A oitava temporada do Campeonato Italiano de F.4 Powered by Abarth certificado pela FIA chegou ao fim e ficou marcada pelo domínio da Van Amersfoort Racing. Graças aos resultados dos seus pilotos, a estrutura holandesa conquistou o título reservado às equipas, após vencer o Campeonato Italiano à geral com Oliver Bearman, bem como o título dos ‘rookies’, através de Nikita Bedrin.
Em Monza, o britânico conquistou uma tripla vitória, pela segunda vez na presente época, alcançando um total de 11 primeiros lugares, aproximando-se do recorde de 12 vitórias de Denis Hauger, em 2019. Atrás do britânico da Van Amersfoort Racing ficou Andrea Kimi Antonelli (ITA – Prema Powerteam), piloto que subiu ao pódio por três vezes, com um segundo e dois terceiros lugares. Esses pódios foram completados por Joshua Dürksen (PRY – Mücke Motorsport), terceiro classificado na Corrida 1, Sebastian Montoya (COL – Prema Powerteam), segundo na Corrida 2 e Kirill Smal (RUS – Prema Powerteam), também segundo na Corrida 3.
O circuito de Monza destacou ainda as competências de Lorenzo Patrese (ITA – AKM Motorsport), piloto que garantiu três pole-positions, mas que teve pouca sorte nas duas primeiras corridas, antes de concluir a Corrida 3 em quarto lugar, segundo entre os estreantes. O piloto de Pádua viria a terminar em terceiro na classificação dos ‘rookies’, atrás de Bedrin e Conrad Laursen (DIN – Prema Powerteam).
No final de uma temporada emocionante, Oliver Bearman comentou os seus sucessos no Templo da Velocidade: “Se olhar para o início da temporada, é inacreditável estar aqui em Monza, depois de ter vencido as últimas três corridas e ter conseguido um total de 11 vitórias. Tem sido uma temporada incrível e tenho de agradecer à equipa Van Amersfoort Racing, que provou ser realmente competitiva, ao ganhar tanto os títulos de equipa, como o dos estreantes. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas a Fórmula 4 é definitivamente o melhor lugar para começar“.
Apesar de um fim de semana que não correspondeu às expetativas, Nikita Bedrin viu-se coroado campeão entre os estreantes, tendo comentado: “Estou muito feliz com este resultado, embora lamente não ter podido lutar pela classificação geral por causa dos erros que cometi durante a época. Penso que melhorei muito ao longo do ano e nesta última ronda tive de lidar com isso, à espera dos resultados dos meus adversários. Mesmo assim, tive um pouco de sorte e consegui ganhar o título. Também estou feliz pelo Ollie e pela equipa, por terem garantido um resultado tão importante“.
Classificação do Campeonato Italiano de F.4 Powered by Abarth: 1. Oliver Bearman (GBR, Van Amersfoort Racing), 343; 2. Tim Tramnitz (ALE, US Racing), 232; 3. Kirill Smal (RUS, Prema Powerteam), 198; 4. Sebastian Montoya (COL, Prema Powerteam), 194; 5 Leonardo Fornaroli (ITA, Iron Lynx), 180.