• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023

    Sustentabilidade inspira parceria entre Kia e Federação Portuguesa de Golfe

    21 de Janeiro, 2023

    Volvo é Marca Recomendada do Ano

    19 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023

    Kyndryl recebe reconhecimento da ISG e da Gartner® em Managed Network Services

    24 de Janeiro, 2023

    Parque logístico do Grupo Garland cresce para sul

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023

    SOLYD apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade

    7 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    10 serviços que os portugueses mais contrataram em 2022 para melhorarem as suas casas

    23 de Janeiro, 2023

    Didimo traça 5 tendências para o metaverso em 2023

    20 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    Água Monchique e Electrão unidos por um futuro mais sustentável

    5 de Dezembro, 2022

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    Sophos indica previsões de ameaças de cibersegurança em 2023

    25 de Janeiro, 2023

    Ironhack e Wilco lançam experiência imersiva para amantes de Programação

    24 de Janeiro, 2023

    Os 6 grandes desafios enfrentados pelos fornecedores de cloud pública

    21 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

    26 de Janeiro, 2023

    MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

    26 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Entrevista»Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho
Entrevista

Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

8 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Entrevistámos Luiza Teixeira de Freitas, Presidente da Operação Nariz Vermelho.

 

Quem é a Luiza Teixeira de Freitas?
É difícil definir-me na terceira pessoa. Há uma frase de um poema do Walt Whitman, que o Bob Dylan usou para uma música e eu levo-a também emprestada: “I am large. I contain multitudes”. É um bom resumo de como me vejo, poder ser tantas pessoas numa só. Darmo-nos a liberdade de sermos uma multitude.

Nasci no Rio de Janeiro e trago comigo, sem dúvida, a leveza, a música, o amor à vida, típicos de ser brasileira. Mas cresci em Portugal, tenho aqui raízes e, mesmo tendo vivido em outros países, escolhi estar aqui para ser. Sou uma mulher de muitas palavras, vivo com intensidade, sor(riso) fácil, estou quase sempre de bem com a vida. Sou empreendedora e dedicada, trabalho no que gosto, sou apaixonada, sou mãe, parceira e sempre rodeada de amigos. Adoro morangos com chantilly, poesia, correr e o cheiro da chuva. Não gosto de salsa, gente chata, muita explicação e roupa apertada.

Como caracteriza o seu percurso profissional?
Cresci com o sonho de ser atriz, passei a infância com papéis principais em peças de teatro da escola e sonhos de uma estatueta na passadeira vermelha. Mas, ao tornar-me jovem adulta, as vontades mudaram e outros ventos surgiram na minha vida. Fui aprender árabe e fotografia ao mesmo tempo que estudava jornalismo cultural. Em paralelo, trabalhava ativamente na coleção de arte da minha família e ia fazendo estágios em revistas, galerias, bienais e coisas afins. Sempre muito ativa, sempre ambiciosa. Aos 22 anos fiz as malas, candidatei-me a um estágio na Tate Modern e outro na Al-Jazeera. O primeiro chegou antes e nunca mais deixei a arte contemporânea e a curadoria. Hoje em dia vivo de um equilíbrio entre a minha profissão ‘oficial’, de curadora independente, e o trabalho bastante exigente que tenho na Direção da Operação Nariz Vermelho. Mas acredito que as duas posições se complementam.

Como foi abraçar uma causa tão nobre como a da Operação Nariz Vermelho?
Foi bastante natural. A Operação Nariz Vermelho existe na minha vida há 20 anos, desde 2002, quando foi fundada pela minha mãe, Beatriz Quintella. Mesmo que, por vezes, de forma mais “distante”, sempre estive muito próxima e ligada à organização. Desde 2019, quando assumi o papel de Presidente da organização, sinto uma responsabilidade acrescida, por estar numa posição que tem outro compromisso e uma dedicação bastante mais presente e enérgica.

Que desafios tem como líder?
Não me considero uma líder per se. Somos uma Direção composta por cinco pessoas – Susana Ribeiro, Elgar Rosa, Ana Sofia Catarino, Francisco Abecasis e eu –, cada um de uma área profissional diferente, aportando valor à Direção de diferentes formas. Apesar de eu os representar para o público e aparecer mais vezes, o trabalho é todo feito em conjunto. É uma liderança repartida. Os desafios são muitos, porque a organização é muito grande e carrega uma enorme responsabilidade social. Trabalhamos semanalmente com as Direções – executiva e artística – para garantir um trabalho de excelência nos hospitais onde trabalhamos.

Que outras dimensões inclui esse desafio?
Além da dimensão de responsabilidade social, temos a dimensão humana, que é muito importante. Garantir que todos os nossos artistas são acompanhados e preparados para o difícil trabalho junto das crianças hospitalizadas é uma prioridade. Isto é, naturalmente, extensível à equipa do escritório, que tem um papel essencial na gestão diária de toda a operação. Temos, igualmente, uma preocupação grande com a sustentabilidade da ONV, que não depende de apoios do Estado, e, finalmente, não descuramos a necessidade de sermos gratos a todos que connosco colaboram para que a nossa Missão seja uma realidade.

É exigida muita criatividade e inovação aos “doutores” da Operação Nariz Vermelho. Como se motivam / inspiram?
O trabalho do Doutor Palhaço é sem dúvida muito exigente. Em primeiro lugar, para ser Doutor Palhaço tem de se ter formação artística. Depois, além da formação que estes profissionais recebem para estarem em ambiente hospitalar, em contacto com as crianças e todos os profissionais do hospital, há sem dúvida o trabalho de criatividade e constante renovação de um repertório que se quer sempre fresco e atual. Fazem muitas formações em variadas áreas e, além de toda a inspiração que vão buscar a fontes específicas – livros, teatro, cinema, música –, é essencialmente do dia-a-dia, das situações do quotidiano que aparecem as melhores ideias. Um ator, neste caso um palhaço, é uma esponja. Faz uso de tudo o que o rodeia para transformar em brincadeira, em humor, em absurdo.

Fale-nos mais da missão da Operação Nariz Vermelho?
A missão da Operação Nariz Vermelho é levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

Fale-nos da sua equipa…
Temos 25 Doutores Palhaços na nossa equipa, que levam alegria a 17 hospitais em todo o país. No escritório são 15 profissionais a trabalhar nas mais diversas áreas, garantindo que o trabalho levado aos hospitais é assegurado e de excelência. Na Direção somos 5 e temos ainda um Conselho Consultivo formado por 13 profissionais de áreas variadas, que nos dão apoio pontual quando necessário.

Que mensagem pretende passar à sua equipa?
A mensagem principal que passamos é a de que somos todos privilegiados por trabalhar numa organização como a Operação Nariz Vermelho. E que hoje a ONV não pertence a nenhum de nós. É das crianças. Das que visitamos hoje e das que visitaremos no futuro. E é fundamentalmente isso que tem de nos dar um sentido de responsabilidade maior.

As mulheres ocupam cada vez mais posições de relevo. Isso deve-se a quê?
Ao talento e ao profissionalismo. Apesar de sabermos que as estatísticas ainda mostram uma enorme desigualdade em determinadas categorias profissionais, acredito na irreversibilidade de uma sociedade baseada apenas no mérito. Hoje as mulheres têm acesso às mesmas condições de educação e de acesso ao mercado de trabalho (este ano, por exemplo, 53% dos alunos inscritos nas universidades portuguesas são mulheres), pelo que é natural que, no futuro, estejam a ocupar cargos de relevo em número equivalente aos dos homens.

O que mais valorizou e retirou de cada uma das etapas da sua carreira?
Tive a sorte de poder experimentar áreas muito diferentes, fiz estágios desde muito nova, trabalhei com muitas pessoas diferentes, o que faz de mim uma espécie de camaleão: adapto-me com facilidade a diferentes ambientes e projetos. Hoje olho para trás – já são quase 20 anos de carreira – e sinto que o mais importante e valioso que tenho são sem dúvida as pessoas que conheci e com quem aprendi ao longo deste caminho.

Quais são as suas fontes de auto motivação e inspiração?
De motivação são os meus filhos, todos os dias; o desporto também é imprescindível ao meu bom humor; e motiva-me também trabalhar para alcançar cada vez mais qualidade de vida. Inspiro-me em livros, sempre – literatura e poesia são os favoritos do momento; mas principalmente nas pessoas à minha volta que admiro: o meu marido, por exemplo, que é o meu oposto em personalidade e trabalha numa área completamente diferente, o que me traz um enorme equilíbrio a tantos níveis; e na minha mãe, claro, que deixou um enorme legado de vida e é sem dúvida a minha maior fonte de inspiração.

Como faz para se manter atualizada?
Acho que a grande questão dos dias que correm é exatamente o oposto – como ficar mais desatualizada? A informação chega-nos 24 horas por dia de todos os lados a uma velocidade relâmpago. O complicado é digerir todo esse bombardeamento diário e compreender com discernimento o que vale mesmo o nosso tempo e o que é inútil.

 Qual a sua meta pessoal?
Ser o mais feliz e realizada possível em todas as dimensões da minha vida.

 Projetos futuros?
Na Operação Nariz Vermelho será conseguir chegar a mais crianças e mais hospitais, garantindo que a organização se mantenha sustentável e saudável.

Ao nível da curadoria, tenho sempre muitas coisas novas a surgir. Mesmo antes da pandemia estava a começar vários projetos no Médio Oriente, que, entretanto, ficaram suspensos. Gostava de retomar a relação com essa parte do mundo.

Há ainda uma pós-graduação que comecei este ano em Cuidados Paliativos Pediátricos. Tenho a certeza de que, em breve, terei muitas ideias para projetos futuros nessa área também.

De que valor humano não abdica?
Generosidade.

Algo que a marcou?
A morte demasiado precoce da minha mãe, quando eu estava grávida da minha primeira filha. Não tenho dúvida de que essa dicotomia de perda e tragédia profunda ao mesmo tempo que experienciava uma das coisas mais bonitas que a vida nos dá – ser mãe -, marcou-me profundamente.

Um desejo. Uma ambição?
Saúde, sempre. Ambiciono sempre tocar e transformar mais vidas, se for através da arte, melhor ainda! Um desejo mais concreto – correr a Maratona de Nova Iorque é um sonho, sem dúvida.

Um livro…
Para crianças: Roald Dahl ‘O bom gigante amigo’

Para adultos: ‘Um, Nenhum e Cem Mil’ do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, e descobri este verão a poesia de David Mourão-Ferreira, na qual estou completamente “vidrada”.

Uma música…
Podem ser três?

Para crianças, a música ‘Felizardo’ da Banda Mirim – foi o hino da pandemia dos meus filhos e os Doutores Palhaços cantam muito esta música nos corredores dos hospitais.

Outra é um clássico de sempre que trago dos meus pais e os meus filhos já adoram: ‘With a Little Help from My Friends’ dos  Beatles e para dançar David Bowie ‘Modern Love’.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorAlfa Romeo Giulia triunfa na Alemanha no âmbito da votação “SPORT AUTO AWARD 2021”
Próximo 4ª Semana Internacional de Voluntariado da Repsol reforça ação climática e mobiliza mais de 3.000 voluntários a nível global

Relacionados

Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

16 de Janeiro, 2023

5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

15 de Setembro, 2022

ÚLTIMAS
Negócios

Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

26 de Janeiro, 2023

O Prime Group, grupo de empresas de Consultoria de IT e Engenharia, acaba de anunciar…

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

26 de Janeiro, 2023

MAR Shopping Algarve convida para programa gratuito “Fitness para Todos” no dia 28

26 de Janeiro, 2023

Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

26 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.