experiência imersiva para amantes de Programação

    24 de Janeiro, 2023

    Os 6 grandes desafios enfrentados pelos fornecedores de cloud pública

    21 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

    26 de Janeiro, 2023

    MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

    26 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Estudo»1/3 dos portugueses não toma os antibióticos até ao fim do tratamento. 1/4 da população armazena-os em casa
Estudo

1/3 dos portugueses não toma os antibióticos até ao fim do tratamento. 1/4 da população armazena-os em casa

18 de novembro: Dia Europeu do Antibiótico
17 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Cenário agravado pelo consumo excessivo e desnecessário de antibióticos durante a pandemia.

Fundamentais para a prática da Medicina moderna, quando mal consumidos, os antibióticos são responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes. A manter-se esta tendência, dentro de alguns anos poderemos voltar à era pré-antibióticos, tempo em que ferimentos e infeções simples podiam causar danos consideráveis ou mesmo levar à morte, transformando procedimentos médicos de rotina em procedimentos de elevado risco.

A campanha da Pfizer Portugal “Tome a atitude certa”, para além da chancela científica do GIS – Grupo de Infeção e Sépsis, conta este ano com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, reforçando assim o objetivo de alertar para a utilização excessiva ou incorreta dos antimicrobianos, um comportamento que conduz ao desenvolvimento e à disseminação crescente de bactérias multirresistentes.

“Tome a atitude certa” vai ter uma presença forte nos canais digitais, com principal foco nas redes sociais, e nas redes nacionais de mupis. Inclui-se nas celebrações da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos, marcada para o período entre os dias 18 e 24 de novembro, e tem como público-alvo decisores políticos, administradores hospitalares, médicos e enfermeiros, farmacêuticos, comunicação social e público em geral.

O “Consumo de Antibióticos” em números

Realizado pelo Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, o inquérito “Consumo de Antibióticos” foi lançado no ano passado, no âmbito do Dia Europeu do Antibiótico, com o objetivo de retratar os hábitos, as perceções e comportamentos das famílias portuguesas face aos antibióticos.

  • 73% dos inquiridos confirmaram que tomam antibióticos; dos restantes 27%, cerca de metade (13%), afirmaram nunca ter tido necessidade de tomar antibióticos e os outros 14% recusam tomar antibióticos mesmo quando prescritos pelo seu médico. Dos inquiridos que afirmam tomar antibióticos, 76% só o faz quando prescrito pelo seu médico. São os mais jovens que tomam menos antibióticos, o que é expectável dada a melhor condição geral de saúde.
  • Dos portugueses que tomam antibióticos, cerca de 59% recebeu a indicação para a toma em consultas médicas de ambulatório ou similares, 19% em consultas de emergência, 14% teve o antibiótico prescrito por dentistas e 7% durante internamentos hospitalares.
  • Metade dos inquiridos afirma devolver na farmácia os antibióticos que sobram, mas 30% guarda-os para uma próxima necessidade. 25% diz ter sempre um stock de antibióticos em casa – a esmagadora maioria fruto do último tratamento.
  • Somente 36% da amostra identificou corretamente o propósito dos antibióticos: tratar infeções provocadas por bactérias; 35% afirmou não saber. São as mulheres e os mais jovens que melhor conhecimento demonstram sobre o consumo dos antibióticos: 39% das mulheres face a 33% dos homens identificou corretamente as infeções tratadas por antibióticos, em contraste com apenas 24% dos mais idosos.
  • Dois terços dos inquiridos afirmaram conhecer o conceito de resistência aos antimicrobianos, registando-se um maior desconhecimento na população acima de 65 anos (44%). Para 95% dos que conhecem o conceito, este é um problema sério.

Fonte: Inquérito Nacional “Consumo de Antibióticos | novembro 2020 [em anexo]

Resistência aos antibióticos | Em Portugal e no Mundo

A resistência aos antibióticos é a capacidade dos microrganismos se modificarem, desenvolvendo mecanismos que os tornam resistentes à ação dos antibióticos. O consumo de antibióticos é, atualmente, um dos determinantes principais do desenvolvimento desta resistência. Caso este ritmo se mantenha, dentro de 30 anos os problemas relacionados com a resistência aos antibióticos matarão mais do que o cancro e afetarão pessoas de todas as idades em todo o mundo, com efeitos laterais para a sociedade e o ambiente.

O consumo de antibióticos começa a revelar alguma diminuição no nosso país, mas continuamos acima da média europeia no que toca à sua utilização. Apresentamos uma das mais elevadas taxas de infeções hospitalares da Europa e quase diariamente registamos casos em que pequenos problemas se transformam em situações graves ou mesmo em mortes devido a infeções hospitalares por bactérias multirresistentes. Mais, este tipo de bactérias pode já não estar restrito aos ambientes hospitalares.

A resistência aos antibióticos tem-se revelado uma grave ameaça para a saúde pública. Na Europa, a prevalência de infeções causadas por microrganismos resistentes a antibióticos é igual à soma da prevalência de tuberculose, VIH/SIDA e gripe e há 30.000 mortes associadas a este tipo de infeções por agentes resistentes. Mais de um terço destes casos é causado por bactérias resistentes a antibióticos “de última-linha”. Se não forem tomadas medidas, dentro de 3 décadas a resistência aos antimicrobianos será responsável por mais mortes do que o cancro e a diabetes juntos, o equivalente a cerca de 10 milhões de óbitos por ano, ou seja, uma morte a cada 3 segundos, à escala mundial.

Pfizer – Inovação que transforma a vida dos doentes

Na Pfizer, aplicamos a ciência e os nossos recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. A cada dia, trabalhamos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento para conseguir a prevenção e o tratamento das doenças mais temidas do nosso tempo e responder de forma mais eficaz às necessidades médicas não satisfeitas. O nosso diversificado portfólio inclui medicamentos de uso humano, biológicos, pequenas moléculas e vacinas. Colaboramos com profissionais e autoridades de saúde de forma a garantir o acesso aos nossos medicamentos, procurando assumir uma voz ativa no desenvolvimento e na prestação de cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a todos. Na Pfizer, trabalhamos há mais de 172 anos para fazer a diferença na vida de todos os que confiam em nós. Para saber mais visite www.pfizer.pt  

Leia aqui o “Inquérito Nacional: Consumo de Antibióticos”

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorO plano anunciado pela Stellantis no “EV Day” continua e abrange Portugal
Próximo YOTEL PORTO celebra a época festiva com programas especiais

Relacionados

Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

26 de Janeiro, 2023

DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

25 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Negócios

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

O Prime Group, grupo de empresas de Consultoria de IT e Engenharia, acaba de anunciar…

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023

Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

26 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.