• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    PEUGEOT POLYGON CONCEPT: Chegou o momento de moldar o futuro do prazer da condução

    14 de Novembro, 2025

    Polestar 5 eleito “Melhor Veículo Elétrico” no SAHE 2025

    14 de Novembro, 2025

    Mesmo nas temperaturas mais frias, o novo GLB oferece uma sensação de “Welcome home.”

    13 de Novembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa no Centro custa agora 280.000€, com Santarém e Leiria em destaque

    6 de Novembro, 2025

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025

    Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

    7 de Novembro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025
  • DICAS

    7 dicas práticas para poupar 5 mil euros

    1 de Novembro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Marca centenária propõe um Natal hidratado e perfumado – SUGESTÕES DE NATAL COUTO

    10 de Novembro, 2025

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Michelin celebra sete temporadas de inovação no Campeonato do Mundo FIM MotoE™: termina um ciclo desportivo e é alcançado um feito tecnológico

    14 de Novembro, 2025

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

    16 de Novembro, 2025

    OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

    15 de Novembro, 2025

    2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

    15 de Novembro, 2025

    Galeria Beltrão Coelho expõe mais de 40 medalhas que contam a história de Portugal

    13 de Novembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

    16 de Novembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

    18 de Novembro, 2025

    Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

    17 de Novembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025
Creative News
Home»Entrevista»Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho
Entrevista

Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

8 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Entrevistámos Luiza Teixeira de Freitas, Presidente da Operação Nariz Vermelho.

 

Quem é a Luiza Teixeira de Freitas?
É difícil definir-me na terceira pessoa. Há uma frase de um poema do Walt Whitman, que o Bob Dylan usou para uma música e eu levo-a também emprestada: “I am large. I contain multitudes”. É um bom resumo de como me vejo, poder ser tantas pessoas numa só. Darmo-nos a liberdade de sermos uma multitude.

Nasci no Rio de Janeiro e trago comigo, sem dúvida, a leveza, a música, o amor à vida, típicos de ser brasileira. Mas cresci em Portugal, tenho aqui raízes e, mesmo tendo vivido em outros países, escolhi estar aqui para ser. Sou uma mulher de muitas palavras, vivo com intensidade, sor(riso) fácil, estou quase sempre de bem com a vida. Sou empreendedora e dedicada, trabalho no que gosto, sou apaixonada, sou mãe, parceira e sempre rodeada de amigos. Adoro morangos com chantilly, poesia, correr e o cheiro da chuva. Não gosto de salsa, gente chata, muita explicação e roupa apertada.

Como caracteriza o seu percurso profissional?
Cresci com o sonho de ser atriz, passei a infância com papéis principais em peças de teatro da escola e sonhos de uma estatueta na passadeira vermelha. Mas, ao tornar-me jovem adulta, as vontades mudaram e outros ventos surgiram na minha vida. Fui aprender árabe e fotografia ao mesmo tempo que estudava jornalismo cultural. Em paralelo, trabalhava ativamente na coleção de arte da minha família e ia fazendo estágios em revistas, galerias, bienais e coisas afins. Sempre muito ativa, sempre ambiciosa. Aos 22 anos fiz as malas, candidatei-me a um estágio na Tate Modern e outro na Al-Jazeera. O primeiro chegou antes e nunca mais deixei a arte contemporânea e a curadoria. Hoje em dia vivo de um equilíbrio entre a minha profissão ‘oficial’, de curadora independente, e o trabalho bastante exigente que tenho na Direção da Operação Nariz Vermelho. Mas acredito que as duas posições se complementam.

Como foi abraçar uma causa tão nobre como a da Operação Nariz Vermelho?
Foi bastante natural. A Operação Nariz Vermelho existe na minha vida há 20 anos, desde 2002, quando foi fundada pela minha mãe, Beatriz Quintella. Mesmo que, por vezes, de forma mais “distante”, sempre estive muito próxima e ligada à organização. Desde 2019, quando assumi o papel de Presidente da organização, sinto uma responsabilidade acrescida, por estar numa posição que tem outro compromisso e uma dedicação bastante mais presente e enérgica.

Que desafios tem como líder?
Não me considero uma líder per se. Somos uma Direção composta por cinco pessoas – Susana Ribeiro, Elgar Rosa, Ana Sofia Catarino, Francisco Abecasis e eu –, cada um de uma área profissional diferente, aportando valor à Direção de diferentes formas. Apesar de eu os representar para o público e aparecer mais vezes, o trabalho é todo feito em conjunto. É uma liderança repartida. Os desafios são muitos, porque a organização é muito grande e carrega uma enorme responsabilidade social. Trabalhamos semanalmente com as Direções – executiva e artística – para garantir um trabalho de excelência nos hospitais onde trabalhamos.

Que outras dimensões inclui esse desafio?
Além da dimensão de responsabilidade social, temos a dimensão humana, que é muito importante. Garantir que todos os nossos artistas são acompanhados e preparados para o difícil trabalho junto das crianças hospitalizadas é uma prioridade. Isto é, naturalmente, extensível à equipa do escritório, que tem um papel essencial na gestão diária de toda a operação. Temos, igualmente, uma preocupação grande com a sustentabilidade da ONV, que não depende de apoios do Estado, e, finalmente, não descuramos a necessidade de sermos gratos a todos que connosco colaboram para que a nossa Missão seja uma realidade.

É exigida muita criatividade e inovação aos “doutores” da Operação Nariz Vermelho. Como se motivam / inspiram?
O trabalho do Doutor Palhaço é sem dúvida muito exigente. Em primeiro lugar, para ser Doutor Palhaço tem de se ter formação artística. Depois, além da formação que estes profissionais recebem para estarem em ambiente hospitalar, em contacto com as crianças e todos os profissionais do hospital, há sem dúvida o trabalho de criatividade e constante renovação de um repertório que se quer sempre fresco e atual. Fazem muitas formações em variadas áreas e, além de toda a inspiração que vão buscar a fontes específicas – livros, teatro, cinema, música –, é essencialmente do dia-a-dia, das situações do quotidiano que aparecem as melhores ideias. Um ator, neste caso um palhaço, é uma esponja. Faz uso de tudo o que o rodeia para transformar em brincadeira, em humor, em absurdo.

Fale-nos mais da missão da Operação Nariz Vermelho?
A missão da Operação Nariz Vermelho é levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

Fale-nos da sua equipa…
Temos 25 Doutores Palhaços na nossa equipa, que levam alegria a 17 hospitais em todo o país. No escritório são 15 profissionais a trabalhar nas mais diversas áreas, garantindo que o trabalho levado aos hospitais é assegurado e de excelência. Na Direção somos 5 e temos ainda um Conselho Consultivo formado por 13 profissionais de áreas variadas, que nos dão apoio pontual quando necessário.

Que mensagem pretende passar à sua equipa?
A mensagem principal que passamos é a de que somos todos privilegiados por trabalhar numa organização como a Operação Nariz Vermelho. E que hoje a ONV não pertence a nenhum de nós. É das crianças. Das que visitamos hoje e das que visitaremos no futuro. E é fundamentalmente isso que tem de nos dar um sentido de responsabilidade maior.

As mulheres ocupam cada vez mais posições de relevo. Isso deve-se a quê?
Ao talento e ao profissionalismo. Apesar de sabermos que as estatísticas ainda mostram uma enorme desigualdade em determinadas categorias profissionais, acredito na irreversibilidade de uma sociedade baseada apenas no mérito. Hoje as mulheres têm acesso às mesmas condições de educação e de acesso ao mercado de trabalho (este ano, por exemplo, 53% dos alunos inscritos nas universidades portuguesas são mulheres), pelo que é natural que, no futuro, estejam a ocupar cargos de relevo em número equivalente aos dos homens.

O que mais valorizou e retirou de cada uma das etapas da sua carreira?
Tive a sorte de poder experimentar áreas muito diferentes, fiz estágios desde muito nova, trabalhei com muitas pessoas diferentes, o que faz de mim uma espécie de camaleão: adapto-me com facilidade a diferentes ambientes e projetos. Hoje olho para trás – já são quase 20 anos de carreira – e sinto que o mais importante e valioso que tenho são sem dúvida as pessoas que conheci e com quem aprendi ao longo deste caminho.

Quais são as suas fontes de auto motivação e inspiração?
De motivação são os meus filhos, todos os dias; o desporto também é imprescindível ao meu bom humor; e motiva-me também trabalhar para alcançar cada vez mais qualidade de vida. Inspiro-me em livros, sempre – literatura e poesia são os favoritos do momento; mas principalmente nas pessoas à minha volta que admiro: o meu marido, por exemplo, que é o meu oposto em personalidade e trabalha numa área completamente diferente, o que me traz um enorme equilíbrio a tantos níveis; e na minha mãe, claro, que deixou um enorme legado de vida e é sem dúvida a minha maior fonte de inspiração.

Como faz para se manter atualizada?
Acho que a grande questão dos dias que correm é exatamente o oposto – como ficar mais desatualizada? A informação chega-nos 24 horas por dia de todos os lados a uma velocidade relâmpago. O complicado é digerir todo esse bombardeamento diário e compreender com discernimento o que vale mesmo o nosso tempo e o que é inútil.

 Qual a sua meta pessoal?
Ser o mais feliz e realizada possível em todas as dimensões da minha vida.

 Projetos futuros?
Na Operação Nariz Vermelho será conseguir chegar a mais crianças e mais hospitais, garantindo que a organização se mantenha sustentável e saudável.

Ao nível da curadoria, tenho sempre muitas coisas novas a surgir. Mesmo antes da pandemia estava a começar vários projetos no Médio Oriente, que, entretanto, ficaram suspensos. Gostava de retomar a relação com essa parte do mundo.

Há ainda uma pós-graduação que comecei este ano em Cuidados Paliativos Pediátricos. Tenho a certeza de que, em breve, terei muitas ideias para projetos futuros nessa área também.

De que valor humano não abdica?
Generosidade.

Algo que a marcou?
A morte demasiado precoce da minha mãe, quando eu estava grávida da minha primeira filha. Não tenho dúvida de que essa dicotomia de perda e tragédia profunda ao mesmo tempo que experienciava uma das coisas mais bonitas que a vida nos dá – ser mãe -, marcou-me profundamente.

Um desejo. Uma ambição?
Saúde, sempre. Ambiciono sempre tocar e transformar mais vidas, se for através da arte, melhor ainda! Um desejo mais concreto – correr a Maratona de Nova Iorque é um sonho, sem dúvida.

Um livro…
Para crianças: Roald Dahl ‘O bom gigante amigo’

Para adultos: ‘Um, Nenhum e Cem Mil’ do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, e descobri este verão a poesia de David Mourão-Ferreira, na qual estou completamente “vidrada”.

Uma música…
Podem ser três?

Para crianças, a música ‘Felizardo’ da Banda Mirim – foi o hino da pandemia dos meus filhos e os Doutores Palhaços cantam muito esta música nos corredores dos hospitais.

Outra é um clássico de sempre que trago dos meus pais e os meus filhos já adoram: ‘With a Little Help from My Friends’ dos  Beatles e para dançar David Bowie ‘Modern Love’.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorAlfa Romeo Giulia triunfa na Alemanha no âmbito da votação “SPORT AUTO AWARD 2021”
Próximo 4ª Semana Internacional de Voluntariado da Repsol reforça ação climática e mobiliza mais de 3.000 voluntários a nível global

Relacionados

Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

26 de Setembro, 2025

A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

2 de Dezembro, 2024

ÚLTIMAS
Hotel

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Profissional com sólida experiência em gestão de pessoas e comunicação assume a liderança do departamento…

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.