De 21 a 24 de outubro, a edição de 2021 do “Auto e Moto d’Epoca” terá lugar na Fiera di Padova. O maior evento em Itália para os entusiastas de automóveis clássicos conta com 115.000 m2 de espaço de exposição, mais de 5.000 veículos clássicos e mais de 1.600 expositores. A exposição automóvel na região Veneto é também o maior mercado da Europa para a venda de automóveis e motociclos clássicos, peças de substituição originais e peças de coleção de automobilia.
Um dos grandes nomes do evento será o departamento Heritage da Stellantis. Desde 2015, a sua principal tarefa tem sido recuperar, proteger e valorizar o tremendo património histórico das marcas Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth, especificamente em termos da frota de mais de 600 veículos clássicos que possui. Diretamente da sua inestimável coleção vêm três dos cinco modelos clássicos em exposição: o protótipo Fiat X1/23, o primeiro protótipo, de sempre, de automóvel elétrico de cidade; o modelo do Abarth 1000 SP, uma interpretação contemporânea do icónico Sport Prototipo de 1966; e o Fiat-Abarth 850 TC, o primeiro Abarth a assumir as iniciais da designação Turismo Competizione.
A curiosidade paira sobre a justaposição do protótipo Fiat X1/23 de 1974 e do Novo (500)RED: o icónico 500, elétrico e elétrico apenas, concebido como resultado da colaboração entre a Fiat e a (RED). Com o objetivo de divulgar a mensagem partilhada de proteção para com o ambiente, com o planeta e com a sua gente, foi revelado há algumas semanas, num evento exclusivo na cobertura do complexo Lingotto, em Turim. O encontro evocativo destes dois modelos – ambos com uma pintura vermelha – é uma verdadeira representação do “regresso ao futuro”, recordando 50 anos de inovação da Fiat em veículos elétricos, especificamente concebidos para promover a mobilidade elétrica. Afinal de contas, a Fiat sempre esteve na vanguarda da investigação mundial sobre soluções inovadoras e sustentáveis.
Também em destaque estão dois automóveis clássicos pertencentes a colecionadores privados – um Lancia Delta HF Integrale Evoluzione de 1991 e um Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce de 1960. Tal como o Fiat-Abarth 850 TC acima mencionado, estes dois modelos foram meticulosamente restaurados pelos peritos da Officine Classiche, a oficina de restauro e certificação do departamento Heritage da Stellantis. O trabalho foi realizado, na sua totalidade, desde a carroçaria e interiores até à mecânica e instrumentos, aproveitando sinergias com uma abrangente diversidade de departamentos técnicos da fábrica de Mirafiori.
Paralelamente ao Delta Integrale, os visitantes do salão automóvel podem também admirar os para-choques e uma seleção de painéis de aço, reproduzidos especificamente para este icónico modelo Lancia como parte do “Heritage Parts”, um projeto conjunto entre o departamento Heritage e a Mopar® que oferece uma gama de peças de substituição originais para automóveis clássicos. Essenciais para salvaguardar o valor colecionável e financeiro dos veículos clássicos, as peças de substituição podem ser adquiridas na rede oficial de vendas ou online, na e-store da Mopar®.
Por último, mas não menos importante, a exposição é complementada com o exclusivo Abarth 595 Competizione, celebrando o 60º aniversário das iniciais ‘TC’ que fizeram a sua estreia em 1961 no Fiat-Abarth 850. Hoje, as mesmas denominações históricas – Turismo e Competizione – são as marcas distintivas de duas versões do novo Abarth 595, o ícone da marca do Escorpião que encarna perfeitamente as duas almas da marca: estilo e performance.
Abarth 1000 SP (2009): um nome que ainda acelera o ritmo cardíaco dos fãs da marca do Escorpião
Considerado, justamente, um marco na história competitiva da Abarth, em termos de estilo, desempenho e vitórias, o Abarth 1000 Sport Prototipo de 1966 foi um spider leve e poderoso. Foi construído num número limitado de unidades e viria a conquistar vitórias em toda a Europa, ajudando a espalhar a fama da marca.
Um automóvel lendário que continuou a inspirar os designers do Centro Stile Fiat & Abarth, de tal forma que o seu sucessor foi concebido em 2009. Por sua vez, em 2021 – exatamente 55 anos após a estreia do modelo histórico – o projeto foi redesenhado e aperfeiçoado, resultando no Abarth 1000 SP: uma reinterpretação contemporânea do icónico carro desportivo de média dimensão Sport Prototipo dos anos 60, com uma silhueta apelativa e linhas essenciais.
A apresentação deste automóvel despertou uma grande curiosidade, persuadindo a empresa a produzi-lo numa edição muito limitada e a recolher expressões de interesse para a sua compra, diretamente no salão “Auto e Moto d’Epoca”. Pela primeira vez, os visitantes do salão automóvel de Pádua podem admirar o modelo do 1000 SP moderno, produzido em 2009 para estar em plena consonância com o design da versão original, bem como para assegurar a continuidade entre o automóvel desportivo dos anos 60 e o concept car do novo milénio. Especificamente, foram respeitados três princípios fundamentais de design, todos vistos anteriormente no seu precursor. Antes de mais, a leveza das suas formas, os seus volumes e, claro, o seu peso. O segundo princípio é a aerodinâmica: as tecnologias modernas de design tornaram possível combinar as linhas icónicas do 1000 SP com um coeficiente aerodinâmico digno de um automóvel desportivo contemporâneo. Finalmente, a ergonomia, destinada a melhorar a experiência do utilizador, para otimizar o controlo do veículo e a sua condução ágil.
O Abarth 1000 SP também ecoa as linhas e a estética características do automóvel desportivo dos anos 60. A carroçaria curvilínea, com as superfícies suaves dos guarda-lamas a realçar a posição das rodas, assume o padrão de um spider com motor central.
As geometrias traseiras do Abarth 1000 SP acentuam a harmonia ideal entre as luzes e os tubos de escape. A pintura é estritamente vermelha e as entradas de ar características aparecem um pouco por todo o lado, desde o capô dianteiro até às aberturas de arrefecimento no seu homónimo traseiro. Os faróis também seguem o esquema minimalista do histórico 1000 SP, com pontos de luz no nariz e um único par de faróis redondos para acentuar a notável amplitude do automóvel quando visto detrás. O Abarth 1000 SP mantém assim uma identidade muito semelhante à do seu precursor, cortesia do meticuloso trabalho de atualização do histórico e determinado Abarth 1000 SP.
O protótipo do Fiat X1/23 (1974), o primeiro automóvel urbano elétrico de todos os tempos
Apresentado no Salão Automóvel de Turim de 1972 como um projeto-piloto para um automóvel urbano, o X1/23 foi desenvolvido como um protótipo equipado com um motor elétrico e bateria de chumbo em 1974, quase 40 anos antes do boom dos veículos elétricos. De uma perspetiva formal, a carroçaria apresentava vãos reduzidos e um perfil arqueado singular que incorporava o habitáculo. Um elemento de seção tubular resistente envolvia os faróis e percorria as laterais, atuando como para-choques.
Com 2,642 m de comprimento, 1,510 m de largura e 1,340 m de altura, o design do pequeno citadino compacto de dois lugares foi essencial até no seu interior, concebido segundo critérios ergonómicos e livre de componentes que pudessem causar ferimentos. Os destaques incluíam o característico volante de um raio apenas, um painel de instrumentos com todos os controlos principais e uma grande prateleira sob o para-brisas; os assentos foram concebidos numa concha de material sintético.
Concebido como uma estrutura à prova de esmagamento, a carroçaria do protótipo incluía portas reforçadas para absorver quaisquer impactos laterais e grandes janelas para garantir visibilidade em todas as direções. Como as janelas não podiam ser abertas, estava equipado com um sistema de ar condicionado para ventilação.
O protótipo do Fiat X1/23 foi equipado com um pequeno motor de 13,5 cv para impulsionar as rodas dianteiras, alimentado por baterias de níquel-zinco colocadas atrás. A velocidade máxima era de pouco mais de 70 km/h, com uma autonomia de 50 km com uma carga completa.

O Fiat-Abarth 850 TC (1964), na origem da lenda da marca do Escorpião
Este ano marca o 60º aniversário do Fiat-Abarth 850 TC, o primeiro automóvel da marca do Escorpião marcado como “Turismo Competizione” e uma das criações mais famosas de Carlo Abarth. Em 1961, Abarth transformou um tranquilo veículo familiar num carro de corrida ágil, leve e rápido que ganhou inúmeras competições europeias.
Estes foram os anos do milagre económico, quando a Fiat colocou Itália nas estradas com os seus 500 e 600. Com ambos os modelos, Carlo Abarth conseguiu produzir automóveis ágeis e de alto desempenho que se impuseram aos seus concorrentes nas pistas europeias, contribuindo para o estabelecimento da lenda da marca do Escorpião. Em fevereiro de 1961, o fundador da marca concebeu uma das transformações mais afortunadas da sua carreira: o Fiat-Abarth 850 TC.
Tomou como ponto de partida o Fiat 600 D, equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 767 cc, elevando o diâmetro para 62,5 mm e o curso para 69 mm, atingindo, assim, uma cilindrada de 847 cc. Os novos pistões aumentaram a taxa de compressão para 9,2:1 e, cortesia da adoção de uma nova e mais pronunciada árvore de cames, de um carburador Solex de 32 mm, de um novo filtro de ar, de uma cambota diferente e de um escape adequado para uso desportivo, o motor atingiu 52 cv às 5.800 rpm. O automóvel modificado atingia os 140 km/h, pelo que foi necessário trabalhar no sistema de travagem, onde os discos substituíram os tambores das rodas da frente. O 600 preparado pela Abarth também seria rapidamente alterado na sua aparência: debaixo – e mais tarde no lugar – do para-choques dianteiro, estavam posicionados os radiadores de óleo; depois, para arrefecer ainda mais o motor cada vez mais potente, a porta traseira foi mantida numa posição elevada usando suportes, antecipando o que se tornaria o spoiler traseiro, outra característica típica do entusiasmante Abarth.
Os sucessos em pista seguiram-se pouco tempo depois, especialmente nas provas de resistência que enfatizaram o desempenho do 850 TC e as suas posteriores evoluções, tais como o 1000 e o Radiale, mas também a fiabilidade do trabalho habilidoso realizado pela Abarth. Para além de todos os prémios desportivos que ganhou, o Abarth 850 TC também foi elogiado pela elegância do seu interior, apresentando um painel de bordo Jaeger e um volante, em alumínio, de três raios.
De um ponto de vista industrial, a construção do 850 TC foi possível graças ao acordo com a Fiat que previa a produção de vários modelos 600 D especificamente destinados às oficinas da Abarth em Corso Marche, em Turim, onde foram modificados.
Em particular, o modelo em exposição neste evento foi produzido em abril de 1964 e tem a sua própria história especial. O carro pertencia, efetivamente, à Guardia di Finanza (agentes fiscais Italianos), que o utilizava para promover a prevenção e o combate ao contrabando. O veículo foi adquirido pelo departamento Heritage em estado “barn find“, pelo que exigiu um longo e trabalhoso restauro, realizado na Officine Classiche, sobre a carroçaria, mecânica, interior e instrumentação. Para melhor se compreender o trabalho de restauro efetuado, o 850 TC está em exposição como um trabalho em curso, mostrando peças normalmente escondidas e sobre as quais foi feito um trabalho significativo.
A renovação das Officine Classiche, onde os modelos clássicos ganham nova vida
No final de 2020 teve lugar a inauguração das novas Officine Classiche – as oficinas de restauro e certificação de Veículos Históricos – onde se realizam alguns dos serviços mais apreciados pelos entusiastas de automóveis clássicos de coleção.
Expandidas e totalmente remodeladas na sua aparência externa e configuração interna, as Officine Classiche são um verdadeiro porta-estandarte do ramo italiano da Stellantis, integrando-se numa plataforma muito mais abrangente, que oferece serviços e iniciativas educativas, desportivas e culturais, concebida e coordenada pelo departamento Heritage a partir do seu Hub de Turim, uma inovadora sede criada em 2019, no histórico complexo industrial de Mirafiori.
Regressemos às renovadas Officine Classiche. Inauguradas em 2015 nas instalações das antigas Oficinas de Mirafiori, na Via Plava, 83, em Turim, ocupam agora uma superfície de aproximadamente 6.000 m2 – quando originalmente tinham apenas 900 m2 – e estão equipadas com doze elevadores, máquinas e ferramentas específicas e uma linha de acabamentos de alta precisão, que inclui uma cabina especialmente concebida para a pintura de componentes individuais. A configuração interior e a seleção de equipamento da oficina foram executadas em conjunto com especialistas da Mopar®.
É aqui que são efetuadas todas as operações de reparação, restauro e certificação de automóveis históricos Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth, propriedade de particulares ou pertencentes à valiosíssima coleção Heritage. No total, desde 2015 até à data, realizaram-se dezenas de restauros e foram emitidas cerca de 500 certificações a proprietários de automóveis em todo o mundo, do Japão aos EUA, da Costa Rica à Tailândia e até da ilha de Antígua, nas Caraíbas.
A precisão e fidelidade de cada intervenção é garantida pela utilização dos dados originais de produção e desenhos técnicos de cada modelo, existentes nos arquivos da empresa, e também pela experiência única da equipa de especialistas da FCA Heritage. De facto, a mesma equipa que cuida da coleção vintage da empresa, está também disponível para clientes particulares, com serviços que vão desde a simples manutenção até ao restauro integral: do diagnóstico e restauro exterior até à reparação de componentes mecânicos e estéticos individuais, até à execução de testes finais.
As Officine Classiche também asseguram serviços de “Certificação de Autenticidade”. Após uma análise detalhada do automóvel clássico em questão, e uma vez verificados os dados de fabrico e as especificações técnicas nos arquivos da empresa, a departamento Heritage certifica a autenticidade do modelo clássico, elevando assim o seu valor. O processo de certificação exige que cada automóvel passe por um rigoroso processo de controlo e avaliação levado a cabo pela equipa interna de peritos, verificando cuidadosamente a sua autenticidade e a dos seus componentes, bem como o funcionamento dos principais elementos mecânicos. Essa “Certificação de Autenticidade” está disponível para modelos clássicos das marcas Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth. Se o cliente preferir, a análise do veículo também pode ser realizada em casa do proprietário ou num dos Heritage Points existentes nas Motor Villages de Hamburgo, Frankfurt, Arese, Palermo e Roma.
“Heritage Parts”: uma oferta ainda maior de peças de substituição para automóveis clássicos
Um dos mais fascinantes projetos da área Heritage é, claramente, o “Heritage Parts”, um projeto conjunto entre a Heritage e a Mopar®, que oferece aos colecionadores e proprietários uma seleção de peças de substituição originais para veículos clássicos. Lançado no final de 2019, o projeto iniciou-se com os para-choques dianteiro e traseiro para os modelos Lancia Delta HF Integrale e Lancia Delta HF Integrale Evoluzione, prosseguindo, depois, com os para-choques dianteiro e traseiro para o Alfa Romeo 147 GTA, painéis em aço e um prático conjunto de cuidados para o automóvel, integrando produtos especiais para o tratamento de veículos clássicos.
A singularidade da linha “Heritage Parts” reside na sua capacidade de utilização de moldes e materiais originais, guardados de uma forma muito cuidada no seio do Grupo, garantindo a mais elevada qualidade e o ajuste perfeito para peças de substituição, ao mesmo tempo que se garante que as viaturas possam ir para a estrada em pleno cumprimento com as normas de homologação em vigor.
Acompanhando o sucesso dos primeiros produtos lançados no mercado em maio último, a “Heritage Parts” expandiu a sua oferta com sete painéis de aço específicos para o Lancia Delta HF Integrale Evoluzione: capô, guarda-lamas e painéis de porta tornaram-se, assim, parte integrante do catálogo oficial de peças de substituição para modelos clássicos. Os painéis em aço são produzidos através de um molde obtido a partir de um processo de “engenharia inversa”, otimizado com digitalizações da unidade Lancia Delta HF Integrale Evoluzione que pertence à coleção histórica do departamento Heritage. O material utilizado é aço de baixo carbono: a mesma liga tal como a presente no componente original, melhorada com um processo adicional de galvanização.
Para além destas peças de substituição reproduzidas, já muitos outros componentes originais se juntaram ao catálogo. Existentes em número limitado e sujeitas a disponibilidade, destinam-se aos modelos Alfa Romeo GTV/Spider, GT, 147, 156, Brera e Fiat Coupé e Barchetta. Mais especificamente, o lote inclui unidades eletrónicas de controlo, volantes, instrumentos e elementos de carroçaria, com para-choques, guarda-lamas, portas, portas de bagageira, capôs, e detalhes das marcas inerentes. Todas estas peças de substituição são vitais para salvaguardar o valor colecionável e financeiro destes youngtimers. Dada a sua limitada disponibilidade, podem, também, tornar-se investimentos de valor para o futuro.
Os produtos da linha “Heritage Parts” podem ser encomendados através da Rede Autorizada Stellantis, ou online através da e-store da Mopar®.