• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

    31 de Janeiro, 2023

    Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

    31 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda
Automóvel

Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

Do molde em bruto até à selecção final para o modelo de produção.
22 de Julho, 2021
MDE. Mazda Design Europe.
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

No centro de pesquisa e design da Mazda de Oberursel, Alemanha, e de Hiroshima, no Japão, designers, engenheiros e modeladores de argila “Takumi”, dão vida aos projetos dos novos modelos Mazda. Os mestres Takumi, designação que simboliza destreza e precisão, representam uma longa tradição de mestres artesãos japoneses. Na Mazda, os Takumi trabalham principalmente com a argila e com o metal, outros com madeira e papel, ou até mesmo palha, utilizada na concepção de tapetes de tatami. O que todos eles têm em comum é um profundo empenho no seu ofício.

Neste momento são três os Takumi a operar na sede da Mazda, em Hiroshima. Recorrendo às suas capacidades de imaginação e liberdade de pensamento, executam esculturas de veículos em argila, tanto em formatos mais condensados, a diversas escalas, como em tamanho real. No entanto, são poucos os modeladores de argila a poder ostentar esse estatuto.

Há diferenças significativas em termos de competências e de rapidez de execução: um bom modelador de argila necessita, sensivelmente, de 4 semanas para criar uma escultura de argila em escala reduzida, 8 semanas para conceber um modelo à escala de 1:4 e 6 meses para um modelo à escala real, de 1:1; já um mestre Takumi é significativamente mais rápido nesse trabalho artesanal, reduzindo esses tempos de criação para 1 semana, 2 semanas e 2 meses, respectivamente.

Entre a concepção e a conclusão, uma equipa completa demora cerca de um ano para desenvolver uma representação à escala de 1:1, sendo que durante o desenvolvimento de um novo modelo Mazda são criadas, em simultâneo, diferentes esculturas em argila. Apenas uma acabará por servir de inspiração para o modelo de produção.

Em termos de curiosidades, acrescente-se que um modelo em argila á escala real pesa cerca de 1,5 toneladas (incluindo a sua estrutura em aço), sendo, portanto, mais pesado do que a mais recente geração do roadster Mazda MX-5 (996 kg) e pouco mais leve do que uma carrinha Mazda6 (1.635 kg). Designer criativo por direito próprio, um mestre Takumi consegue visualizar e produzir uma determinada forma sem precisar de colaborar de perto com os verdadeiros designers.


Recolha de experiência

Os modeladores de argila precisam de aperfeiçoar as suas competências em diferentes cargos durante cerca de 20 anos, antes de poderem assumir o estatuto de “Takumi”. Não existe um estágio estabelecido para este ofício, sendo que todos começam como modeladores de base, prosseguindo a sua carreira até ao topo, só depois e sob determinadas condições, poderão obter esse estatuto, o cargo mais elevado dentro Mazda para a realização destas funções.

Os modeladores começam por aquecer a argila – material composto por uma mistura especial de cera, óleo, pigmentos e betume – a 60 °C. Uma vez amaciada, a argila é, depois, aplicada na estrutura de suporte, antes de se começar a moldagem com as formas de um automóvel. Trabalhando com as mãos directamente na argila, os modeladores conferem energia e profundidade a todas as nuances da sua superfície, criando um modelo em argila que ilustra a forma natural e fluida de um veículo Mazda, de modo a que pareça estar em movimento, mesmo quando parado. Para a Mazda, o automóvel é muito mais do que um mero pedaço de metal, é como se tratasse de um ser vivo.

“Ao confeccionar um prato típico japonês, como o tradicional caldo de peixe ‘dashi’, o método de preparação tem uma grande influência no sabor”, explica Ikuo Maeda, responsável pelo design global da Mazda. ”Um ‘dashi’ perfeito é uma boa analogia com o que fazemos insistentemente para criar beleza na sua máxima expressão, aplicando a nossa receita para determinar o papel de cada modelo Mazda no âmbito da nossa gama de modelos”.

Criar um laço emocional

A designação Kodo refere-se à linguagem de design da Mazda, significando, em japonês, “A Alma do Movimento”. Esta linguagem de design caracteriza-se por projectos que conferem sempre uma sensação de movimento. Baseando-se em esboços, um Takumi recorre à argila para traduzir, através de uma escultura tridimensional, a emoção que um veículo real pretende evocar. A forma só se torna num modelo 3D digital quando a peça em argila está perfeitamente equilibrada.

O foco e a simplicidade dos princípios do design japonês fornecem a base para o ADN do conceito Kodo. A Mazda é intransigente quando se trata de alcançar a excelência em design automóvel. A crença de que a verdadeira beleza artística só pode ser alcançada pela consistência e precisão das mãos humanas está profundamente enraizada na cultura artesanal japonesa. É por isso que a Mazda continua a valorizar fortemente os processos manuais e o conceito artesanal Takumi, utilizando, por isso, mais modelagem em argila do que qualquer outro construtor automóvel.


Nos bastidores da Mazda: Entrevista com Andreas Feussner

Director do Departamento de Modelagem da Mazda Motor Europe desde 2016, Andreas Feussner partilha a sua admiração pela mestria do processo de modelagem e pelos desafios do design, bem como a sua preferência pelo trabalho da madeira.

O que significa para si o rigor artesanal?

Quando constato de que algo foi criado com paixão. Trata-se de terminar um projecto e ficar satisfeito com os resultados. Pessoalmente, olho atentamente para cada projecto concluído e analiso o processo em termos de potencial de optimização. Normalmente não há necessidade de melhorar coisas fundamentais, mas graças aos meus 28 anos de experiência, sei que a soma dos pequenos detalhes a algo maior confere um toque especial ao trabalho.

Isso faz de si um perfecionista?

Quando se trata do meu ofício, sim, sem dúvida! Um dos meus colegas chama-me “Sr. 1000%”, provavelmente porque abordo sempre os projectos com intensidade e precisão, trabalhando até ao último dia, mesmo quando o produto já pode ser dado como terminado. Para dar um exemplo, uma vez construímos uma consola em madeira. O objectivo era a madeira ser lixada e não pintada ou oleada. Lixei a consola até obter uma superfície muito delicada, com um toque quase sedoso. Durante a apresentação do veículo internamente, Ikuo Maeda, o nosso Diretor Global de Design, no Japão, sentou-se no carro e continuou a acariciar a superfície enquanto os designers europeus partilhavam as suas ideias sobre o estilo. Observando a situação, fiquei satisfeito com o facto de ele ter apreciado o trabalho. Ikuo Maeda valoriza bastante um bom rigor artesanal.

Quais são os principais desafios diários de um modelador?

Por vezes é difícil dar vida aos conceitos dos designers. Um exemplo: construímos uma escultura de madeira e o desafio era dobrar a madeira até um determinado ponto, algo impossível porque a madeira era demasiado espessa e o raio demasiado pequeno. Em momentos como este, precisamos de encontrar soluções e executá-las de forma a não haver inconsistências perceptíveis. Neste caso, colei 66 camadas de folheado num molde feito à mão. Nem se percebia como tinha sido feito o produto acabado: parecia uma peça de madeira sólida que tinha sido dobrada.

Como é que, em geral, lida com os desafios?

Penso que os desafios, seja no trabalho ou na vida pessoal, oferecem um grande potencial de desenvolvimento. É por isso que, independentemente do seu grau de dificuldade, enfrento sempre os desafios em vez de lhes virar as costas. Caso contrário, somos apanhados de surpresa.

Tem um princípio orientador no trabalho e na vida?

Tento sempre transmitir abertura, persistência e, acima de tudo, empatia. Acredito que esta última é vital, especialmente na vida.

Onde obtém a sua inspiração?

Encontro inspiração na natureza e no seu imenso poder, nas suas formas e cores, no seu carácter primordial, na sua realidade. Uma união de consistência e transformação. Adoro estar ao ar livre, por exemplo, nas montanhas e na neve, sem ninguém por perto. Mas as pessoas também me inspiram com a sua dedicação, as suas realizações, o seu trabalho e a personalidade que lhe conferem. A minha mulher é um bom exemplo: determinada, persistente, directa e, simultaneamente, complexa, sem deixar de ser transparente; por outro lado, é também especialmente dedicada e empática, sempre receptiva ao que é relevante. Outras fontes de inspiração são a arquitectura e a arte, mas, acima de tudo, a música em todas as suas vertentes, bem como o ballet clássico e moderno. A precisão dos movimentos no ballet ajuda-me a desenvolver novas ideias. Num projecto que desenvolvemos há algum tempo contámos com a presença de uma bailarina para observar várias posições de bailado, estando ela envolta em tecido elástico. As formas interessantes deram-nos novas perspectivas que nos ajudaram a desenvolver a nossa filosofia de design Kodo. Recorremos frequentemente a métodos invulgares para redefinir a linguagem do design. Para mim, é importante desfrutar da vida de forma consciente e com uma visão positiva.

Como aborda um novo projecto?

No começo, é importante entender o conceito. O que caracteriza os esboços? Qual é a assinatura do designer? O que está a tentar exprimir? Sem este entendimento, a nossa capacidade de refletir a emoção desejada no modelo é limitada. Para conferir mais liberdade na concepção de uma nova linguagem de formas, começamos com esculturas puras, sem qualquer ligação ao design clássico de veículos. Esta fase do trabalho é muito criativa e livre, sem restrições. O desafio é transferir as ideias pretendidas para o veículo. É uma das fases mais importantes no processo de design.

Cada modelador de argila tem a sua própria assinatura?

Sim, claro. É possível identificar qual o colega que executou um determinado modelo. Dois modeladores de argila diferentes irão criar dois modelos diferentes, para um mesmo conceito de design. Ambos exprimem a mesma mensagem, o mesmo conceito, mas segundo as suas próprias interpretações. Dado que o nosso trabalho implica passar de duas para três dimensões, temos muita margem de manobra no início. A assinatura do modelador de argila é mais fácil de identificar no momento inicial do processo criativo; os modeladores incutem uma parte da sua própria personalidade no modelo e é essa assinatura que diferencia estes veículos dos que não são projetados manualmente.

É carpinteiro por formação. Prefere trabalhar com madeira?

Sim, provavelmente porque é o material em que tenho mais experiência. Comecei a trabalhar em madeira aos 16 anos. O que mais gosto na madeira é a sua robustez estrutural. Um objecto em madeira pode ser utilizado e apreciado ao longo de várias gerações. É uma sensação agradável. Há alguns anos construí uma grande mesa em carvalho maciço. Gosto de pensar que, se durar mais do que eu, pode vir a fazer parte da vida da minha filha, com todas as suas marcas, histórias e caráter. Respeito as coisas que perdem o conceito de idade e, se algum dia a sua vida útil como mesa chegar ao fim, pode ser facilmente reciclada, já que é feita inteiramente de madeira pura, sem toxinas. A madeira maciça incorpora uma forma simples de sustentabilidade. Pode parecer cara inicialmente, mas também tem um valor especial.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorMaria Greger: Reflexões de uma veterana do design
Próximo Tomiko Takeuchi: De piloto de testes a responsável pelo programa de desenvolvimento do novo Mazda MX-30

Relacionados

PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

30 de Janeiro, 2023

Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

28 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Formação

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é…

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023

DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

31 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.