Lançado em abril, o passatempo “DS x MÉTIERS D’ART”, reuniu algumas dezenas de artistas profissionais em torno de um objectivo comum: apresentar novas técnicas, novos materiais e novas respostas capazes de serem integradas num DS 9 absolutamente único e posteriormente implementados na criatividade da DS Automobiles.
Caraterizando-se desde o seu lançamento como a encarnação das competências franceses em termos de luxo, a marca DS Automobiles continua a cimentar ligações entre os melhores artistas e artesãos franceses e as suas próprias criações. Desde os trabalhos com o couro, com as suas costuras ou a utilização de materiais invulgares, como a marchetaria de penas ou palha, a DS Automobiles especializou-se na inclusão de competências exclusivas nos seus modelos de produção e nos seus ‘concept cars’.
Durante o mês de junho foram pré-selecionados dez candidatos, que contaram com um acompanhamento das equipas de design da DS Automobiles na produção de uma ou duas amostras representativas das suas competências e dos seus objetivos.
Os dez candidatos a vencedores da iniciativa “DS x MÉTIERS D’ART” são:
- Anne Leroux, ‘Maison Pavane’
- Anne Lopez, Criatividade geral
- Studio Laura Leblanc, Design têxtil
- Studio Martin Berger, Movimento-Luz-Emoções
- Charlotte Kaufmann, Design têxtil
- Dimitri Hlinka e Nicolas Pinon
- Jean-Baptiste Saint-Criq, Marchetaria Cercus
- Line and Raphaël, Impressão de um carneiro
- Paulina Okurowska, Mosaicos contemporâneos
- Stéphanie Lacoste, Curiosidade têxtil
O júri reuniu-se em julho para avaliar o trabalho destes dez candidatos, tendo debatido, com cada um deles, por videoconferência, os diversos pontos de vista, de forma a conhecer melhor a sua personalidade e experiência.
O júri compôs-se de sete membros:
- Pascal Morand, Presidente Executivo da ‘Fédération de la Haute Couture et de la Mode’
- Lison de Caunes, Mestre na arte de Marchetaria em palha
- Hubert Barrère, Diretor Artístico da Maison Lesage e fabricante de espartilhos
- Anna Le Corno, Fabricante de mobiliário e criativa do estúdio Farouche Paris
- Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles
- Thierry Metroz, Diretor de Design da DS Automobiles
- Jean-Philippe Vanhulle, Diretor do estúdio de estofamentos e revestimentos da DS Automobiles
Serão agora apurados três finalistas, sendo-lhes, entretanto, fornecida uma peça de revestimento de um painel de porta do DS 9, sobre o qual terão de aplicar as mesmas técnicas utilizadas no seu projeto de amostra, escolhido pelo júri.
Os seus trabalhos serão apresentados durante um evento especial, a ter lugar em Chantilly, a 14 de setembro próximo. O vencedor do evento poderá, depois, executar todo o trabalho de revestimento para um DS 9 absolutamente único.
O ‘DS x MÉTIERS D'ART’ é um momento de partilha. A criação é sempre uma surpresa. Pelo que tem sido demonstrado, há um desejo de inovação tecno-criativa. A criatividade francesa diz-me muito. É importante para a cultura e para a economia deste país. Esta criatividade transmite uma tradição e uma estética, em harmonia com a nossa própria identidade, ao mesmo tempo que está aberta ao mundo. É um elemento de desenvolvimento e competitividade.
Pascal Morand, Presidente Executivo da ‘Fédération de la Haute Couture et de la Mode’
O nível de criatividade e empenho demonstrado pelos candidatos ao ‘DS x MÉTIERS D'ART’ é impressionante. Desde a criação da DS Automobiles que trabalhamos com grandes artesãos, dotados de conhecimentos excepcionais, para dar vida ao luxo francês. Esta iniciativa visa descobrir novos talentos, aproximando-os de nós e encarando novos desafios que criam novas oportunidades.
Thierry Metroz, Diretor de Design da DS Automobiles
Estou encantdo por descobrir novos artesãos e novos materiais. Também estou impressionado com a abordagem intelectual de cada artesão a cada projecto. A perícia manual é complementada pela forma de pensamento que desempenha um papel muito importante. É entusiasmante ver todos estes materiais, a forma como são utilizados e aplicados na área automóvel. É alfo bastante inesperado para todos estes artesãos.
Lison de Caunes, Mestre na arte de Marchetaria em palha
Adoro esta iniciativa da DS Automobiles. A DS representa a excelência automóvel francesa. Seguir este conceito de um embaixador da etiqueta e do luxo franceses faz, para mim, todo o sentido, tal como trabalhar com artistas profissionais do mundo da moda, todos com competências muito diferentes e onde cada um se destaca na sua própria área. Todos ficamos a ganhar.
Hubert Barrère, Diretor Artístico da Maison Lesage e fabricante de espartilhos
A oportunidade de ficar conhecer este nível de competências é um verdadeiro luxo. Ver os artesãos a trabalhar num pormenor específico é sempre muito inspirador. É um prazer fazer parte deste júri e ser estimulada pelas sinergias criadas pelo ‘DS x MÉTIERS D'ART’. Eu tenho preferência bem definidas, e observei abordagens muito poéticas na interpretação dos materiais e na relação com o automóvel.
Anna Le Corno, Fabricante de mobiliário e criativa do estúdio Farouche Paris