• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

13 de Maio, 2025

Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

13 de Maio, 2025

Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

11 de Maio, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025

    Renault Arkana o poder da natureza híbrida

    9 de Maio, 2025

    RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

    8 de Maio, 2025

    A DACIA volta a surpreender com o DACIA JOGGER Extreme HYBRID 140

    7 de Maio, 2025

    Polestar 3 o SUV elétrico premium

    6 de Maio, 2025
  • ENTREVISTA

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023
  • NEGÓCIOS

    Rauva ajuda a criar 1200 empresas em Portugal e impulsiona o ecossistema empresarial

    21 de Novembro, 2024

    COSTA CRUZEIROS reforça organização comercial

    26 de Outubro, 2024

    Sophos adquire Secureworks para acelerar serviços e tecnologia de cibersegurança para as empresas em todo o mundo

    25 de Outubro, 2024

    Capitalizar defende que é urgente simplificar o sistema fiscal português

    8 de Outubro, 2024

    Alejandro Romero junta-se à Page Society, a principal associação global de profissionais da comunicação

    7 de Outubro, 2024
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa em Portugal ficou 7,4% mais caro no último ano

    6 de Maio, 2025

    Comprar casa em Portugal custa quase 400.000€ — e arrendar também não fica barato

    29 de Abril, 2025

    Barómetro Imovirtual: análise da evolução dos preços médios de venda e arrendamento no Sul de Portugal Continental

    4 de Março, 2025

    Arrendar casa em Portugal custa até 21% mais em algumas regiões, enquanto preços de venda sobem 20% num ano

    27 de Fevereiro, 2025

    Roberto Garcia nomeado novo diretor executivo da RE/MAX Portugal

    21 de Fevereiro, 2025
  • ESTUDO

    Indústria alimentar é responsável por um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa. É necessário exponenciar a adoção de soluções inovadoras

    28 de Abril, 2025

    Mulheres são mais qualificadas, mas lideram contratos a tempo parcial

    19 de Abril, 2025

    Realinhamento geopolítico pode interromper até 30% do comércio global de minerais na próxima década

    11 de Abril, 2025

    Barómetro Imovirtual: análise da evolução dos preços médios de venda e arrendamento no Sul de Portugal Continental

    4 de Março, 2025

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025
  • DICAS

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Antecedência e momento da reserva: eDreams explica como conseguir voos mais económicos

    26 de Março, 2025

    4 estratégias que impulsionam o sucesso empresarial

    16 de Fevereiro, 2025

    Como responder à pergunta: “Porque quer trabalhar nesta empresa” numa Entrevista de Emprego

    2 de Janeiro, 2025

    4 razões para apostar na formação dos profissionais de tecnologia

    5 de Setembro, 2024
  • LANÇAMENTOS

    “Cria o teu Momento: OPPO anuncia Lamine Yamal como novo Embaixador Global

    26 de Janeiro, 2025

    PANTOJA Grupo Logístico reforça a sua liderança em Portugal com a abertura de um novo armazém em Lisboa

    23 de Dezembro, 2024

    LANCÔME apresenta OLIVIA RODRIGO como nova embaixadora da marca

    13 de Dezembro, 2024

    Constrói a adrenalina no GRANDE PRÉMIO DE FORMULA 1®

    8 de Dezembro, 2024

    DUA LIPA, embaixadora da PUMA, protagoniza nova campanha para os ténis SPEEDCAT

    22 de Novembro, 2024
  • DESTINOS

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023

    Say Yes to the Best! – Destinos para casamentos

    31 de Março, 2023

    Costa Cruzeiros lança novo programa para explorar o Mediterrâneo em 2023

    1 de Março, 2023

    COSTA CRUZEIROS apresenta itinerários para viagens em 2023

    6 de Fevereiro, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    David Corenswet é o Novo rosto de Biotherm Homme

    1 de Agosto, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    VivaGym consolida posicionamento em Portugal com um investimento de 6 milhões de euros

    11 de Abril, 2025

    Português Emiliano Ventura e irmãos Márquez oficializam parceria de trabalho no MotoGP

    4 de Abril, 2025

    Ivan Domingues arranca temporada de Fórmula 3 com sessão de testes em pleno Autódromo do Estoril

    10 de Fevereiro, 2025

    Ivan Domingues assina com a Van Amersfoort Racing e faz Mundial Fórmula 3 em 2025

    24 de Janeiro, 2025

    ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

    13 de Maio, 2025

    South Summit apresenta novo vertical sobre sustentabilidade e clima na Amazónia

    1 de Maio, 2025

    Drible é a agência com mais distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade

    9 de Abril, 2025

    TecStorm regressa para uma 9ª edição

    25 de Março, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    5 hábitos para prevenir a perda de colagénio na pele

    29 de Outubro, 2024

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Lidl Portugal aposta em preçários digitais, permitindo, por ano, uma poupança de pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas lojas

    16 de Abril, 2023

    89% dos líderes de TI receia que erros da GenAI impactem negativamente as estratégias de cibersegurança das empresas

    4 de Março, 2025

    O Impacto da IA na Cibersegurança: O Que Esperar em 2025

    19 de Fevereiro, 2025

    Check Point Software demonstra a taxa de prevenção de ameaças mais elevada da indústria no Miercom’s Enterprise and Hybrid Mesh Firewall Security Report pelo terceiro ano consecutivo

    15 de Fevereiro, 2025

    Microsoft Portugal anuncia Pedro Soares como o novo National Security Officer

    12 de Fevereiro, 2025

    ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

    13 de Maio, 2025

    Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

    13 de Maio, 2025

    Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

    11 de Maio, 2025

    Estudantes do IPAM criam 38 marcas inovadoras em nova edição EXPO 2025

    9 de Maio, 2025
Creative News
Home»Automóvel»Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit
Automóvel

Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

A visão de Jo Stenuit, Director de Design da Mazda Europa, na evolução dos conceitos de design nos automóveis Mazda e no sector
22 de Julho, 2021
MDE. Mazda Design Europe.
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Jo Stenuit, Director de Design da Mazda Motor Europe, partilha as suas fontes de inspiração, os factores que influenciam o seu trabalho e a sua perspectiva do que está a mudar no design automóvel, fruto da electrificação dos veículos.

Está na Mazda há mais de 20 anos. Como descreveria a evolução do design na Mazda ao longo desse período?

Ao longo das últimas décadas tivemos diferentes filosofias de design, como o “Tokimeki”, o “Nagare” e o actual “Kodo”. Embora, obviamente, sejam diferentes entre si, o principal objectivo foi sempre o mesmo: demonstrar que os nossos automóveis proporcionam prazer de condução. A maior alteração dos últimos 10 anos assenta no facto de que concentrámos os nossos esforços em formas de expressão cada vez mais artísticas e premium.

Isto significa que voltámos às origens do melhor do design automóvel. Os muitos prémios e distinções que temos obtido são a confirmação de que os nossos clientes e fãs, de todo o mundo, entendem e apreciam esta abordagem, processo que não teria sido possível sem a estreita colaboração dos estúdios de design da Mazda no Japão, Europa e EUA.

Como caracteriza a mais recente evolução do design Kodo?

A atenção aos detalhes é um factor essencial. A segunda fase do design Kodo gira em torno da pureza e conta com linhas emocionais, recorrendo ao menor número possível de elementos, algo que só pode ser alcançado se esses elementos forem criados segundo os mais elevados padrões. Na concepção do design exterior, empregamos muito tempo na colocação de todos os elementos em equilíbrio e harmonia, garantindo que os reflexos exteriores dos veículos são o mais dinâmicos e perfeitos possível. Já no habitáculo, esforçamo-nos em tornar a experiência sempre tão convidativa e positiva como a vivida na primeira vez em que os nossos clientes entraram num automóvel. Organizamos os interiores com precisão, limitando o número de elementos de design e refinando os materiais até à perfeição.

Mas a excelência do design vai além do próprio veículo. Juntamente com nossos colegas dos departamentos de Estilo, de Marketing e de Comunicação conseguimos criar e estabelecer um ambiente específico para os nossos modelos e para a nossa marca, que reflete as aspirações premium da Mazda. Ao fazê-lo, conciliamos meticulosamente texto, grafismo, fotografia e arquitectura. Esta atenção aos detalhes demonstra a paixão dos nossos designers, bem como a nossa confiança nos produtos e na marca Mazda.

Como classifica a evolução da Mazda no sentido do design topo de gama?

É a consequência lógica da nossa busca por valores únicos em termos de produto e experiência de marca. Num mundo em que tudo acontece cada vez mais rapidamente e onde as tendências de design mudam constantemente, a Mazda oferece uma alternativa intemporal, sofisticada e bem articulada. A beleza só funciona quando é criada com emoção, dedicação aos detalhes e um elevado grau de confiança e de humildade.

O tom azul escuro está actualmente a revelar-se uma tendência em alta no design de interiores. Também se aplica no interior dos automóveis?

Sinceramente, já experimentámos o azul escuro, mas somos altamente cautelosos em replicar tendências sazonais nos nossos veículos. Temos de pensar muito mais a um longo prazo. Dito isto, a cortiça é atualmente muito apreciada e é um material que se adequa muito bem à Mazda, marca que começou como fabricante de cortiça. De qualquer forma, há uma grande tendência para a qualidade, pelo que procuramos metodicamente materiais com essa característica, junto com um foco especial em sustentabilidade.

Por exemplo, no Mazda MX-30[1] utilizamos vários materiais com uma taxa de reciclagem até aos 100%. Outra das tendências incide nas tecnologias integradas, numa altura em que quantidade de informação já começa a ser excessiva, pelo que precisamos de evitar uma sobrecarga sensorial. Na década de 1980, os interiores de alguns concept cars começavam a parecer autênticas árvores de Natal, tendência que  não durou muito tempo.

O que deve oferecer, então, um interior de um automóvel?

Deve proporcionar uma sensação imediata de conforto e de tranquilidade. Para tal, é fundamental introduzir materiais e cores atractivas mas de uma forma moderada. O habitáculo requer um design simples e de alta qualidade, e isso é o bastante!

Os automóveis antigos fazem-no muito bem: são honestos e simples. Tenho um Datsun de 1971, um carro tão minimalista que o único equipamento interior é um rádio. É algo que acalma as mentes, pelo que penso que temos de voltar a essa simplicidade. Na Mazda, é claramente isso que estamos a fazer: os nossos interiores são muito simples.

Até que ponto deve o interior de um automóvel ser um espaço para viver?

O mais possível, na minha opinião. Deve ser muito confortável, como acontece no Mazda MX-30. É reconfortante estar sentado num ambiente desse tipo. Os automóveis elétricos vão reforçar esse conceito, pois, uma vez que, de um modo geral, se deslocam a velocidades reduzidas, o habitáculo assume uma maior importância. Ou seja, o habitáculo deve ser um espaço agradável e descontraído. Estamos a ver cada vez mais este tipo de conceito em protótipos de veículos autónomos, cujos habitáculos parecem salas de estar.

[1] Mazda MX-30 eSkyactiv (valores combinados, WLTP – Consumo de electricidade: 19 kWh/100km; Emissões de CO2: 0 g/km. Veículos homologados de acordo com a nova norma WLTP (Reg. (EU) 1151 / 2017; Reg. (EU) 2007/715).

Como se exploram novas ideias? E como podemos definir o processo de design de um veículo, especialmente o de um modelo eléctrico?

Como quase sempre, tudo começa com uma folha de papel em branco. Anotamos as nossas ideias iniciais com base na percepção do quotidiano como designers e, obviamente, do mercado e dos dados técnicos fornecidos por outros departamentos. Os primeiros automóveis eléctricos lançados no mercado pareciam muito futuristas, como se dissessem “vejam, aqui está algo novo!” Hoje estes modelos já não precisam de chocar as pessoas, apresentando-se cada vez mais normais.

Contudo, os propulsores eléctricos mudaram os conceitos estruturais dos veículos. Até há bem pouco tempo, a frente de um automóvel era dominada pela grelha do radiador, que lhe conferia uma expressão facial. Mas isso está a mudar, sendo que agora temos motores integrados nas rodas, o que deixa muito espaço livre para projetar algo novo, recorrendo ao vidro, por exemplo. Com um simples olhar para a carroçaria, qualquer pessoa percebe, de imediato, se se trata de um automóvel eléctrico.

Por outras palavras, projetar um veículo, seja eléctrico ou com motor de combustão interna, começa com a pergunta: “O que é que as pessoas precisam neste automóvel?” É esse o nosso trabalho!

E o que mais está a mudar?

A maior parte das mudanças estão a ter lugar no habitáculo. Num veículo eléctrico a sensação é diferente, sendo que também o conduzimos de uma forma diferente. O Mazda MX-30 é um mundo completamente diferente do Mazda3, cujo interior está focado no condutor, acima de tudo. O habitáculo do MX-30 transmite maior tranquilidade, descontracção e equilíbrio, enquanto o seu interior também parece mais reservado, dedicado e espaçoso, como se fosse uma extensão da nossa sala de estar.

Como se concebe um habitáculo com um ambiente tranquilo?

Também aqui tudo começa a partir de um espaço vazio. Depois olhamos para o que é realmente necessário, certificando-nos de que não estamos a exagerar. Como japoneses, na Mazda somos muito minimalistas, ao contrário de outras marcas que tentam, muitas vezes, colocar o máximo de coisas possíveis no habitáculo. Mas essa não é a nossa filosofia. Demasiadas coisas só contribuem para agitar e sobrecarregar as pessoas, para além de que esse tipo de abundância significa que há funcionalidades que ninguém usa.

Outro ponto é o facto de a tecnologia evoluir mais rapidamente do que as pessoas se conseguem adaptar a ela. Em resultado, nem sempre é necessário ter tantas coisas novas no nosso automóvel. Para nós, o prazer de condução continua a ser a principal prioridade e isto também se aplica aos modelos eléctricos.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorA exclusiva F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos, graças à parceria da Ford com a Psyonix
Próximo Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

Relacionados

Renault Arkana o poder da natureza híbrida

9 de Maio, 2025

RENAULT SCENIC E-TECH 100% ELÉTRICO

8 de Maio, 2025

ÚLTIMAS
Evento

ANI distingue startup portuguesa que desenvolve terapia inovadora para cancros agressivos

13 de Maio, 2025

Cancros agressivos, como os do pâncreas, mama triplo negativo, ovário e próstata resistente à castração,…

Chamou ao Ciúme Amor Durante 25 Anos. Era Prisão.

13 de Maio, 2025

Empreender nas ilhas: 3 razões para criar e gerir a sua empresa nas Regiões Autónomas

11 de Maio, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.