Terminou com a subida pódio a participação do Citroën Vodafone Team no Rally Vidreiro/Centro de Portugal, penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, e que este fim-de-semana se disputou nos troços da região da Marinha Grande.
A dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte conseguiu, assim, dar um desfecho positivo a um rali em que não estiveram isentos de alguns percalços. Uma entrada cautelosa e uma escolha de “set up” menos conseguida acabaram por condicionar toda a prova da dupla que tripula o Citroën C3 Rally 2. Depois de acumularem um atraso que os arredou da luta pelo triunfo – que era o objetivo da formação para este regresso aos ralis de asfalto – José Pedro Fontes conseguiu recuperar até ao terceiro lugar final, posição que assegurou após um esforço adicional na última especial do rali.
No final a prova o piloto do porto esclarecia que “não era este o resultado que pretendíamos, mas nem tudo correu como esperávamos. Sabíamos ter condições para lutar pelo triunfo e tudo fizemos para estar nessa luta, todavia alguns percalços acabaram por nos afastar dessa meta. Ainda assim, considero que fizemos um bom rali e este terceiro lugar acaba por premiar o facto de nunca termos baixado os braços. Este é um rali de que gosto bastante e no qual o Citroën Vodafone Team já subiu ao pódio por quatro vezes, duas delas alcançando o triunfo. Desta vez, porém, nem tudo correu de acordo com as expectativas.”
Terminada a prova levada a cabo pelo Club Automóvel da Marinha Grande, a equipa vai de imediato iniciar a preparação da derradeira jornada do ano, que se disputa na região centro do país e em pisos de terra. O Rali de Mortágua estará na estrada entre os dias 5 e 6 de Novembro, sob a batuta do Clube Automóvel do Centro.
Classificação Final:
1º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda), 52m09,1s
2º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Skoda), a 11,1s
3º Citroën Vodafone Team – José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 44,7s
4º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai), a 47,1s
5º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda), a 1m19,8s
O C3 RALLY2 DO CITROËN VODAFONE TEAM
Homologado na nova categoria “Rally2” (em substituição da anterior “R5”), o novo C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team integra todas as evoluções entretanto disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas, soluções que têm sido alvo de desenvolvidos testes para enfrentar todos os desafios das diferentes 8 provas que compõem um CPR 2021 assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.
Principais Características Técnicas
Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
Travão de mão: Comando hidráulico.
Suspensões: Tipo McPherson.
Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
Distância entre eixos: 2 567 mm.
Vias: 1 618 mm (dianteira e traseiro).
Reservatório de combustível: 81 litros.
Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).
