Terminada a fase de inscrição de causas e avaliação por parte do Júri, o Bairro Feliz inicia hoje a terceira fase do Programa: a abertura do período de votações, que decorre até ao dia 2 de novembro, nas mais de 400 lojas Pingo Doce aderentes. Foi com grande entusiasmo que nesta primeira edição nacional foram registadas mais de 2000 candidaturas, que mobilizaram perto de 500 grupos de vizinhos e 1500 instituições. Números que superaram as expectativas e que foram avaliados por painéis de jurados a nível local, constituídos por especialistas nas diferentes áreas que o Programa engloba.
De 28 de setembro a 2 de novembro, os vizinhos de cada Bairro de todo o território de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira poderão votar na causa preferida, que irá ajudar a melhorar o seu bairro ou apoiar um projeto da comunidade. São os moradores de cada localidade que votam e decidem e, por isso mesmo, o mote da campanha de divulgação é “Escolha e faça a diferença”. Para tal, os clientes do Pingo Doce terão acesso a uma Moeda Bairro Feliz, por cada compra igual ou superior a 10€, que lhes permite votar numa das duas causas, colocando essa mesma moeda no respetivo mealheiro de votação. As causas mais votadas pela comunidade de cada bairro serão anunciadas a 3 de novembro, depois de se pesarem os mealheiros.
“O Programa Bairro Feliz deu voz aos vizinhos e às entidades locais para inscreverem os projetos que gostariam de concretizar pelo seu Bairro e em prol do bem-estar da vizinhança. Assim, podem ser encontradas causas das mais diversas naturezas e especificidades, inscritas por instituições, entidades locais ou grupos de vizinhos”, sublinha Filipa Pimentel, Coordenadora Nacional do Programa Bairro Feliz.
Cada loja Pingo Doce tem duas causas a votação e irá financiar a concretização daquela que receber mais votos da população na sua loja, com um valor até 1000€.
As áreas de abrangência são: Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.
Entre os projetos em votação popular estão a aquisição de material de desporto para crianças e jovens, instrumentos musicais para escolas, equipamentos para os bombeiros e até mesmo ceias de Natal para lares de idosos. Esta 1ª edição a nível nacional inclui ainda projetos para acabar com o desperdício de alimentos, a construção de bibliotecas comunitárias, o apoio a situações de carência alimentar existentes no bairro ou a recuperação de um espaço público para divulgar obras de arte de artistas emergentes. Projetos que vão certamente fazer a diferença na felicidade dos Bairros e dos seus moradores.
Recorde-se que o Programa do Pingo Doce visa fortalecer o vínculo com as comunidades locais e promover uma relação mais próxima e ativa com o bairro, garantindo que contribui para o bem-estar geral e, em especial, das comunidades onde se inserem as suas lojas.
Saiba mais em: https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/