• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

21 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

21 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022

    Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IVECO contribui para uma edição de 2022 mais sustentável do European Truck Racing Championship através do Pace Truck IVECO S-WAY LNG e compete com o Die Bullen von IVECO

    21 de Maio, 2022

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

    20 de Maio, 2022

    The Famous Grouse celebra Dia Mundial do Whisky no Mercado de Algés

    20 de Maio, 2022

    ALEGRO MONTIJO celebra FESTA DA FLOR “A UMA SÓ VOZ” com concerto de AUREA e CORO “MÃOS QUE CANTAM”

    19 de Maio, 2022

    IRGAwards vão distinguir projetos de sustentabilidade e transformação nas empresas

    19 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022

    Kaspersky Safe Kids, mais funcionalidades para melhor proteção das crianças online

    18 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022
Creative News
Home»Entrevista»Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho
Entrevista

Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

8 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Entrevistámos Luiza Teixeira de Freitas, Presidente da Operação Nariz Vermelho.

 

Quem é a Luiza Teixeira de Freitas?
É difícil definir-me na terceira pessoa. Há uma frase de um poema do Walt Whitman, que o Bob Dylan usou para uma música e eu levo-a também emprestada: “I am large. I contain multitudes”. É um bom resumo de como me vejo, poder ser tantas pessoas numa só. Darmo-nos a liberdade de sermos uma multitude.

Nasci no Rio de Janeiro e trago comigo, sem dúvida, a leveza, a música, o amor à vida, típicos de ser brasileira. Mas cresci em Portugal, tenho aqui raízes e, mesmo tendo vivido em outros países, escolhi estar aqui para ser. Sou uma mulher de muitas palavras, vivo com intensidade, sor(riso) fácil, estou quase sempre de bem com a vida. Sou empreendedora e dedicada, trabalho no que gosto, sou apaixonada, sou mãe, parceira e sempre rodeada de amigos. Adoro morangos com chantilly, poesia, correr e o cheiro da chuva. Não gosto de salsa, gente chata, muita explicação e roupa apertada.

Como caracteriza o seu percurso profissional?
Cresci com o sonho de ser atriz, passei a infância com papéis principais em peças de teatro da escola e sonhos de uma estatueta na passadeira vermelha. Mas, ao tornar-me jovem adulta, as vontades mudaram e outros ventos surgiram na minha vida. Fui aprender árabe e fotografia ao mesmo tempo que estudava jornalismo cultural. Em paralelo, trabalhava ativamente na coleção de arte da minha família e ia fazendo estágios em revistas, galerias, bienais e coisas afins. Sempre muito ativa, sempre ambiciosa. Aos 22 anos fiz as malas, candidatei-me a um estágio na Tate Modern e outro na Al-Jazeera. O primeiro chegou antes e nunca mais deixei a arte contemporânea e a curadoria. Hoje em dia vivo de um equilíbrio entre a minha profissão ‘oficial’, de curadora independente, e o trabalho bastante exigente que tenho na Direção da Operação Nariz Vermelho. Mas acredito que as duas posições se complementam.

Como foi abraçar uma causa tão nobre como a da Operação Nariz Vermelho?
Foi bastante natural. A Operação Nariz Vermelho existe na minha vida há 20 anos, desde 2002, quando foi fundada pela minha mãe, Beatriz Quintella. Mesmo que, por vezes, de forma mais “distante”, sempre estive muito próxima e ligada à organização. Desde 2019, quando assumi o papel de Presidente da organização, sinto uma responsabilidade acrescida, por estar numa posição que tem outro compromisso e uma dedicação bastante mais presente e enérgica.

Que desafios tem como líder?
Não me considero uma líder per se. Somos uma Direção composta por cinco pessoas – Susana Ribeiro, Elgar Rosa, Ana Sofia Catarino, Francisco Abecasis e eu –, cada um de uma área profissional diferente, aportando valor à Direção de diferentes formas. Apesar de eu os representar para o público e aparecer mais vezes, o trabalho é todo feito em conjunto. É uma liderança repartida. Os desafios são muitos, porque a organização é muito grande e carrega uma enorme responsabilidade social. Trabalhamos semanalmente com as Direções – executiva e artística – para garantir um trabalho de excelência nos hospitais onde trabalhamos.

Que outras dimensões inclui esse desafio?
Além da dimensão de responsabilidade social, temos a dimensão humana, que é muito importante. Garantir que todos os nossos artistas são acompanhados e preparados para o difícil trabalho junto das crianças hospitalizadas é uma prioridade. Isto é, naturalmente, extensível à equipa do escritório, que tem um papel essencial na gestão diária de toda a operação. Temos, igualmente, uma preocupação grande com a sustentabilidade da ONV, que não depende de apoios do Estado, e, finalmente, não descuramos a necessidade de sermos gratos a todos que connosco colaboram para que a nossa Missão seja uma realidade.

É exigida muita criatividade e inovação aos “doutores” da Operação Nariz Vermelho. Como se motivam / inspiram?
O trabalho do Doutor Palhaço é sem dúvida muito exigente. Em primeiro lugar, para ser Doutor Palhaço tem de se ter formação artística. Depois, além da formação que estes profissionais recebem para estarem em ambiente hospitalar, em contacto com as crianças e todos os profissionais do hospital, há sem dúvida o trabalho de criatividade e constante renovação de um repertório que se quer sempre fresco e atual. Fazem muitas formações em variadas áreas e, além de toda a inspiração que vão buscar a fontes específicas – livros, teatro, cinema, música –, é essencialmente do dia-a-dia, das situações do quotidiano que aparecem as melhores ideias. Um ator, neste caso um palhaço, é uma esponja. Faz uso de tudo o que o rodeia para transformar em brincadeira, em humor, em absurdo.

Fale-nos mais da missão da Operação Nariz Vermelho?
A missão da Operação Nariz Vermelho é levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

Fale-nos da sua equipa…
Temos 25 Doutores Palhaços na nossa equipa, que levam alegria a 17 hospitais em todo o país. No escritório são 15 profissionais a trabalhar nas mais diversas áreas, garantindo que o trabalho levado aos hospitais é assegurado e de excelência. Na Direção somos 5 e temos ainda um Conselho Consultivo formado por 13 profissionais de áreas variadas, que nos dão apoio pontual quando necessário.

Que mensagem pretende passar à sua equipa?
A mensagem principal que passamos é a de que somos todos privilegiados por trabalhar numa organização como a Operação Nariz Vermelho. E que hoje a ONV não pertence a nenhum de nós. É das crianças. Das que visitamos hoje e das que visitaremos no futuro. E é fundamentalmente isso que tem de nos dar um sentido de responsabilidade maior.

As mulheres ocupam cada vez mais posições de relevo. Isso deve-se a quê?
Ao talento e ao profissionalismo. Apesar de sabermos que as estatísticas ainda mostram uma enorme desigualdade em determinadas categorias profissionais, acredito na irreversibilidade de uma sociedade baseada apenas no mérito. Hoje as mulheres têm acesso às mesmas condições de educação e de acesso ao mercado de trabalho (este ano, por exemplo, 53% dos alunos inscritos nas universidades portuguesas são mulheres), pelo que é natural que, no futuro, estejam a ocupar cargos de relevo em número equivalente aos dos homens.

O que mais valorizou e retirou de cada uma das etapas da sua carreira?
Tive a sorte de poder experimentar áreas muito diferentes, fiz estágios desde muito nova, trabalhei com muitas pessoas diferentes, o que faz de mim uma espécie de camaleão: adapto-me com facilidade a diferentes ambientes e projetos. Hoje olho para trás – já são quase 20 anos de carreira – e sinto que o mais importante e valioso que tenho são sem dúvida as pessoas que conheci e com quem aprendi ao longo deste caminho.

Quais são as suas fontes de auto motivação e inspiração?
De motivação são os meus filhos, todos os dias; o desporto também é imprescindível ao meu bom humor; e motiva-me também trabalhar para alcançar cada vez mais qualidade de vida. Inspiro-me em livros, sempre – literatura e poesia são os favoritos do momento; mas principalmente nas pessoas à minha volta que admiro: o meu marido, por exemplo, que é o meu oposto em personalidade e trabalha numa área completamente diferente, o que me traz um enorme equilíbrio a tantos níveis; e na minha mãe, claro, que deixou um enorme legado de vida e é sem dúvida a minha maior fonte de inspiração.

Como faz para se manter atualizada?
Acho que a grande questão dos dias que correm é exatamente o oposto – como ficar mais desatualizada? A informação chega-nos 24 horas por dia de todos os lados a uma velocidade relâmpago. O complicado é digerir todo esse bombardeamento diário e compreender com discernimento o que vale mesmo o nosso tempo e o que é inútil.

 Qual a sua meta pessoal?
Ser o mais feliz e realizada possível em todas as dimensões da minha vida.

 Projetos futuros?
Na Operação Nariz Vermelho será conseguir chegar a mais crianças e mais hospitais, garantindo que a organização se mantenha sustentável e saudável.

Ao nível da curadoria, tenho sempre muitas coisas novas a surgir. Mesmo antes da pandemia estava a começar vários projetos no Médio Oriente, que, entretanto, ficaram suspensos. Gostava de retomar a relação com essa parte do mundo.

Há ainda uma pós-graduação que comecei este ano em Cuidados Paliativos Pediátricos. Tenho a certeza de que, em breve, terei muitas ideias para projetos futuros nessa área também.

De que valor humano não abdica?
Generosidade.

Algo que a marcou?
A morte demasiado precoce da minha mãe, quando eu estava grávida da minha primeira filha. Não tenho dúvida de que essa dicotomia de perda e tragédia profunda ao mesmo tempo que experienciava uma das coisas mais bonitas que a vida nos dá – ser mãe -, marcou-me profundamente.

Um desejo. Uma ambição?
Saúde, sempre. Ambiciono sempre tocar e transformar mais vidas, se for através da arte, melhor ainda! Um desejo mais concreto – correr a Maratona de Nova Iorque é um sonho, sem dúvida.

Um livro…
Para crianças: Roald Dahl ‘O bom gigante amigo’

Para adultos: ‘Um, Nenhum e Cem Mil’ do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, e descobri este verão a poesia de David Mourão-Ferreira, na qual estou completamente “vidrada”.

Uma música…
Podem ser três?

Para crianças, a música ‘Felizardo’ da Banda Mirim – foi o hino da pandemia dos meus filhos e os Doutores Palhaços cantam muito esta música nos corredores dos hospitais.

Outra é um clássico de sempre que trago dos meus pais e os meus filhos já adoram: ‘With a Little Help from My Friends’ dos  Beatles e para dançar David Bowie ‘Modern Love’.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorAlfa Romeo Giulia triunfa na Alemanha no âmbito da votação “SPORT AUTO AWARD 2021”
Próximo 4ª Semana Internacional de Voluntariado da Repsol reforça ação climática e mobiliza mais de 3.000 voluntários a nível global

Relacionados

Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

11 de Fevereiro, 2022

Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

22 de Julho, 2021

ÚLTIMAS
Desporto

Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

21 de Maio, 2022

Oito classificativas (das nove do alinhamento inicial) e seis equipas diferentes a alcançar os melhores…

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

LLYC eleita melhor consultora de comunicação da Europa pelo segundo ano consecutivo

21 de Maio, 2022

A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

21 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.