E eis que o final da temporada 2021 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está aí e, de novo, com a 35ª edição da conceituada Baja Portalegre 500, jornada onde o PRK Sport Rally Team irá apostar todas as suas principais fichas. Nesta que será não só a última prova do CPTT 2021, como também da Taça do Mundo e da Taça da Europa de Bajas, a equipa nabantina contará com nada mais nada menos que seis duplas, que estão em luta por diferentes troféus do CPTT 2021, entre as quais se inclui o regressado “chefe de fila” e mentor da equipa, Pedro Dias da Silva.
Inscritos na vertente internacional, Pedro Dias da Silva e José Janela regressam ao ativo numa VW Amarok (nº 208), tendo a seu lado Edgar Condenso e José Sá Pires (António Serrão estará ausente devido a problemas físicos), na habitual Ford Ranger EXR05 Proto (nº 215), lutando por um lugar no pódio absoluto do CPTT 2021. Adicionalmente surge ainda o espanhol Daniel Alonso, também em Ford EXR05 (nº 227) – a mesma que utilizou este ano na Baja de Loulé – mas desta feita acompanhado por Adrian Fernandez. Ainda no evento FIA e na luta pelo melhor lugar na categoria T3 estará Filipe Nascimento/João Serôdio – Paulo Torres não se desloca a Portalegre por questões familiares – no buggy DPR by PRK Sport 002 (nº 247).
Do evento nacional constam duas duplas da PRK Sport Rally Team: Michael Braun/Ivo Santos, no Porsche Cayenne Proto (nº 601) – que estão a discutir os títulos do agrupamento T8 deste CPTT 2021, respetivamente, objetivos que pretendem alcançar, em definitivo, nos estradões da capital do Alto Alentejo – e José Rogeira/Paulo Duarte em Nissan Navara T2 (nº 613).
Há muito em jogo nesta que é a mais conceituada das bajas nacionais e internacionais de TT, um evento onde pretendemos alcançar vários resultados de relevo, não só à geral, como principalmente nos títulos que o PRK Sport Rally Team ainda pode alcançar, não só entre as Equipas, como nos diferentes agrupamentos. Preparados para as suas batalhas estão, por isso, o Edgar, o Filipe, o Mike e os seus navegadores, nas suas habituais montadas. No meu caso, a aposta recai, desta feita, numa muito bem preparada VW Amarok, para dar luta ao excelente plantel nacional e internacional inscrito na prova. Estamos todos conscientes da dureza desta baja, nos seus diferentes domínios, mas queremos alcançar aqui os objetivos a que nos propusemos no início da época.
Pedro Dias da Silva
Organizada pelo ACP Motorsport e com centro nevrálgico na NERPOR, a Baja Portalegre 500 terá a Cerimónia de Partida no Jardim do Tarro (Portalegre) às 21h30 de quinta-feira (28 outubro) e a secção competitiva nos dois dias seguintes (500 km cronometrados; percurso total de 668 km). A 1ª Etapa inicia-se às 09h20 de sexta-feira, fazendo-se o primeiro confronto na Especial de Qualificação (SS1, 5 km, 09h50). Segue-se um Reagrupamento e depois o SS2 (70 km, 13h45), terminando-se o dia no Parque de Assistência (15h45/17h45), antes da entrada em Parque Fechado (18h25). A 2ª Etapa começa às 06h35 de sábado, integrando o SS3 (150 km, 07h00) e SS4 (200 km, 13h00), com uma visita às Assistências (09h20/09h50) pelo meio. O final está agendado para as 15h45, logo após o controlo de chegada do último Sector Selectivo. Nota: horas para a primeira viatura na estrada.
À entrada desta 5ª (e última prova) do do CPTT 2021, o PRK Sport Rally Team é líder da pontuação por Equipas. Nos Pilotos, Edgar Condenso é 4º no Grupo T1 e 5º da geral absoluta, Filipe Nascimento mantém-se líder isolado do Grupo T3 e Michael Braun é 3º Grupo T8. De regresso nesta jornada do CPTT, Pedro Dias da Silva é 9º do Grupo T1 e 12º da geral.