O mais recente marco resultante da cooperação entre a Mazda e a Bose chegou ao mercado integrado nos modelos da mais recente geração de automóveis Mazda. Começou pelo Mazda3, deu às duas entidades a oportunidade de repensarem, uma vez mais, o design convencional da sonoridade do veículo. A solução encontrada foi, depois, alargada com sucesso a todos os modelos que se seguiram, nomeadamente nos SUV CX-30 e MX-30, sendo este último o primeiro veículo 100 por cento eléctrico da Mazda.
A solução passou pela recolocação dos woofers para outro ponto dos painéis das portas, junto aos puxadores, em alternativa ao seu posicionamento tradicional, na zona inferior das mesmas, o que não só liberta espaço para a criação de bolsas de maiores dimensões, como também contribui para uma melhor experiência sonora. A energia dos baixos que emana dos altifalantes é reflectida, em simultâneo, pelo piso, pela firewall e pela parede exterior, replicando o que acontece no canto de uma sala. Esta espécie de efeito de canto permite uma reprodução de graves extremamente impactante e rica, não criando ecos nem sendo propensa a outras perturbações. Os baixos laterais são, depois, complementados por um subwoofer adicional, colocado na zona traseira, que permite “replicar” os baixos presentes no habitáculo.
Apropriadamente denominada de BassMatch, esta nova configuração demonstra todo o seu potencial no novo Mazda MX-30, modelo eléctrico a bateria cujo motor não gera som, proporcionando, assim, ao condutor e passageiros uma experiência áudio mais rica do que nunca.